#O clima natural de disputa que envolve a final do Mundial Pro Junior, circuito da ASP sub-20, será ainda maior este ano, com a confirmação da presença dos wildcards australianos Joel Parkinson, campeão do circuito em 99 e atual 14o colocado do WCT, e Mick Fanning, revelação do ano ao vencer a primeira etapa do tour mundial como convidado, em Bell’s Beach, e já classificado para o WCT de 2002.
O evento será realizado em Phillip Island, na Austrália, de 2 a 10 de novembro, e oferece US$ 45 mil em prêmios, em jogo para os 48 surfistas com até 20 anos de sete regiões do globo: Américas do Sul e do Norte, Hawaii, Europa, África do Sul, Japão e Australásia, classificados a partir de seletivas regionais no decorrer do ano.
O título ainda pertence ao brasileiro Pedro Henrique, que este ano compete como wildcard e ocupa a 11a posição no ranking. A dupla australiana ocupa as duas primeiras colocações, com Parkinson em primeiro e Fanning em segundo, e pretende terminar a carreira de Junior em grande estilo.
Para Parko, 20 anos, este é o maior evento Junior do mundo, e todos os atletas presentes têm chances de vitória. “É uma ótima época para Phillip Island, é bastante power e será um ótimo preparo para as finais do WCT e WQS no Hawaii”, disse.
Fanning, também de 20 anos, está em excepcional forma, e além da vitória no ‘CT acumulou pontos mais do que suficientes para garantir sua entrada na elite mundial para 2002. Porém, para ambos o título Junior é a prioridade agora. Outro australiano, Adrian Buchan, 19, é o terceiro do ranking após a vitória do circuito nacional que definiu a equipe para o mundial.
A equipe brasileira, formada após duas seletivas durante o ano de 2001, é composta pelos atletas Bruno Moreira, campeão da primeira etapa e do circuito, Vitor Faria, campeão da segunda etapa, Gustavo Santos, Bruno Santos, Saulo Junior e Leandro Moulin, além de Pedro Henrique.
O espanhol Pablo Gutierrez, 20, lidera o time europeu, após vencer pela segunda vez consecutiva o circuito europeu Junior, no começo do ano. Ele ocupa a quarta colocação no ranking, à frente dos companheiros da França, Ilhas Reunião, Grã-Bretanha e Tahiti.
Já o neozelandês Jay Quinn, 18, atual campeão mundial Grommet (até 18 anos), compete como wildcard e é o único representante de seu país na competição. Sean Moody encabeça os havaianos na sétima posição, com Micah Bryne, em oitavo, na frente dos colegas norte-americanos. O sul-africano Simon Fish é o melhor colocado de seu país, em 23o, enquanto o japonês Yoshimitsu Yamada também é o único do Japão, na 33a posição.
O local de Victoria James Noble ganhou a outra vaga de wildcard, devido a uma contusão sofrida na final do ano passado, na qual terminou em quarto lugar.
O Billabong World Junior Surfing Championships será um evento móvel, com oito dias de janela para a realização do evento. Os organizadores decidirão toda manhã qual será a programação, com informações disponíveis logo em seguida.
Phillip Island está a aproximadamente duas horas do Aeroporto Internacional de Melbourne, e é o principal ponto turístico do Estado de Victoria, atraindo cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano. A região possui mais de vinte picos de surf conhecidos, entre beach e point breaks de qualidade.
A cerimônia oficial de abertura será realizada no Phillip Island Nature Park Penguin Reserve, dia 1 de novembro às 4:00 da tarde.
Para mais informações acesse www.billabong.com ou www.aspworldtour.com.