Natural Art promove Festival Caça Talentos no Guarujá

0

Festival Caça Talentos da Natural Art busca novos atletas para a equipe da marca. Foto: Reprodução.
Nos próximos dias 26 e 27 de março a Natural Art vai promover uma competição com formato totalmente inovador na Praia do Tombo, Guarujá.

 

Em vez de escolher o campeão, como nas disputas tradicionais, o Festival Natural Art Caça Talentos vai selecionar quatro surfistas que ganharão patrocínio da marca em 2005 para participarem dos eventos oficiais, incluindo o Brasileiro de Surf Amador.

 

“Temos essa proposta diferenciada, para atletas que podem despontar e não têm chances. Esta não será uma competição tradicional, mas uma chance dos atletas mostrarem seus potenciais”, afirma José Augusto Pereira, proprietário da Natural Art, uma das marcas mais tradicionais do segmento e no mercado desde 83.

 

Poderão participar do Festival Caça Talentos 96 surfistas, que não tenham patrocinador principal, nas categorias Iniciantes (até 14 anos), Mirim (no máximo 16) e Júnior (limite de 18 anos).

 

O objetivo é avaliar todos os competidores de duas formas, o estilo no mar e suas atitudes psicológicas. Para isso, será criada uma comissão de juizes experientes do quadro oficial da Federação Paulista de Surf, técnicos de surf, equipe da Natural Art e até mesmo um psicólogo esportivo.

 

Os surfistas atuarão em baterias de 20 minutos, mas não terão notas a cada onda surfada e classificação para a próxima fase, como em campeonatos habituais. “Serão observados em sua técnica e talento exibidos, linha de surf, ataque, leitura de onda, timing de bateria”, conta o diretor do evento, Marcos Bukão, sem dúvida, uma das pessoas mais qualificadas para comandar um evento de surf, diretor do ISA World Surfing Games há mais de uma década.

 

Dos 96 inscritos, 24 garantirão vagas para o domingo, sendo oito na júnior, 12 na mirim e quatro na iniciantes. “Vale destacar que não será feita classificação por baterias. Os escolhidos passarão para uma segunda fase, todos já recebendo premiação pela participação, sem distinção de colocação”, explica Bukão, acrescentando que todos serão divididos em baterias de quatro surfistas, caindo no mar duas vezes.

 

Após uma nova triagem, quatro surfistas com melhor avaliação da categoria Júnior, seis da Mirim e dois na Iniciantes serão classificados para a entrevista final com um psicólogo especializado em esportes e com a diretoria da Natural Art. A idéia é ter competidores que tenham perspectivas de futuros campeões.

 

“O surf precisa disso. De oxigênio, novas idéias e empresas interessadas em investir na nova geração. Essa é uma proposta muito boa”, afirma o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva.

 

As inscrições já estão abertas e sendo feitas pelas associações municipais. Terão uma taxa simbólica de R$ 10 e todo o atleta inscrito terá direito a uma camiseta de participação do evento.

 

Vale destacar que todo o competidor deverá assinar um termo de compromisso de que, no caso de ser selecionado, firmará contrato de patrocínio com a Natural Art para a temporada 2005, podendo manter seus apoiadores particulares, desde que não existam conflitos de interesse.

 

Pelo contrato de patrocínio, os atletas selecionados farão parte da equipe Natural Art de Surf Amador, tendo toda a estrutura para participarem, em suas categorias, de todas as etapas dos circuitos municipais e paulistas, além do Brasileiro Amador, caso consigam vagas. Terão as inscrições  e despesas de viagens, alimentação e hospedagens.

 

A Natural Art está no mercado desde 1983, surgindo como uma das marcas pioneiras do surfwear brasileiro. Entre os grandes feitos da marca, que tem sede em Santos, está o patrocínio, por 10 anos, do tradicional Circuito Paulista, reconhecido como um dos circuitos mais importantes da história do surf nacional, também de duas etapas do WQS em Alagoas, em 1997 e 98, além de dezenas de atletas de ponta.

 

“Com certeza, esse novo evento vai ficar marcado na história por seu pioneirismo, sua proposta”, ressalta o presidente da Federação Paulista de Surf. O Festival Natural Art Caça Talentos tem o apoio da Unimonte, Alma Surf, Prefeitura de Guarujá, Turco Loco e Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Colaboração da Associação de Surf de Guarujá e supervisão da Federação Paulista de Surf. Realização da Natural Art.