Competições

Mundial da ISA promoverá igualdade de gêneros

Babi Brazil, nossa maior medalhista na história dos Mundiais da ISA, é um exemplo da força que o SUP feminino brasileiro tem.

900x541
Babi Brazil (à frente), nossa maior medalhista na história dos Mundiais da ISA, é um exemplo da força que o SUP feminino brasileiro tem. Foto: ISA / Jimenez.

 

A ISA (International Surfing Assossiation) anunciou esta semana que em 2017 homens e mulheres participarão em igual número pela primeira vez na história do “ISA World SUP and Paddleboard Championship”, campeonato mundial das modalidades em formato olímpico que é realizado pela entidade anualmente desde 2012.

 

A competição  será realizada entre os dias 1 e 10 de setembro na Dinamarca e dará mais um passo em direção à “promoção da igualdade de genênero nas competições”, de acordo com a entidade.

 

No campeonato deste ano, as disputas de SUP Race (Distância e Técnica) e SUP Wave contarão com dois homens e duas mulheres em cada equipe nacional, equanto o Paddleboard (Distância e Técnico) e o SUP Sprint Race contarão com um atleta de cada gênero em cada categoria.

 

Em sua 6ª edição, o ISA World SUP and Paddleboard Championship será realizado em dois locais diferentes. O evento começa em Copenhague de 1 a 3 de setembro com a Cerimônia de Abertura, as races de SUP e Paddleboard (Distância e Sprint), seguidas por uma cerimônia de medalhas no coração da cidade. Em seguida, as equipes viajarão para Vorupør, onde serão realizadas as provas de race técnico (SUP e Paddleboard), SUP Wave e “Team Relay Race”, que acontecerão de 5 a 10 de setembro.

 

Fernando Aguerre, presidente da ISA, comenta a novidade:

 

“Promover maiores oportunidades para as mulheres e equidade de gênero através de nossos eventos é extremamente importante para a ISA e para mim pessoalmente”, e emenda:

 

“Estamos entusiasmados em levar este evento para a Dinamarca pela primeira vez, onde o crescimento do SUP é um reflexo de seu crescimento global. Planejamos aproveitar a inclusão bem-sucedida do SUP em grandes eventos multi-esportivos, como os Jogos Pan-Americanos 2019 e Jogos Olímpicos de 2019, e continuar nossa incansável promoção e apoio ao esporte com o objetivo de sua inclusão final no Programa Esportivo Olímpico. O SUP é uma parte intrínseca do mundo do Surf, e pretendemos mantê-lo dessa maneira”, finaliza Aguerre.

Exit mobile version