Paulista Pro

Mutirão de limpeza dá geral no Guarujá

0

Ubatubense Renato Galvão corre atrás do bicampeonato paulista. Foto: Daniel Smorigo / Maresia.

A etapa final do Maresia Paulista de Surf Profissional 2007 terá uma importante ação ambiental, no próximo final de semana (1 e 2/12) na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).

 

A competição, que definirá o novo campeão estadual e uma vaga para o Brasileiro Profissional 2008, contará uma ?faxina? ambiental na areia, além de um grande trabalho de conscientização. A iniciativa é da Maresia, em parceria com a ONG SOS Praias Brasil.

 

Durante o evento, serão realizadas limpezas na faixa de areia, recolhendo os chamados micro-lixos, gincanas com as crianças presentes, palestras de conscientização, oficinas de artes plásticas, com a reutilização dos detritos, e a encenação do ?Homem Bituca?, com a clara finalidade de alertar sobre os graves riscos do fumo ao ser humano e os problemas causados ao meio ambiefte.

 

?Também teremos a distribuição e sorteio de brindes para as pessoas que participarem dessas ações. A idéia é deixar a praia limpa ou, pelo menos, nas mesmas condições que estava quando o evento chegou. Nossa intenção é estender o trabalho de defesa do meio ambiente a longo prazo?, comenta Tininha de Moraes, do marketing da Maresia.

 

Segundo ela, essas ações fazem parte do novo projeto da marca, o Eco Riders, que atuará como ferramenta de marketing da empresa, o ?green marketing?, visando a defesa do meio ambiente.

 

Com a missão de promover a educação ambiental, atuar no gerenciamento costeiro, propondo alternativas do uso sustentável dos recursos naturais do litoral brasileiro, a SOS Praias Brasil foi fundada em 1999, por Marcelo Marinello.

 

A entidade visa estimular a criação de políticas para o lixo urbano e a defesa dos oceanos, através da conscientização dos freqüentadores de praias.

 

Enquanto na areia, a preservação ambiental terá destaque, nas ondas a atração principal será a disputa pelo tradicional título paulista.

 

O ubatubense Renato Galvão lidera o ranking e busca o bicampeonato. Outra briga boa será pela vaga no Brasileiro Pro em 2008 ao melhor paulista do ranking que não figure na elite.

 

Pelo menos 40 atletas aparecem com chances. Quem está em melhor situação é Saulo Júnior, de Ubatuba, atual vice-líder do campeonato.

 

A competição está marcada para começar na sexta-feira, mas pode ser disputada apenas no sábado e domingo, dependendo do número de participantes. No total, a etapa distribuiu R$ 15 mil em premiação, sendo R$ 4 mil ao vencedor.

 

O Maresia Paulista de Surf Profissional conta com patrocínio: Maresia. Apoio: Tropical Island, High Point, Surftrip, Tent Beach, Sun Rocha e Logiquest. Colaboração: Abrasp, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Governo do Estado de SP, Prefeitura Municipal e Associação de Surf do Guarujá. Realização: Federação Paulista de Surf.