Três paulistas e uma catarinense saíram na frente no 8o Rip Curl Grom Search, que teve a etapa de abertura finalizada neste domingo, na Guarda do Embaú, em Palhoça, litoral catarinense.
Nas disputas masculinas, os surfistas de São Paulo dominaram, fazendo três dobradinhas e colocando atletas em todas as finais.
Nathan Brandi, de Guarujá, foi o grande destaque na Guarda do Embaú. Com o total de 17 pontos em vinte possíveis – maior somatório da prova – ele ficou com o título da Mirim (até 16 anos).
Gabriel Medina, de São Sebastião, fez a melhor nota, 9,75 pontos, e comemorou a vitória na Iniciante (limite de 14 anos).
Filipe Toledo, de Ubatuba, filho do bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo, abriu caminho para o bicampeonato na Grommet (no máximo 12 anos).
Já entre as meninas, Gabriela Leite, de Barra do Sul, salvou a pátria dos catarinenses numa disputa forte contra a pernambucana Monik Santos.
O evento, oficializado pela Confederação Brasileira de Surf, começou sábado e, com a previsão de aumento das ondas para domingo, os organizadores optaram por realizar as finais da feminina e grommets. Entre as meninas, a campeã brasileira de 2005, Monik Santos não repetiu o bom desempenho das fases anteriores, quando chegou a somar 16,75 pontos. A bicampeã catarinense, Gabriela Leite conseguiu achar boas direitas e garantiu a vitória com uma nota 8.
?Esta foi a primeira vez que participo de uma disputa na Guarda e foi muito legal vencer logo num campeonato tão importante como este. Estou muito contente, porque pretendo correr as três etapas para batalhar pelo título e a viagem para a Austrália?, disse Gabriela, de apenas 14 anos. Monik Santos garantiu o 2º lugar, seguido da também catarinense Bárbara Muller e da paulista Vitória Tebet.
Na Grommet, o paulista Wesley Santos ? mesmo contundido no dedo mindinho e usando uma tala – liderou quase toda a bateria e só foi superado por Filipe Toledo nos segundos finais. A diferença entre os dois foi de menos de um ponto ? 12,75 a 12,0. Com o resultado, Filipinho saiu na frente para tentar o bicampeonato.
?Fiquei muito cansado e feliz com a vitória. O mar estava muito pesado e por ser a primeira vez que surfo na Guarda, acho que me dei muito bem. Com esta vitória, quero repetir 2006, quando ganhei as três etapas?, afirmou o surfista de 11 anos. Wesley Santos terminou como vice-campeão. Os catarinenses Murilo Henrique e Luan Wood ficaram na 3ª e 4ª colocações, respectivamente.
Mirim e Iniciante – O domingo ficou reservado para a mirim e a iniciantes e amanheceu com forte vento sul e mar muito mexido, com ondas de 2 metros, dificultando a chegada ao ?outside?. A partir das semifinais, as disputas foram realizadas nas potentes esquerdas do Canto da Guarda. Na iniciantes, Gabriel Medina confirmou a boa atuação de sábado e venceu com uma vantagem cômoda, marcando 13,40, contra 8,0 do também paulista Jessé Mendes.
##
Para faturar a vitória, Gabriel, que está sem patrocínio, garantiu uma onda 7,65. ?A bateria foi muito disputada, apesar das poucas ondas surfadas por cada atleta, mas o mar mexido, com ondas de até 2 metros, fez dos atletas verdadeiros campeões. A minha bateria final foi muito difícil, porque todos os competidores são de nível?, comentou.
?Acho que me dei bem porque já cheguei na quarta-feira para treinar e, apesar de o mar estar pequeno, fui me adaptando. Quero, com certeza, disputar as três etapas, porque o circuito é alucinante?, acrescentou o atleta de 13 anos de idade. Os catarinenses Victor Drews e Mateus Navarro também subiram ao pódio, na 3ª e 4ª posições.
Já a final mirim foi um show à parte, sobretudo de Nathan Brandi, que garantiu uma nota 8 e fechou com um 9, para somar 17 pontos.
