Competindo em casa, o catarinense Neco Padaratz garantiu uma suada vitória em sua estréia na terceira fase do Mormaii Costão Pro.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver as gatinhas
A etapa do WQS de nível seis estrelas rola em ondas de 1 metro com boa formação na praia do Santinho, Florianópolis (SC).
Neco volta à elite depois de cumprir suspensão de um ano por uso de esteróides anabolizantes.
O catarinense remou boa parte da bateria em busca do melhor pico e garantiu duas ondas para pular da terceira para a primeira posição.
Na primeira, tirou notas 6,20 e depois 7,67, somando 13,87 pontos. Jean da Silva, que liderou boa parte da disputa, acabou com a segunda vaga.
O australiano Darren Turner terminou em terceiro e Patrick Tamberg foi o quarto colocado.
?O mar está melhor do que no ano passado, quando perdi de cara. Como a maré estava mudando, tive que ir para todos os cantos e pegar as poucas que vieram?, comenta o surfista.
Recordista de vitórias no WCT em Santa Catarina, o bicampeão mundial do WQS (2003 e 2004) está tranquilo, mas quer um bom resultado. ?Estou há bastante tempo sem vencer aqui. Apesar de não criar muita expectativa, estou com muita vontade de ganhar?, diz o surfista.
Depois de enfrentar momentos dificeís na carreira, como o acidente em Teahupoo, Tahiti (2001), e a suspensão pelo uso de esteróides anabolizantes (2005), Neco tem se dedicado como nunca. ?Este ano não tenho nada a perder. Só a lucrar. Nunca estive tão à vontade para mostrar meu potencial?, revela.
A suspensão serviu para repensar a carreira e traçar objetivos. ?Concentrei no meu surf, sem ter de me preocupar com tantas viagens. Passei anos ocupado com a parte mecânica do trabalho, e foi muito bom ter um período para me dedicar só a mim?, conta. ?Cheguei à conclusão que deveria abraçar a causa com toda minha vontade?, explica.
##
Neco está ansioso para o encontro com as etapas da França e do Tahiti. ?Depois do que rolou na França, acredito ter algo especial para mim por lá?, diz ele, campeão da etapa de Hossegor em 2002.
Já Teahupoo ele classifica como sua ?mãe do mar?. ?Adquiri mais confiança e hoje em dia fico à vontade dentro da água. Foi o lugar em que aprendi a dar valor à vida?, conta.
O acidente no pico quase o fez desistir de competir no Tour. ?Poderia ter tomado outro rumo e nunca mais ter voltado. Mas, nasci de novo e optei por me dedicar?.
Apesar da dedicação, ele atribui a motivação a uma energia superior. ?Se dependesse das pessoas e da minha capacidade física, poderia estar fora. Mas, minha fé me ajudou a suportar e superar”, conclui.
Também mandaram bem no terceiro dia de disputas os cearenses Heitor Alves, Pablo Paulino e André Silva, os havaianos Kekoa Bacalso e Ola Eleogram, o sul-africano Royden Bryson, o americano Nathaniel Curran, o australiano Corey Ziems e o gaúcho Rodrigo Dornelles, com todos vencendo suas baterias.
Nas últimas disputas da segunda fase, os vitoriosos foram Fábio Silva (CE), Daison Pereira (RS), Daniel Redman (Afr), Aritz Aranburu (Esp), Austin Ware (EUA), Teppei Tajima (Jap), Marco Polo (SC) e Mason Ho (Haw).
Baterias pendentes da terceira fase
13 Asher Nolan (EUA), Fábio Gouveia (Bra), Pedro Norberto (Bra), Gustavo Fernandes (Bra)
14 Drew Courtney (Aus), Tiago Pires (Por), Peterson Rosa (Bra), Thiago de Souza (Bra)
15 Leonardo Neves (Bra), Eneko Acero (Esp), Jadson André (Bra), Guilherme Ferreira (Bra)
16 Brett Simpson (EUA), Pedro Henrique (Bra), Sam Page (Aus), Tim Boal (Fran)
17 Mikael Picon (Fran), Marlon Lipke (Ale), Fábio Silva (Bra), Pablo Gutierrez (Esp)
18 Patrick Beven (Fran), Simão Romão (Bra), Frederic Robin (Ilha Reunião), Daison Pereira (Bra)
19 Dustin Cuizon (Haw), Mike Todd (EUA), Daniel Redman (Afr), Diego Rosa (Bra)
20 Ben Bourgeois (EUA), Michel Bourez (Tah), Eduardo Rollins (Bra), Aritz Aranburu (Esp)
21 Ricky Basnett (Afr), Marcelo Nunes (Bra), Austin Ware (EUA), Antonio Bortoletto (Afr)
22 Victor Ribas (Bra), Alex Gray (EUA), Mickey Bernardoni (Bra), Teppei Tajima (Jap)
23 Marcondes Rocha (Bra), Odirlei Coutinho (Bra), Marco Polo (Bra), Dave Reardon-Smith (Aus)
24 Gabe Kling (EUA), Tânio Barreto (Bra), Paulo Moura (Bra), Mason Ho (Haw)