Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, o Campeonato Mundial de Skimboard desembarcou na praia da Sununga, Ubatuba (SP), com o Sununga Skim Festival, evento produzido pela Coxa 8 e que completou seu quinto ano no Brasil com baterias eletrizantes, praia lotada, sol e boas ondas.
A disputa foi válida como etapa de encerramento da liga mundial da UST (United Skimboard Tour) e reuniu atletas nas categorias Profissional, Amador, Iniciante e Petit.
Local do pico, Renato Lima levou o título Profissional pelo segundo ano consecutivo. Na final, ele venceu o atleta do Espírito Santo, Pablo Marreco, em uma bateria emocionante com direito a um tubo que lhe rendeu nota 10 e levou o público ao delírio na areia.
Gustavo Câmara, do Rio de Janeiro, ficou em terceiro, e o português Emanuel Embaixador, mais conhecido como Mega, foi o quarto.
No Amador os brasileiros também levaram a melhor. O local João Victor Azevedo ficou com o primeiro lugar da categoria, derrotando o atual campeão brasileiro Bruno Passos na final.
Quem também teve destaque foi a local Julia Santos, que ficou em terceiro lugar na categoria como única representante das mulheres na competição. Já em quarto lugar, tivemos o atleta português Diogo China.
As crianças também deram show no mar da Sununga no feriado de sábado. Com direito a várias pranchas para premiação dos melhores das categorias Infantil e Petit, a criançada demonstrou que têm de tudo para representar a futura geração de campeões no cenário mundial do Skimboard.
Para finalizar o evento, o público ainda prestigiou uma bateria da categoria “sonrisal”, o tradicional disco (ou “bolacha”) que foi o precursor da prancha de skimboard. Na bateria, atletas locais da geração que acompanharam o skimboard desde seu início demonstraram as raízes do esporte com muita interação do público, fechando o festival com chave de ouro.
O evento internacional foi produzido pela produtora Coxa 8 e foi um oferecimento dos patrocinadores Restaurante Bio de São Paulo, do cozinheiro Alex Atala, Atmosfera Construtora e Incorporadora de Ubatuba, Rangiroa, marca nova de boardshorts, Aquário de Ubatuba, Boardlab , Edge Boards e Cinza Beer. Agradecimentos especiais: Haiiz, Terral, Eskimo House, Tribo Hostel, Tio Sam, Equilibra, KushBoards, SeshBoards, Hotel Saveiros, Follow, Danilão, Quiosque do Meio, Maica Filmes, Rotina Studio, OndaSkim e Waves.
Resultados
Categoria Profissional
1 Renato Lima
2 Pablo Marreco
3 Gustavo Câmara
4 Manuel Embaixador
5 Iranildo Rodrigues (Pretão)
6 Ricardo Dias
7 Heytor Torres
8 Lucas McCoy
Categoria Amador
1 João Victor
2 Bruno Passos
3 Julia Santos
4 Diogo China
5 Pedro Lima
6 Eduardo Ramos
7 Daniel Azevedo
8 Matheus Pinho
9 Bruno Pereira
10 Gabriel Grandisolli
11 Alay Carrera – VENEZUELA
12 Spencer EUA
13 Junior Casteluber
14 Trasgo Furioso
Categoria Iniciante
1 Eduardo Ramos
2 Pedro Lima
3 João Pedro
4 David Nicolas
5 Rodrigo Prado
6 Raul Ribeiro
7 Lohan
8 Levy
9 Daniel Azevedo
Categoria Petit
1 Kenay
2 Isaac
3 Pierre
4 Victor
5 João
6 Luiz Otavio