Hang Loose Pro

Neco Padaratz entra na briga

Neco Padaratz é o cabeça-de-chave número 1 do Hang Loose Pro Contest 2008

Neco Padaratz fica com a última vaga do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. Foto: Ivan Storti.

O catarinense Neco Padaratz é o sétimo representante do Brasil no Hang Loose Santa Catarina Pro 2009, que começa neste sábado (27/6) na praia da Vila, Imbituba (SC).

 

Ele ficou com a vaga aberta pela contusão do norte-americano Gabe Kling, depois que os dois primeiros da lista de substitutos da ASP preferiram disputar o WQS da África do Sul. Neco foi escalado para estrear na sétima bateria, encabeçada por Adriano de Souza, atual número 5 do mundo e um dos seis únicos surfistas que irão brigar pela liderança do ranking em Imbituba.

 

O vento Sul já entrou no litoral catarinense e as previsões vão se confirmando para que o Hang Loose Santa Catarina Pro comece sábado com grandes ondas na praia da Vila.

 

A expectativa é grande, principalmente porque esta é a quarta das dez etapas da temporada de caça ao título de Kelly Slater. O americano não começou bem o ano e precisa de um ótimo resultado no Brasil para buscar o histórico décimo troféu de campeão mundial.

 

No momento Slater ocupa uma decepcionante vigésima quinta posição no ranking, pois nas duas etapas da Austrália acabou barrado pelos convidados Julian Wilson e Owen Wright. Já no Tahiti, foi derrotado pelo basco Aritz Aranburu. Kelly Slater estréia na quarta bateria deste sábado, com Tim Reyes e o alemão Marlon Lipke.
 
Em Imbituba, apenas seis surfistas brigam pela liderança na corrida do título mundial. O australiano Joel Parkinson não largou o osso desde a vitória na etapa de abertura na Gold Coast, onde Adriano de Souza fez sua primeira final no ASP Tour. Joel também ganhou a outra prova australiana em Bells Beach e perdeu a invencibilidade no Tahiti, mas já tinha construído uma boa vantagem em casa.

 

Seus únicos concorrentes no Hang Loose Santa Catarina Pro são o vice-líder Taj Burrow, Mick Fanning, C. J. Hobgood, Mineirinho e o sul-africano Jordy Smith.
 
Com a confirmação do último participante, todos os confrontos da primeira fase foram completados. Logo depois da estréia de Adriano de Souza e Neco Padaratz com o havaiano Kekoa Bacalso, o convidado da Federação Catarinense de Surf (FECASURF), Guilherme Ferreira, vai encarar o cabeça-de-chave número 1, Joel Parkinson, e outro australiano, Kai Otton, na oitava bateria.

 

O campeão brasileiro Gustavo Fernandes pega mais dois australianos, Taj Burrow e Jay Thompson. E o convidado da Hang Loose, Bernardo Pigmeu, entra na próxima com C. J. Hobgood e Dayyan Neve, da Austrália.
 
Além destes cinco, só os outros dois brasileiros do grupo de elite vão disputar o Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. O paranaense Jihad Khodr será o primeiro a se apresentar. Ele foi escalado na terceira bateria com o americano Bobby Martinez que vem de vitória no Tahiti e o experiente australiano Phillip MacDonald. Já o cearense Heitor Alves fecha a participação verde-amarela na décima terceira bateria, com o americano Taylor Knox e o havaiano Roy Powers.

 

Esta fase inicial classifica os vencedores direto para a terceira fase, mas os perdedores têm uma nova chance na repescagem.
 
O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 está batendo um recorde histórico de participação estrangeira em etapas do ASP World Tour no Brasil. O recorde era de quarenta atletas na primeira edição da divisão de elite em 1992. Desta vez, são apenas sete brasileiros contra 41 surfistas, os melhores de outros nove países: Austrália (17), Estados Unidos (10), Havaí (4), África do Sul (3), França (3), Espanha (1), Portugal (1), Alemanha (1) e Tahiti (1).

 

O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 é uma realização de Gate e Quântica Promoções e Eventos em parceria com Grupo RBS. Patrocínio: Hang Loose e Skol. Apoio: Prefeitura de Imbituba e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Fase Classificatória Hang Loose Santa Catarina Pro 2009
 
1 Jordy Smith (Afr), Tim Boal (Fra) e Greg Emslie (Afr)
2 Fredrick Patacchia (Haw), Josh Kerr (Aus) e Mikael Picon (Fra)
3 Bobby Martinez (EUA), Jihad Khodr (Bra) e Phillip MacDonald (Aus)
4 Kelly Slater (EUA), Tim Reyes (EUA) e Marlon Lipke (Ale)
5 Mick Fanning (Aus), Aritz Aranburu (Esp) e Nathaniel Curran (EUA)
6 Bede Durbidge (Aus), Dean Morrison (Aus) e Ben Bourgeois (EUA)
7 Adriano de Souza (Bra), Kekoa Bacalso (Haw) e Neco Padaratz (Bra)
8 Joel Parkinson (Aus), Kai Otton (Aus) e Guilherme Ferreira (Bra)
9 Taj Burrow (Aus), Jay Thompson (Aus) e Gustavo Fernandes (Bra)
10 C. J. Hobgood (EUA), Dayyan Neve (Aus) e Bernardo Pigmeu (Bra)
11 Tom Whitaker (Aus), Dane Reynolds (EUA) e Nic Muscroft (Aus)
12 Kieren Perrow (Aus), Drew Courtney (Aus) e Michel Bourez (Tah)
13 Taylor Knox (EUA), Heitor Alves (Bra) e Roy Powers (Haw)
14 Damien Hobgood (EUA), Chris Ward (EUA) e Ben Dunn (Aus)
15 Jeremy Flores (Fra), Chris Davidson (Aus) e Tiago Pires (Por)
16 Mick Campbell (Aus), David Weare (Afr) e Dustin Barca (Haw)
 

Galeria dos campeões

 

2008  Bede Durbidge (AUS)
2007  Mick Fanning (AUS)
2006  Mick Fanning (AUS)
2005  Damien Hobgood (EUA)
2004  Taj Burrow (AUS)
2003  Kelly Slater (EUA

Exit mobile version