Ja no finalzinho da bateria, Neco Achou um tubo nota 10 para garantir a vitoria no Hang Loose Pro Noronha 2003. Foto: Ricardo Macario. |
O catarinense Neco Padaratz é a maior estrela entre os surfistas que vão competir no campeonato mais tradicional do surfe brasileiro nas ondas mais potentes do país. O prazo da 19a. edição do evento começa nesta segunda-feira e vai até o próximo domingo, porém precisa apenas de três dias para ser realizado no melhor mar possível.
Este será o primeiro grande evento da temporada 2004 do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Estão em jogo US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking do WQS, que classifica 15 surfistas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).
Neco foi carregado pela multidão ao término do evento. Foto: Ricardo Macario. |
?Volto com muita vontade mais uma vez para tentar manter o bom trabalho do ano passado e para recuperar o ritmo de competição. Estou com sede de campeonatos, porém, não quero criar nenhuma expectativa em relação à vitória. Mas, estou preparado física e psicologicamente para enfrentar mais uma longa temporada de eventos?, diz Neco Padaratz.
Ele chega nesta terça-feira à ilha de Fernando de Noronha (PE), lugar apontado como muito especial em sua vida.
No ano passado Neco Padaratz perdeu o prazo da inscrição e disputou toda a fase classificatória. Foto: Ricardo Macario. |
Desta vez ele confirmou a participação no Hang Loose Pro Contest com a devida antecedência e não precisa encarar a prova desde as primeiras fases das triagens, como ocorreu no ano passado. Ele é um dos 32 cabeças-de-chave e estréia na terceira rodada, com direito à premiação.
?2003 foi um ano diferente na minha carreira. Devido aos vários boatos sobre a minha conduta como pessoa, comecei o ano sem patrocinador principal – um mês antes havia sido dispensado pela própria Hang Loose. E vivia um dos momentos mais difíceis da minha vida de surfista profissional. Eu estava muito triste com o que tinha acontecido e aquela vitória foi pura superação, pois consegui jogar tudo para fora dentro d?água. Acho que alguém lá em cima deve ter visto todo o meu esforço e dedicação, me premiando com aquela vitória inesquecível para mim?, conta Neco.
?Não é fácil chegar lá e vencer da maneira que foi. Com certeza, fui premiado por Deus. Em todas as baterias que disputei na Cacimba do Padre, me coloquei mais no meio da praia para pegar os tubos que subiam por ali e eu ficava esperando, esperando e ela só veio na grande final, num momento crucial da bateria. Foi uma emoção indescritível, o tubo rodou perfeito e eu consegui tirar uma nota 10 que me garantiu a vitória, que certamente ficará guardada num lugar especial como um dos momentos mais marcantes da minha carreira?, descreve o campeão do Hang Loose Pro Contest.
Baladas ? A entrada da Nova Schin, uma das patrocinadoras da 19a. edição do campeonato de surfe mais tradicional do país, vai agitar ainda mais a Ilha de Fernando de Noronha.
Nesta segunda-feira à noite, acontece a festa de abertura, com show da banda Nação Zumbi. na pizzaria localizada ao lado do Bar do Cachorro. Já na sexta-feira, a programação inclui grande Lual na Praia da Conceição.
Com apresentação da Nova Schin, o Hang Loose Pro Contest 2004 conta com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio Reef, Arnette e Têxtil Picasso; apoio das surf-shops Bali, Overboard, Central Surf, Uluwatu, Surf Trip, Ophicina, Bleat, Styllos, Star Point e Hot Water, além do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir, Waves.Terra e Nivana Turismo.
Galeria dos campeões do Hang Loose Pro Contest
2003 – Fernando de Noronha – Neco Padaratz (SC)
2002 – Fernando de Noronha (PE) – Victor Ribas (RJ)
2001 – Fernando de Noronha (PE) – Fábio Silva (CE)
2000 – Fernando de Noronha – Guilherme Herdy (RJ)
2000 – Maresias (SP) – Christiano Spirro (BA)
1999 – Baía de Maracaípe (PE) – Richard Lovett (AUS)
1999 – Praia de Maresias (SP) – Peterson Rosa (PR)
1998 – Praia de Gaibú (PE) – Armando Daltro (BA)
1997 – Baía de Maracaípe (PE)- Marcelo Nunes (RN)
1996 – Baía de Maracaípe (PE) – Fábio Silva (CE)
1995 – Pitangueiras (SP) – Peterson Rosa (PR)
1994 – Pitangueiras (SP) – Matt Hoy (AUS)
1993 – Pitangueiras (SP) – Joey Jenkins (EUA)
1992 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1991 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1990 – Pitangueiras (SP) – Fábio Gouveia (PB)
1989 – Praia da Joaquina (SC) – Glen Winton (AUS)
1988 – Praia da Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1987 – Praia da Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1986 – Praia da Joaquina (SC) – Dave Macaulay (AUS)