Heptacampeã de 1997 a 2003 e vice nos quatro últimos anos, a Escola Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, voltou a vencer no A Tribuna de Surf Colegial, o maior e mais tradicional evento do gênero no Brasil.
Clique aqui para ver as fotos
Neste domingo (15/6), a equipe foi a melhor na etapa de abertura da 13ª edição do circuito, na praia do Tombo, Guarujá (SP), que reuniu 177 atletas de 86 escolas de ensino fundamental e médio, de Bertioga a Peruíbe.
Apesar de não faturar vitórias individuais, o Adélia foi superior no ?conjunto?, colocando atletas nas quatro finais, para superar o arqui-rival e atual tetracampeão, o Don Domênico, também de Guarujá, por 123 a 112 pontos.
Outra escola guarujaense, o Objetivo, ficou em terceiro lugar, comemorando duas vitórias, com os irmãos Nathan e Kaena Brandi, na Mirim e na Feminino, respectivamente.
Na Iniciantes e na Júnior dois surfistas venceram pela primeira vez. Deivid Silva, do Objetivo Bertioga, foi o melhor entre os caçulas, enquanto João Barros, da EE Lucas Nogueira Garcez (Guarujá) faturou na disputa dos atletas mais velhos.
Depois de ondas bem formadas, de 1,5 metros e sol, no sábado, as finais foram realizadas sob forte chuva, com o mar baixando para 1 metro na série. Das quatro categorias, destaque para a Mirim, com vários talentos do cenário nacional.
Ainda na semifinal, um dos grandes cotados, Caio Ibelli, do Don Domênico ?caiu? diante de três ?velhos? rivais, Thiago Guimarães, do Irene Bargieri (Peruíbe), Jessé Mendes, do Adélia, e Nathan Brandi, os quatro com títulos no A Tribuna.
Na decisão, Thiago ? atual campeão da categoria ? liderou 19 dos 20 minutos de bateria, até que Nathan, dono da melhor nota da bateria (6.25) somou um 5.50 para virar o resultado.
Nos segundos decisivos, Sidney Guimarães, do Adélia, ?roubou? o segundo lugar de Thiago, seu primo, com uma nota 5.10. Os dois terminaram empatados, mas Sidinho ficou com o vice por ter uma nota maior (6.00). A diferença de Nathan para os dois rivais foi de apenas 65 décimos.
Vindo do ISA World Junior Surfing Games, na França, Nathan garantiu a sua segunda vitória seguida. No domingo anterior foi o vencedor do Quiksilver King of the Groms, também em Guarujá, garantindo vaga para a final mundial na França.
?Estou bem feliz, por estar na boa fase. Isso é resultado de muito treino?, diz o atleta de 16 anos de idade, também comentando a estratégia na final. ?Esperei as melhores. Sabia que Thiago estava bem e, por sorte, achei aquela onda. Não dava para enxergar muito e procurei não desperdiçar a chance e fiz o máximo que dava?, conta Nathan.
Na Feminino, Kaena levou mais uma taça para a casa da família Brandi. A atleta de apenas 14 anos foi superior toda a final e não chegou a ser ameaçada. Juliana Meneghel, terminou em segundo lugar, seguida de Renata Monteiro na terceira colocação.
Assim como o irmão, ela defendeu o Brasil no ISA World Surfing Games, e creditou a experiência internacional ao bom desempenho. ?Estou num ritmo muito bom e não parei de treinar. Me preparei bastante para vencer a etapa e brigar por este título?, afirma a surfista.
Na Iniciantes, Deivid Silva foi superior desde o início e garantiu a vitória. O baiano radicado em Guarujá, Yagê Araújo foi o segundo colocado.
Entre os Juniores, João Barros também vibrou com a sua primeira vitória. Antony Silva foi o segundo colocado, com Igor Ferreira na terceira colocação.
A próxima etapa do 13º A Tribuna de Surf Colegial rola nos dias 20 e 21 de setembro, novamente na praia do Tombo, Guarujá (SP).
Para obter mais informações, visite o site fpsurf.com.
##
Resultados
Colégios
Adélia Camargo Corrêa ? Guarujá ? 123 pontos
Don Domênico ? Guarujá ? 112
Objetivo do Litoral – Guarujá ? 92
Impacto ? Peruíbe ? 46
E.E. Dr. Hugo Santos Silva ? Guarujá ? 44
E.E. Lucas Nogueira Garcez ? Guarujá ? 43
Júnior
1 João Barros ? EE Lucas Nogueira Garcez (Guarujá)
2 Antony da Silva ? Colégio Virtual (São Vicente)
3 Igor Ferreira ? Colégio Nascimento (São Vicente)
4 Paulo Leone ? Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
Revelação Luiz Santos ? Impacto (Peruíbe)
Mirim
1 Nathan Brandi ? Objetivo do Litoral (Guarujá)
2 Sidney Guimarães ? Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
3 Thiago Guimarães ? Irene Bargieri (Peruíbe)
4 Willian Marroco ? EE Adelaide Patrocínio dos Santos (Praia Grande)
Revelação Charles Santos ? EE Willian Aureli (Bertioga)
Iniciantes
1 Deivid Silva ? Objetivo (Bertioga)
2 Yagê Araújo ? Don Domênico (Guarujá)
3 Wesley Santos ? Impacto (Peruíbe)
4 Edgard Groggia ? Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
Revelação Guilherme Maganelli ? Objetivo (Guarujá)
Feminino
1 Kaena Brandi ? Objetivo (Guarujá)
2 Juliana Meneghel ? Don Domênico (Guarujá)
3 Renata Monteiro ? EE Agenor de Campos (Mongaguá)
4 Jéssica Marques ? Colégio Virtual (São Vicente)
Revelação Larissa Florêncio ? Colégio Monteiro Lobato (Peruíbe)