SuperSurf

Neco Padaratz abre triagens

Neco Padaratz - Super Surf 2004, Maresias (SP)

Neco Padaratz é convidado especial da segunda etapa. Foto: Nilton Santos / SuperSurf.

O catarinense Neco Padaratz é mais uma grande atração para o público da Bahia na segunda etapa do SuperSurf 2009, que começa nesta quinta-feira (4/6) e vai até domingo na capital Salvador.

 

Ele participará das triagens na vaga de convidado da Editora Abril, que realiza a Divisão Principal do Circuito Brasileiro desde a sua criação no ano 2000.

 

Vai disputar a primeira bateria a entrar no mar na praia de Stella Maris e mais sete surfistas também lutarão pelas duas vagas que completam os 48 participantes de cada etapa do SuperSurf.

 

Três são baianos: Bruno Galini, Bernardo Lopes e Alandreson Martins. A primeira chamada para o início das triagens foi marcada para as 8 horas da quinta-feira em Stella Maris, Norte de Salvador.

 

Bruno Galini participa das triagens junto com Neco. Foto: Aleko Stergiou.

Várias vezes apontado como candidato ao primeiro título do Brasil no WCT, até pelo campeão mundial Kelly Slater, Neco sofreu uma contusão em setembro e fez um longo tratamento para se recuperar nos Estados Unidos, onde mora atualmente.

 

Só voltou a competir em plenas condições em abril deste ano na etapa do WQS em Lower Trestles, mesma praia onde se machucou na Califórnia em 2008.

 

Recorde Histórico – Ele só disputou duas etapas do SuperSurf, também como convidado da Abril, mas até hoje detém um recorde histórico na categoria Masculina, o de maior índice de vitórias em baterias. Ganhou seis das oito que disputou, apresentando 75% de aproveitamento.

 

A estréia foi em 2003 na etapa de Torres (RS), onde venceu duas baterias e perdeu a terceira para o cearense Lucinho Lima. A segunda participação foi melhor na praia de Maresias, em 2004 em São Sebastião (SP). Lá ganhou quatro baterias, até ser barrado pelo já aposentado bicampeão brasileiro Jojó de Olivença nas oitavas-de-final.

 

Neco Padaratz foi escalado na primeira bateria da triagem do SuperSurf da Bahia, junto com o carioca Yuri Sodré, o paulista Ricardo Ferreira e o baiano Bruno Galini.

 

Os dois primeiros colocados vão decidir as duas últimas vagas da chave principal com os dois que passarem na outra bateria, dos baianos Bernardo Lopes e Alandreson Martins com o carioca Leandro Bastos e o cearense Márcio Farney.

 

O vencedor da final da triagem segue para enfrentar na 15ª bateria da primeira fase o potiguar Danilo Costa, que em 2000 foi vice-campeão na única etapa do SuperSurf em Salvador, que foi vencida pelo paranaense Peterson Rosa.

 

Já o segundo colocado pega o catarinense Guga Arruda no último duelo da rodada inicial da histórica quinquagésima etapa da Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

 

Estreias na Bahia – Outra atração na Bahia será Bruno Santos, campeão do maior desafio do ASP World Tour no temidos tubos de Teahupoo no ano passado. Ele não participou da etapa de abertura do SuperSurf 2009 na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP), justamente para defender o título no Tahiti no mesmo período. O niteroiense fará sua estréia na 13ª bateria contra o catarinense Diego Rosa.

 

?O SuperSurf é um circuito alucinante e quero continuar fazendo parte dele. Eu até ia pro Chile disputar uma etapa do WQS em Arica, onde as ondas são grandes e tubulares como gosto. Mas coincidiu de ser junto com o SuperSurf, então preferi competir na Bahia porque já perdi a primeira etapa. É muito legal o SuperSurf, a estrutura, a mídia, então vou fazer de tudo para não sair dele?, promete Bruninho.

 

Além dele, o carioca Marcelo Trekinho foi o outro único surfista do grupo dos 46 da elite nacional do SuperSurf 2009, que não participou da abertura da temporada no Guarujá. Na semana do evento, ele estava em viagem promocional do seu patrocinador e também fará sua primeira participação na Bahia.

 

A estreia do recordista absoluto com três notas 10 na história do SuperSurf será contra o paulista David do Carmo na 14ª bateria, logo depois da primeira apresentação de Bruno Santos em Stella Maris.

 

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SuperSurf 2009, o circuito nacional mais rico do mundo. Co-patrocínio: Nicoboco e Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Apoio: Fluir e Waves.Terra. Desde sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

 

As cinco etapas são transmitidas pelos sites SuperSurf e Abrasp. As finais no domingo também passam ao vivo na ESPN Brasil. Esta segunda etapa na praia de Stella Maris também conta com importante apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, SUDESB e Catussaba Hotéis & Resorts, além da Federação Baiana de Surf (FBS).

 

##

Márcio Farney encabeça segunda bateria das triagens. Foto: Aleko Stergiou.

Segunda etapa do SuperSurf 2009

 

Triagens

 

1 Ricardo Ferreira (SP), Bruno Galini (BA), Yuri Sodré (RJ) e Neco Padaratz (SC)

2 Márcio Farney (CE), Leandro Bastos (RJ), Alandreson Martins (BA), Bernardo Lopes (BA)

 

Primeira fase

 

1 Victor Ribas (RJ) x Fábio Silva (CE)

2 Fábio Carvalho (SC) x Diego Santos (SP)

3 Tomas Hermes (SC) x Jorge Spanner (RJ)

4 Adilton Mariano (CE) x Guilherme Ferreira (SC)

5 Saulo Junior (SP) x Hizunomê Bettero (SP)

6 Beto Mariano (SC) x Ulisses Meira (PB)

7 Davi de Jesus (SC) x Rudá Carvalho (BA)

8 Thiago de Sousa (CE) x Daison Pereira (RS)

9 Michel Roque (CE) x Danylo Grillo (SP)

10 Guilherme Herdy (RJ) x Franklin Serpa (BA)

11 Bruno Moreira (SP) x Halley Batista (PE)

12 Heitor Pereira (SP) x Péricles Dimitri (PR)

13 Diego Rosa (SC) x Bruno Santos (RJ)

14 David do Carmo (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)

15 Danilo Costa (RN) x vencedor das triagens

16 Guga Arruda (SC) x 2º lugar das triagens

 

Segunda fase – cabeças-de-chave

 

1 Marco Polo (SC)

2 Edvan Silva (CE)

3 Flávio Costa (BA)

4 André Silva (CE)

5 Beto Fernandes (SP)

6 Peterson Rosa (PR)

7 Wilson Nora (BA)

8 Gustavo Fernandes (RJ)

9 Jano Belo (PB)

10 Odirlei Coutinho (SP)

11 Messias Félix (CE)

12 Tânio Barreto (AL)

13 Willian Cardoso (SC)

14 Jean da Silva (SC)

15 Pedro Henrique (RJ)

16 Renato Galvão (SP)

 

Exit mobile version