Hang Loose Pro

Neco Padaratz entra na briga

0

Neco Padaratz fica com a última vaga do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. Foto: Ivan Storti.

O catarinense Neco Padaratz é o sétimo representante do Brasil no Hang Loose Santa Catarina Pro 2009, que começa neste sábado (27/6) na praia da Vila, Imbituba (SC).

 

Ele ficou com a vaga aberta pela contusão do norte-americano Gabe Kling, depois que os dois primeiros da lista de substitutos da ASP preferiram disputar o WQS da África do Sul. Neco foi escalado para estrear na sétima bateria, encabeçada por Adriano de Souza, atual número 5 do mundo e um dos seis únicos surfistas que irão brigar pela liderança do ranking em Imbituba.

 

O vento Sul já entrou no litoral catarinense e as previsões vão se confirmando para que o Hang Loose Santa Catarina Pro comece sábado com grandes ondas na praia da Vila.

 

A expectativa é grande, principalmente porque esta é a quarta das dez etapas da temporada de caça ao título de Kelly Slater. O americano não começou bem o ano e precisa de um ótimo resultado no Brasil para buscar o histórico décimo troféu de campeão mundial.

 

No momento Slater ocupa uma decepcionante vigésima quinta posição no ranking, pois nas duas etapas da Austrália acabou barrado pelos convidados Julian Wilson e Owen Wright. Já no Tahiti, foi derrotado pelo basco Aritz Aranburu. Kelly Slater estréia na quarta bateria deste sábado, com Tim Reyes e o alemão Marlon Lipke.
 
Em Imbituba, apenas seis surfistas brigam pela liderança na corrida do título mundial. O australiano Joel Parkinson não largou o osso desde a vitória na etapa de abertura na Gold Coast, onde Adriano de Souza fez sua primeira final no ASP Tour. Joel também ganhou a outra prova australiana em Bells Beach e perdeu a invencibilidade no Tahiti, mas já tinha construído uma boa vantagem em casa.

 

Seus únicos concorrentes no Hang Loose Santa Catarina Pro são o vice-líder Taj Burrow, Mick Fanning, C. J. Hobgood, Mineirinho e o sul-africano Jordy Smith.
 
Com a confirmação do último participante, todos os confrontos da primeira fase foram completados. Logo depois da estréia de Adriano de Souza e Neco Padaratz com o havaiano Kekoa Bacalso, o convidado da Federação Catarinense de Surf (FECASURF), Guilherme Ferreira, vai encarar o cabeça-de-chave número 1, Joel Parkinson, e outro australiano, Kai Otton, na oitava bateria.

 

O campeão brasileiro Gustavo Fernandes pega mais dois australianos, Taj Burrow e Jay Thompson. E o convidado da Hang Loose, Bernardo Pigmeu, entra na próxima com C. J. Hobgood e Dayyan Neve, da Austrália.
 
Além destes cinco, só os outros dois brasileiros do grupo de elite vão disputar o Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. O paranaense Jihad Khodr será o primeiro a se apresentar. Ele foi escalado na terceira bateria com o americano Bobby Martinez que vem de vitória no Tahiti e o experiente australiano Phillip MacDonald. Já o cearense Heitor Alves fecha a participação verde-amarela na décima terceira bateria, com o americano Taylor Knox e o havaiano Roy Powers.

 

Esta fase inicial classifica os vencedores direto para a terceira fase, mas os perdedores têm uma nova chance na repescagem.
 
O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 está batendo um recorde histórico de participação estrangeira em etapas do ASP World Tour no Brasil. O recorde era de quarenta atletas na primeira edição da divisão de elite em 1992. Desta vez, são apenas sete brasileiros contra 41 surfistas, os melhores de outros nove países: Austrália (17), Estados Unidos (10), Havaí (4), África do Sul (3), França (3), Espanha (1), Portugal (1), Alemanha (1) e Tahiti (1).

 

O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 é uma realização de Gate e Quântica Promoções e Eventos em parceria com Grupo RBS. Patrocínio: Hang Loose e Skol. Apoio: Prefeitura de Imbituba e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Fase Classificatória Hang Loose Santa Catarina Pro 2009
 
1 Jordy Smith (Afr), Tim Boal (Fra) e Greg Emslie (Afr)
2 Fredrick Patacchia (Haw), Josh Kerr (Aus) e Mikael Picon (Fra)
3 Bobby Martinez (EUA), Jihad Khodr (Bra) e Phillip MacDonald (Aus)
4 Kelly Slater (EUA), Tim Reyes (EUA) e Marlon Lipke (Ale)
5 Mick Fanning (Aus), Aritz Aranburu (Esp) e Nathaniel Curran (EUA)
6 Bede Durbidge (Aus), Dean Morrison (Aus) e Ben Bourgeois (EUA)
7 Adriano de Souza (Bra), Kekoa Bacalso (Haw) e Neco Padaratz (Bra)
8 Joel Parkinson (Aus), Kai Otton (Aus) e Guilherme Ferreira (Bra)
9 Taj Burrow (Aus), Jay Thompson (Aus) e Gustavo Fernandes (Bra)
10 C. J. Hobgood (EUA), Dayyan Neve (Aus) e Bernardo Pigmeu (Bra)
11 Tom Whitaker (Aus), Dane Reynolds (EUA) e Nic Muscroft (Aus)
12 Kieren Perrow (Aus), Drew Courtney (Aus) e Michel Bourez (Tah)
13 Taylor Knox (EUA), Heitor Alves (Bra) e Roy Powers (Haw)
14 Damien Hobgood (EUA), Chris Ward (EUA) e Ben Dunn (Aus)
15 Jeremy Flores (Fra), Chris Davidson (Aus) e Tiago Pires (Por)
16 Mick Campbell (Aus), David Weare (Afr) e Dustin Barca (Haw)
 

Galeria dos campeões

 

2008  Bede Durbidge (AUS)
2007  Mick Fanning (AUS)
2006  Mick Fanning (AUS)
2005  Damien Hobgood (EUA)
2004  Taj Burrow (AUS)
2003  Kelly Slater (EUA