O também paulista Sidney Guimarães ainda tirou uma nota 8,75, mas não foi suficiente para ameaçar o vencedor.
O catarinense Bruno Moraes, outro destaque no evento, terminou na 3ª colocação, e o pernambucano radicado em Santa Catarina, Ian Gouveia (filho de Fábio Gouveia, um dos maiores surfistas brasileiros em todos os tempos), completou o pódio, na 4ª colocação.
?Caí no mar com uma prancha maior, aconselhado pelo meu pai (o big rider Murilo Brandi). Deu certo, porque foi mais fácil para voltar nas manobras. Sem dúvida, o campeonato foi de alto nível e a praia da Guarda proporcionou mais experiência para nós. Uma disputa que levantou o público, devido ao alto grau de competitividade e de manobras extremamente radicais e inovadoras?, disse Nathan, 14 anos, que já levantou o caneco do Rip Curl Grom Search, na categoria grommets, em 2004.
Presenças ilustres – As baterias finais foram comentadas pelo top catarinense e surfista WQS, Jean da Silva, e pela competidora do WCT, Jacqueline Silva, ambos catarinenses e da equipe Rip Curl. O gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Felipe Silveira, lembrou que desde a sua criação, o Rip Curl Grom Search busca criar uma atmosfera positiva que incentive aos atletas encarar o surf como estilo de vida.
?O evento vai além de uma competição normal. Desde a primeira edição, o Rip Curl Grom Search contribui na educação dos atletas, valorizando a camaradagem, a diversão e a busca da onda perfeita. Outro objetivo é o contato com a natureza, a conscientização ambiental?, reforçou. ?A vaga na final do Mundial Sub-16, realizada durante a etapa do WCT mais tradicional do Tour, certamente é um prêmio especial?, explicou Felipe sobre o prêmio especial na mirim e feminina.
Os campeões das duas categorias, após as três etapas, serão os representantes brasileiros na grande final internacional de 2008, que reunirá os melhores atletas sub-16 do Mundo, durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, na Austrália. Eles ganharão passagens aéreas e terão toda a logística para competir no Rip Curl Grom Search International. Além disso, receberão bolsa de estudos completa, com estadia e alimentação, na The Milton College Centre, uma das instituições mais respeitadas daquele país, oferecida pela Study Way.
##
Agora, o Rip Curl Grom Search segue para o Rio Grande do Norte, com a 2ª etapa nos dias 24 e 25 de fevereiro, logo após o Carnaval, na Praia de Ponta Negra, em Natal.
A disputa decisiva será na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), nos dias 24 e 25 de março. Todos os detalhes podem ser conferidos no site www.ripcurl.com/gromsearch.
A etapa do Rip Curl Grom Search 2007 na Guarda do Embaú teve o patrocínio da Sul Nativo. Apoio: Sticle, Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, Griffe Co. e Los Frick Restaurante. Cobertura da Revista Fluir e do site Waves.Terra.
Colaboração: Associação de Surf e Preservação da Guarda (ASPG), Prefeitura Municipal de Palhoça, Sebrae/SC, pousadas Bila, Manicaca, Anjo da Guarda, da Torre, Maria Eduarda, Chalés Stolze, Vila Ozsil, das Ondas e do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf e da Federação Catarinense de Surf.
Resultados
Mirim
1 Nathan Brandi (SP)
2 Sidney Guimarães (SP)
3 Bruno Moraes (SC)
4 Ian Gouveia (PE/SC)
Feminino
1 Gabriela Leite (SC)
2 Monik Santos (PE)
3 Bárbara Muller (SC)
4 Vitória Tebet (SP)
Iniciante
1 Gabriel Medina (SP)
2 Jessé Mendes (SP)
3 Victor Drews (SC)
4 Mateus Navarro (SC)
Grommet
1 Filipe Toledo (SP)
2 Wesley Santos (SP)
3 Murilo Henrique (SC)
4 Luan Wood (SC)