O México é mesmo o paraíso das ondas perfeitas e isso todo mundo sabe. Uma de suas principais fontes econômicas é o turismo e grande parte dos turistas são surfistas.
Esses surfistas têm como destino final a cidade de Puerto Escondido, mas quando há conexão na Cidade do México, o passeio turístico na capital torna mais interessante o começo de alguns dias no paraíso.
Por apenas US$ 30 você conhece o sítio arqueológico de Teotihuacan. Sol e Lua são as maiores pirâmides do parque arqueológico, que abrigou um povoado de 200 mil habitantes, há 200 anos antes de Cristo.
O bodyboarder profissional Marcus Prado, o free surfer Gabriel Sodré, o oceanógrafo Paulo Pires e eu (fotógrafo), fomos em busca das ondas perfeitas em Zicatela. Na chegada ao México, resolvemos aproveitar o tempo de conexão.
No desembarque, o guia de turismo mexicano Alex e dono do quiosque de turismo do aeroporto, nos fez um pacote para visitar as pirâmides. No caminho, Alex explicou sobre algumas culturas e monumentos da região.
Depois de alguns minutos, o guia apresentou alguns nativos do parque arqueológico de Teotihuacan, que mostraram todas as manufaturas dos caquitos, assim como o artesanato em pedras vulcânicas.
O guia Alex transmitiu seu conhecimento com explicações das construções e costumes do povoado, um senhor de 68 anos nos mostrou que o México é um pais de civilizações antigas.
Todo conhecimento adquirido na visita fez com que a trip ficasse mais forte para surfar as ondas mexicanas. Foram duas horas de visita nas pirâmides, tempo suficiente para carregar as energias.
“Subir as pirâmides e ver todo esse povoado, dá uma carga a mais para pegar as ondas mexicanas. Só constrói isso quem tem fé e garra”, diz Marcus Prado, que está pela terceira vez no México.
O passeio foi perfeito, todos ficaram felizes, chegaram a tempo de fazer uma almoço e embarcar a Puerto Escondido.
Na chegada Luis Blanco e Gustavo Cavalcante, estavam à espera da galera, que fica hospedada na pousada do bodyboarder Vandielle.
Vandielle é brasileiro e mora há cinco anos na praia de Zicatela, onde tem dois filhos com a mexicana Mari.
A chegada do grupo foi junto a de uma tormenta, que gerou um swell de média proporção. As ondas não passaram dos 2 metros, vindos de Sudoeste. A galera já sentiu o potencial local.
Em um das primeiras noites já rolou uma peixada. As pessoas por aqui esbaldam-se de tanto peixe.
Marcus Prado ficará na cidade por dois meses. Pedro, Gabriel e Paulo retornam no dia 5 de Outubro, quando completam 25 dias de trip.
Enquanto o próximo swell não chega, a galera vai desbravando outros picos.