Viajar pelo litoral Australiano de carro é a melhor opção. São infinitos picos de surf espalhados por quilômetros e quilômetros de praias, com uma variedade enorme de ondas.
Começamos nossa viagem na Gold Coast, onde encontramos o fotógrafo e surfista Gabriel Teixeira. Partimos de Coolangatta e fomos até Bells Beach. Passamos por diversos picos como Biron Bay, Lennox Heads, Spookies, Newcastle, entre outros. No final da viagem rodamos quase 5 mil quilômetros.
Em todos os lugares fomos sempre muito bem recebidos. Os australianos são muito hospitaleiros e atenciosos. Ser educado para ser respeitado é um principio básico para quem viaja por terras aussies.
As praias são lindas, limpas e organizadas. Há banheiros e chuveiro a disposição em quase todos os picos, sem contar a total despreocupação com assaltos ou furtos. É um lugar onde você pode largar tudo na areia da praia e entrar no mar. Na volta, vai encontrar tudo do jeito que deixou.
Na hora de alugar um motor-home, a dica é a marca Campervan. Isso é o que você verá no texto abaixo, escrito pela minha namorada a Helena Deyama, experiente piloto de rally. Helena dirigiu por toda viagem e me levou a todos os cantos da costa australiana.
Vocês já imaginaram viajar para o outro lado do mundo, conhecer lugares novos, cultura e costumes locais, ter a liberdade de escolher o seu roteiro e ficar o tempo que desejar nos lugares mais bacanas que encontrar. Tudo isso com a sua casa junto?
Isso significa que todas as suas coisas estarão com você sempre que precisar, ainda cozinhar a qualquer hora em qualquer lugar, tomar banho e descansar, parar para dormir nos lugares mais legais, curtir as mais belas paisagens sem se preocupar com malas e hospedagens.
Parece mágica? É simples! Estou falando em viajar de motor-home, ou Campervan, como eles chamam este tipo de veículo na Austrália. O que faz toda a diferença, é que os australianos tem o costume de viajar com seus motor-homes, trailers ou mesmo acampar, e o país tem uma excelente estrutura para este tipo de viagem.
É muito fácil alugar uma boa Campervan, existem várias empresas especializadas e muitas opções de modelos. Nós escolhemos fazer a locação na Apollo, e a nossa Campervan era um Ford Transit bem equipado, com cozinha completa, sala com dois sofás e mesa, que à noite transformava-se em uma confortável cama de casal, banheiro com uma pequena ducha, aquecimento a gás, além de ar-condicionado e TV, mesas e cadeiras externas. Perfeita para um casal. Mas a empresa oferece também Campervans maiores, para casais com filhos.
Outra empresa que tem bons veículos para locação é a Britz. São opções bem semelhantes das que a Apollo oferece. Conhecemos uma outra empresa chamada HippieCamper que tem veículos diferenciados. São Campervans menores, nos quais você tem de montar toda a parte de cozinha do lado de fora. São muito interessantes porque cada veículo tem uma pintura personalizada, todas muito divertidas com temas que remetem ao movimento hippie, ao rock, as artes e aos esportes.
Depois de escolher seu modelo, é muito importante obter todas as informações sobre o veículo e sobre as normas de trânsito antes de sair da locadora dirigindo. Lembrando que na Austrália eles adotam a mão inglesa, ou seja, é tudo ao contrário do que estamos acostumados.
Na Apollo tivemos um bom atendimento, primeiro assistimos um vídeo que mostrava todos os recursos e equipamentos da Campervan, e a maneira correta de operá-los. Depois disso um funcionário nos mostrou tudo no próprio veículo e pudemos tirar todas as dúvidas com ele. Além disso, eles nos forneceram um excelente guia de toda a região que estávamos planejando percorrer, um tipo de revista com mapas e a localização dos Caravan Parks, que são os lugares com estrutura para acampar.
Outro detalhe importante é se informar sobre os pedágios. Como eles são todos automatizados (são câmeras que registram a sua passagem, não existe cabine nem a possibilidade de pagar na hora), o ideal é já se cadastrar pela internet ou telefone nas operadoras das estradas que vai passar, assim todas as passagens serão pagas pelo seu cartão de crédito. Sem risco de receber uma multa depois por não ter pago o pedágio.
