Neco Padaratz defende título na França

Neco Padaratz - Billabong Pro J-Bay 2003

Neco Padaratz venceu o campeão mundial Andy Irons na final do Quiksilver Pro France no ano passado. Foto: ASP World Tour/Ellis.
Começa nesta terça-feira (30/09) o período de espera para a realização da primeira das duas últimas etapas do WCT antes da “perna brasileira” do circuito mundial, que neste ano será toda disputada em Santa Catarina.

 

A “perna européia” começa com o Quiksilver Pro France, que tem prazo até o dia 11 de outubro para ser realizado e contará com estrutura móvel, podendo ser realizado em quatro diferentes cidades: Hossegor, base principal, Capbreton, Seignosse e Saint-Jean de Luz.

 

O catarinense Neco Padaratz defende o título da etapa, conquistado após ele derrotar numa final empolgante o campeão mundial Andy Irons. Os dois também decidiram o título da prova seguinte, com o havaiano dando o troco para ganhar o Billabong Pro em Mundaka, na Espanha.

 

Neste ano, esta etapa está marcada para rolar entre os dias 12 a 24 de outubro e, em seguida, os melhores surfistas do mundo desembarcam em Florianópolis para a estréia do Nova Schin Festival WCT Brazil, que terá sua sede principal na praia da Joaquina, mas será móvel em todo o Estado.

 

A etapa sul-americana do WCT vai do dia 27 ao dia 4 de novembro e entre os dias 4 e 9 será disputado o Onbongo Pro Surfing, penúltima prova de nível máximo 6 estrelas do World Qualifying Series (WQS) 2003, na praia Mole.

 

Os dois eventos da “perna brasileira” vão transformar a Ilha de Santa Catarina na grande capital do surfe mundial. Juntas, distribuirão uma incrível soma de aproximadamente 1 milhão de reais, pois a premiação do Nova Schin Festival WCT Brazil é de US$ 250 mil e a do Onbongo Pro Surfing é de US$ 125 mil.

 

Guilherme Herdy é um dos quatro brasileiros que estão se garantindo pelo ranking do WCT para o ano que vem. Foto: ASP World Tour/Szilagyi.
Além disso, elas serão decisivas na formação da lista dos 42 surfistas que vão disputar o milionário WCT no ano que vem. A batalha pela classificação ocorre nos dois rankings mundiais.

 

Por enquanto, Neco Padaratz (SC), Paulo Moura (PE), Victor Ribas (RJ) e Guilherme Herdy (RJ) aparecem no grupo dos 27 primeiros colocados no WCT 2003, que é mantido na divisão principal do Circuito Mundial.

 

Os mesmos surfistas também estão entre os 15 que sobem do WQS, com Neco podendo até conquistar o título mundial neste ranking por antecipação no Onbongo Pro Surfing, antes mesmo das etapas finais no Hawaii.

 

Pela regra, por estarem se garantindo pelo WCT, eles dispensam a vaga do WQS, que atualmente está classificando até o vigésimo colocado. A grande novidade do Brasil no ranking de acesso é o jovem carioca Raoni Monteiro, que garantiu sua entrada na elite mundial com a vitória no 6 estrelas do Japão.

 

Vice-campeão nesta mesma etapa, o potiguar Marcelo Nunes subiu para o 13o lugar e poderá confirmar o seu retorno ao WCT com um bom resultado na praia Mole. Na mesma situação está o paulistano Renan Rocha, que ocupa o 19o lugar no WQS e é o penúltimo na atual lista provisória dos 15 surfistas que vão completar a relação dos Top 42 do WCT 2004.

 

Já Peterson Rosa (PR), Armando Daltro (BA), Flávio Padaratz (SC), Danilo Costa (RN) e Fábio Gouveia (PB), estão perdendo suas vagas por não aparecerem em nenhuma das duas listas.

 

No Quiksilver Pro France, o primeiro brasileiro a estrear será o tricampeão brasileiro Peterson Rosa, que foi escalado na primeira bateria contra os australianos Michael Lowe e Toby Martin.

 

Terceiro colocado na etapa passada do WCT em Trestles, na Califórnia (EUA), Victor Ribas (RJ) participa da quinta disputa por classificação direta para a terceira rodada da competição com mais dois australianos: Kieren Perrow e Troy Brooks. No confronto seguinte, tem Paulo Moura (PE) contra Mick Fanning (AUS) e Mikael Picon (FRA).

 

Depois, o defensor do título Neco Padaratz pega na décima bateria o hexacampeão mundial e vice-líder do WCT 2003, Kelly Slater (EUA), com os dois ainda aguardando quem será o terceiro adversário. Na 11a, Guilherme Herdy (RJ) e Fábio Gouveia (PB) vão disputar uma única vaga contra Taylor Knox (EUA).

 

Mais dois brasileiros estão juntos na 13a bateria, formada por Mark Occhilupo (AUS), Armando Daltro (BA) e Danilo Costa (RN). E fechando a participação do Brasil, Flávio Padaratz (SC) enfrenta os australianos Daniel Wills e Lee Winkler na 15a.

 

Nesta fase, ninguém é eliminado e quem não vencer a bateria ganha uma nova chance na repescagem.

 

Ranking mundial WCT 2003
 
1 Andy Irons (Haw)
2 Kelly Slater (EUA)
3 Taj Burrow (Aus)
4 Joel Parkinson (Aus)
5 Mick Fanning (Aus)
6 Kieren Perrow (Aus)
7 Dean Morrison (Aus)
8 C. J. Hobgood (EUA)
9 Cory Lopez (EUA)
10 Taylor Knox (EUA)
11 Luke Egan (Aus)
11 Damien Hobgood (EUA)
13 Michael Lowe (Aus)
14 Mark Occhilupo (Aus)
15 Shea Lopez (EUA)
16 Daniel Wills (Aus)
21 Neco Padaratz (Bra)
22 Paulo Moura (Bra)
23 Victor Ribas (Bra)
25 Guilherme Herdy (Bra)
28 Peterson Rosa (Bra)
28 Armando Daltro (Bra)
33 Flávio Padaratz (Bra)
39 Danilo Costa (Bra)
42 Fábio Gouveia (Bra)

Exit mobile version