Neco é vice em Soldiers

0

Em excelente fase, Jordy Smith fatura título do Hot Tuna Central Coast Pro. Foto: Surfingaustralia.com.

Pela segunda vez neste ano o jovem sul-africano Jordy Smith, 19 anos recém completos, tirou das mãos de um brasileiro o título de um evento na Austrália.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

A primeira vítima foi Adriano de Souza, na decisão do Mundial Pro Junior em janeiro.

 

Neste domingo, ele derrotou Neco Padaratz na final do Hot Tuna Central Coast Pro, segunda das três etapas da ?perna australiana? do WQS, decidido em ondas de até 2 metros em Soldiers Beach.

 

O adiamento da prova no sábado forçou uma

Catarinense Neco Padaratz, Top do WCT, chega em segundo lugar em Soldiers Beach. Foto: Surfingaustralia.com.

mudança no formato da competição e todas as baterias nas difíceis condições do mar foram formadas por quatro atletas.

 

Aos 30 anos e único integrante do WCT, Neco era o mais experiente entre os finalistas.

 

O australiano Rhys Bombaci, 21, ficou em terceiro lugar e o francês Tim Boal, 23, terminou em quarto e já tirava a segunda posição no ranking WQS do catarinense Jean da Silva.

 

O espanhol Aritz Aranburu continua na frente e Jean possuía maiores chances de assumir a ponta, mas não passou da sua primeira apresentação nas grandes e irregulares ondas do mar mexido no domingo de céu nublado e chuvas ocasionais na Central Coast.

 

Ele participou da abertura das oitavas-de-final junto com Neco Padaratz, que venceu o primeiro confronto direto entre Brasil e Austrália do último dia, com Julian Wilson avançando em segundo lugar.

 

No segundo, o placar também terminou empatado em 1 x 1, com o paulista Thiago Camarão ganhando a briga pela segunda vaga do ex-Top do WCT, Nathan Hedge, que caiu junto com o cearense André Silva na disputa vencida por Luke Munro.

 

O paulista Odirlei Coutinho completava o time verde-amarelo no domingo e derrotou todos os favoritos da sua bateria, com os norte-americanos Damien Hobgood e Shea Lopez eliminados da competição.

 

O português Tiago Pires passou em segundo e depois foi barrado pelo australiano Dayyan Neve em outra vitória de Neco Padaratz. Mas o nono lugar conquistado já o colocava em quarto lugar no ranking do WQS e pela primeira vez na história a divisão de acesso do circuito mundial da ASP é dominada por surfistas da Europa.

 

O espanhol Aritz Aranburu lidera desde a vitória no Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE), o francês Tim Boal é o segundo e só o catarinense Jean da Silva aparece entre ele e o português Tiago Pires.

 

O francês já vinha de um ótimo terceiro lugar nas semifinais da etapa passada em Newcastle, onde as baterias decisivas foram disputadas no sistema homem a homem. Na Central Coast ele passou para a final, mas não encontrou as ondas que o levaram até ali e terminou em quarto lugar.

 

Na outra semifinal, poderia ter até três brasileiros se o trialista Thiago Camarão completasse uma dobradinha com o também paulista Odirlei Coutinho nas quartas-de-final. Mas também terminou 1 x 1 a última bateria Brasil x Austrália, com Rhys Bombaci passando em primeiro lugar.

 

O australiano também frustrou a última chance de uma classificação dupla do Brasil tirando Odirlei Coutinho na briga pelas primeiras vagas na decisão, não a invencibilidade de Neco Padaratz no Hot Tuna Central Coast Pro. Mas a vitória mais espetacular do catarinense foi antes dessa, nas quartas-de-final, quando arrancou um 9,33 dos juízes quebrando uma longa direita em Soldiers Beach.

 

Chegou perto do 9,67 que o norte-americano CJ Hobgood havia recebido na bateria anterior, logo depois do sul-africano Jordy Smith estrear no domingo somando 16,67 pontos, apenas um centésimo a mais do que o catarinense conseguiu com as duas notas que computou.

 

##

 

Com o terceiro lugar na prova, francês Tim Boal assume vice-liderança do ranking. Foto: Surfingaustralia.com.

Diferente de Neco, o campeão tinha perdido uma bateria para o australiano Kieren Perrow antes de eliminá-lo na semifinal junto com o espanhol Hodei Collazo.

 

Na grande final, Jordy Smith foi pegando qualquer onda que aparecia e a tática deu certo. Ele achou uma abrindo uma parede mais longa para manobras em sua quarta tentativa e a nota 7,67 recebida acabou sendo a maior da bateria.

 

Rhys Bombaci demora um pouco, mas assume o segundo lugar com duas notas regulares, 5,67 e 6,33. Neco começa a reagir e tira um 7 na primeira onda boa que achou nas difíceis condições do mar, mas o sul-africano aumenta a vantagem e passa a somar 14,20 pontos com a nota 6,53 recebida logo depois.

 

A cinco minutos do fim, Neco Padaratz pega uma onda parecida e ganha 6,27 pontos que lhe dão o segundo lugar, mas eles teriam que ser trocados por uma nota 7,21 no mínimo para vencer o campeonato.

 

O tempo foi passando, não entrou nenhuma outra onda boa e o placar terminou mesmo em 14,20 x 13,27 pontos a favor de Jordy Smith, que faturou US$ 10 mil e os 1.500 pontos no ranking oferecidos para o campeão nas etapas nível 4 estrelas do WQS.

 

Neco ganhou US$ 5 mil e 1.313 pontos que o levaram do 22º para o décimo lugar no ranking que garante 15 vagas no WCT do ano que vem.

 

Mas a classificação atual pode sofrer grandes mudanças nesta semana nas potentes ondas de Margaret River, que neste ano vem com status de primeiro 6 estrelas ?prime location? de 3.000 pontos da temporada.

 

O feminino também foi valorizado em Margaret River neste ano e promoverá o primeiro 6 estrelas das meninas, mas este tem pontuação normal de 2.500 pontos porque para elas não existe ?prime location?.

 

Hot Tuna Central Coast Pro

 

1 Jordy Smith (Afr)
2 Neco Padaratz (Bra)
3 Rhys Bombaci (Aus)
4 Tim Boal (Fra)
5 Dayyan Neve (Aus)
5 Kieren Perrow (Aus)
7 Hodei Collazo (Esp)
7 Odirlei Coutinho (Bra)

 

Ranking WQS 2007 ? seis etapas

 

1 Aritz Aranburu (Esp) 4.950 pontos
2 Tim Boal (Fra) 4.450
3 Jean da Silva (Bra) 4.300
4 Tiago Pires (Por) 4.150
4 Shea Lopez (EUA) 4.150
6 Drew Courtney (Aus) 4.131
7 Pablo Paulino (Bra) 3.963
8 Gabe Kling (EUA) 3.945
9 Simão Romão (Bra) 3.944
10 Neco Padaratz (Bra) 3.819
11 Yuri Sodré (Bra) 3.731
12 Jordy Smith (Afr) 3.713
13 Kirk Flintoff (Aus) 3.700
14 Ben Bourgeois (EUA) 3.650
15 Leandro Bastos (Bra) 3.626
16 André Silva (Bra) 3.438
17 Nathaniel Curran (EUA) 3.407
18 Mike Todd (EUA) 3.388
19 Patrick Beven (Fra) 3.250
20 Warwick Wright (Afr) 3.106