O sábado amanheceu com boas condições em Durban. Mas, um forte vento Nordeste entrou no meio do dia, estragou a formação das ondas e o Quiksilver Pro Africa foi paralisado após a quinta bateria das oitavas-de-final.
Clique aqui para ver as fotos
Era apenas a sexta bateria realizada no sábado. Na penúltima do dia, Neco Padaratz derrubou o líder do ranking, o português Tiago Pires.
Agora, o catarinense pega a sensação sul-africana Jordy Smith nas quartas-de-final para tentar assumir a ponta do WQS na África do Sul.
Além dele, Rodrigo Dornelles é a outra única esperança de título na segunda etapa nível seis estrelas ?prime location? de três mil pontos, que termina neste domingo em New Pier.
O gaúcho disputou o primeiro confronto do sábado em Durban, despachando o australiano Daniel Ross para passar atrás do sul-africano Greg Emslie no encerramento da quinta fase.
Na abertura das oitavas-de-final no formato homem-a-homem, Kieren Perrow eliminou o também australiano Chris Davidson, que na sexta-feira recebeu nota 10 num tubo espetacular nas direitas de North Beach.
Na bateria seguinte, o paranaense Jihad Khodr não teve chance de reação contra o australiano Adrian Buchan, que ganhou notas 8,33 e 8,77 para atingir o maior placar do dia: 17,10 pontos de 20 possíveis.
O campeão brasileiro terminou em nono lugar na competição, recebeu US$ 2 mil de prêmio e marcou 1.650 pontos no ranking para se aproximar dos 15 primeiros colocados da zona de classificação para o WCT do ano que vem.
Agora, sua esperança de entrar neste grupo acabou transferida para o seis estrelas igualmente ?prime? que será disputado a partir de segunda-feira nas ondas congelantes de Thurso, na Escócia.
O catarinense Neco Padaratz pode sair da África do Sul como novo líder do WQS 2007. Numa disputa muito acirrada, ele derrubou o líder Tiago Pires por uma pequena diferença no resultado encerrado em 12,83 x 12,57 pontos.
A vitória só foi confirmada há dois minutos do fim, quando o brasileiro conseguiu a maior nota da bateria ? 7,33 ? para superar o surfista de Portugal, que ainda teve duas chances de reverter o placar, mas não alcançou os 6,17 pontos que precisava.
No entanto, para Neco voltar a ocupar o primeiro posto no ranking que ele foi bicampeão mundial consecutivo em 2003 e 2004, só interessa a vitória no Quiksilver Pro Africa.
Ele terá outro forte adversário em seu primeiro desafio no domingo decisivo em Durban. Utilizando o aéreo como arma mortal, um das sensações da temporada, Jordy Smith, liquidou o também sul-africano que agora compete pela Austrália, Shaun Gossmann, em outro resultado apertado de 16,67 x 15,13 pontos.
No vôo mais alto, Smith recebeu nota 9,17 e com a classificação para as quartas-de-final já aparece em quarto lugar no ranking do WQS, com Neco como novo vice-líder.
O outro único brasileiro que ainda pode chegar entre os oito melhores surfistas do campeonato iniciado com 192 competidores na segunda-feira é Rodrigo Dornelles.
O gaúcho já está batendo na porta de entrada do grupo dos 15 que o WQS indica para completar a elite mundial do WCT e enfrenta um concorrente direto nesta briga, o francês Mikael Picon, na penúltima bateria das oitavas-de-final, a segunda a ser realizada neste domingo na África do Sul.