Agora sim, vem a melhor parte, que é sair pilotando a sua casa móvel! Colocamos nossas malas e as pranchas na Campervan e caímos na estrada, mas o começo não é tão simples assim. Sentar do lado direito do carro, trocar as marchas com a mão esquerda, acionar a seta com a mão direita, andar no sentido inverso ao qual estamos acostumados, acostumar-se com tudo ao contrário, além de ser um veículo grande. Ufa! Os primeiros quilômetros são difíceis e tenho de me concentrar e prestar muita atenção em tudo, mas logo me acostumei com o carro. E adorei!
Mesmo com o peso de todos os equipamentos, além dos 100 litros de água no reservatório, seus mais de 7 metros de comprimento, a Campervan é relativamente ágil e anda bem. Mas eu percebi que é muito importante nunca me esquecer que estou pilotando um veículo grande e pesado, que tenho de antecipar a frenagem, que não posso fazer manobras bruscas nem abusar da velocidade, tenho que manter distâncias seguras dos veículos menores que reagem ao comando com mais facilidade, e estar sempre atenta na direção. Tendo isso em mente, foi tranquilo me acostumar com a pilotagem da Campervan e tirar o maior lazer!
As estradas são excelentes, muito bem sinalizadas, com bons postos de serviços e fiquei impressionada como o motorista australiano é educado e disciplinado. Além disso, as pessoas em geral são muito atenciosas para nos dar informações quando solicitamos.
Os limites de velocidade são baixos, giram em torno de 70 a 110 km/h e mudam constantemente, mas todos respeitam. A pista direita é só para ultrapassagem e ninguém a fica usando para transitar, só para ultrapassar mesmo. E a fiscalização para uso do álcool pelo motorista é levada a sério, assim como qualquer infração tem multas pesadas. Também notei que a preocupação de acidentes por motoristas cansados ou com sono é grande, por isso todas as estradas tem muitas áreas de descanso, equipadas com mesas de piquenique e banheiros, onde podemos para fazer uma lanche ou simplesmente descansar.
Não existe o risco de ser assaltado por parar em lugares remotos. Só tem de tomar cuidado para não atropelar os cangurus, vimos muitos cangurus atropelados em todas as estradas. Mas de uma maneira geral, é bem tranquilo e seguro viajar pela Austrália de carro, por isso dá para entender porque o gosto por viajar de motor-home ou puxar seu trailer com um SUV é tão grande no país.
Poderíamos parar para pernoitar em qualquer lugar, as praias tem um bom estacionamento, todos com banheiro limpos, vestiários, e o melhor, com segurança. Mas uma surpresa muito agradável foi a estrutura oferecida pelos Caravans Parks, valia a pena pagar entre US$ 30 a US$ 70 e ficar em um destes campings.
Conhecemos vários parques destes, um melhor que o outro. São organizados, com vagas demarcadas para estacionar nossa Campervan, com acesso à energia e água para alimentar o veículo, e descartar a água usada. Outro diferencial eram os banheiros, todos muito limpos, com box para banho e vestiários bem montados. Além disso os campings oferecem lavanderia e cozinha, caso o usuário precise. No nosso caso, preferíamos cozinhar no nosso motor-home, mas valia a pena tomar banho nos campings porque o banheiro do nosso carro era bom, mas muito pequeno e apertado.
Outra coisa que achei muito legal para quem está na estrada são os Information Centers, que existem em todas as cidades e até em centros de serviço das estradas. São postos de informação, onde somos atendidos por simpáticos velhinhos ou velhinhas, são pessoas aposentadas que trabalham como voluntários.
Nestes postos você tem informações completas sobre a região, com muitos mapas e folders de atrações turísticas, hotéis, restaurantes, campings, guias, etc. E o legal é que além de obter as informações necessárias, você pode fazer diversos tipos de reservas nestes lugares, eles fazem as ligações e confirmam as reservas desejadas.
Mas de qualquer forma, uma dica muito importante é que você tenha um bom GPS com um mapa atualizado da Austrália. Eu levei um Garmim NUVI que foi excelente, além de fornecer todas as informações que eu precisava sobre o caminho a seguir, o GPS me ajudava a encontrar tudo o que eu precisava, como postos, mercados, campings, Information Centers, etc. Outra função importante que o GPS exercia era estar sempre alertando sobre as velocidades máximas, que mudam constantemente e a fiscalização por lá é rigorosa, com multas elevadas.
Com estas dicas, tenho certeza que qualquer pessoa que tiver a oportunidade de fazer uma viagem de motor-home pela Austrália, viverá uma aventura única e inesquecível. Mas, como em qualquer viagem, é importante pesquisar e planejar, depois é só curtir e se divertir!