Mundial de bodyboard

Neymara é penta

0

Neymara Carvalho conquista pentacampeonato mundial. Foto: Flávio Brito.

Pelo segundo ano consecutivo e quinta vez na carreira, a capixaba Neymara Carvalho termina o ano como a melhor atleta de bodyboarding do mundo.

 

Mais uma vez, assim como em 2009, Neymara comemorou o título em Confital e entrou para a história como a única bodyboarder pentacampeã mundial.

 

O grito de campeã só pôde ser dado na última bateria do evento, depois da derrota de Jéssica Becker diante da também brasileira Isabela Sousa.

O desfecho da temporada começou a ser visto nas baterias semifinais. A macaense Jéssica Becker eliminou a basca Eunate Aguirre, que estava brigando pelo título, e tirou a atleta da disputa. Na bateria seguinte foi a vez de Neymara cair na água.

 

Jeff Hubbard fatura o bi entre os homens. Foto: Elmo Ramos.

Com a vitória a capixaba conquistaria seu quinto título mundial e eliminaria qualquer possibilidade de perda de título. Porém, a cearense Isabela Sousa não queria festa e tratou de colocar água no chope de Neymara.

Sendo assim, Neymara precisou contar com a vitória de sua algoz para comemorar o título. Em outra bateria disputada, Isabela fez jus ao seu desempenho durante todo o campeonato e dominou as ações do começo ao fim. Resultado: Isabela campeã do Confital Bodyboarding Pro 2009 e Neymara campeã do mundo pela quinta vez.

“Estou muito feliz por mais esse título. Era meu objetivo pessoal ser penta campeã do mundo. O mar pequeno não ajudou no ultimo dia, mas deixei na mão de Deus e fui coroada com esse presente. Barra do Jucu  e o Espírito Santo devem estar em festa. Para 2010 pretendo focar em os melhores eventos e viajar para terminar o projeto do meu filme. Eu preciso de um tempo das competições para voltar em 2011 ainda mais motivada.”, anunciou Neymara.

Yeray Martinez, Guillermo Cobo, Diego Cabrera e Hugo Pinheiro no pódio do Confital Bodyboarding Pro. Foto: Flávio Brito.

A história desta temporada foi bem parecida com a de 2008. Jéssica e Neymara chegaram à decisão novamente, mas dessa vez com a capixaba assistindo e torcendo da praia.

 

Mais uma vez Jéssica terminou em segunda no evento, mas disse que aprendeu bastante. A carioca, atleta jovem e que cresce a cada temporada, evoluiu muito e promete ainda mais empenho para os próximos anos.

“Novamente vim para cá com chances de título e novamente não pude levantar a taça. Tiro mais esse ano como experiência. Eu sinto que cada vez mais estou mais madura. Minha hora vai chegar em breve”, ressaltou Jéssica, que terminou a temporada na terceira posição no tour, atrás da basca Eunate Aguirre e da capixaba Neymara Carvalho.

Hubbard Depois de ser eliminado nas oitavas de final, todas as apostas era para que o título não ficasse mais com o havaiano Jeff Hubbard, pois três competidores ainda podiam tirar o caneco das mãos de Hubb.

 

Eunate Aguirre, Neymara Carvalho, Isabela Sousa e Jessica Becker no pódio feminino. Foto: Flávio Brito.

No entanto, as quartas de final começaram e o que se viu foram três baterias bastante disputadas e o sonho do havaiano se aproximando a cada disputa.

Guilherme Tâmega, Dave Winchester e, por último, Mike Stewart foram eliminados em suas baterias e o havaiano Jeff Hubbard pôde enfim comemorar mais um título mundial.

 

Hubb teve um excelente ano vencendo eventos importantes, Sintra e Peru, e acabou sendo premiado por sua consistência em todas as etapas que disputou.

“Ontem, depois da minha derrota para o Ben Player eu fui pra casa chorando muito. Vim para cá hoje sem maiores pretensões me acabou que todos os resultados a meu favor aconteceram. Não tenho palavras para descrever esse sentimento”, disse o Jeff.

Com o campeão do tour definido, coube ao canário Diego Cabrebra comandar o show em Confital. Depois de eliminar Guilherme Tâmega, o atleta despachou o compatriota Yeray Martinez na semi e por fim venceu o campeão europeu de 2009, Hugo Pinheiro, na grande decisão.

Com os resultados do evento os rankings mundiais foram definidos e Guilherme Tâmega foi o atleta brasileiro com a melhor posição, terminando o circuito na quarta colocação. Já entre as mulheres, além de Neymara e Jéssica, Isabela também mostrou bastante evolução e encerrou a temporada com a quarta colocação no tour.

O circuito mundial tem uma pausa e volta em 2010 com a etapa de inauguração, prevista para ocorrer no mês de fevereiro, na sempre temida bancada de Pipeline, no Hawaii.

Final masculina

Diego Cabrera (Can) 11.50 x Hugo Pinheiro (Por) 10.50
 
Semifinais da categoria masculina

1 Diego Cabrera (Can) 14.00 x Yeray Martinez (Can) 11.75
2 Hugo Pinheiro (Por) 14.50 x Guillermo Cobo (Can) 13.90

Semifinais da categoria feminina

1 Jéssica Becker (Bra) 14.00 x Eunate Aguirre (Esp) 11.75
2 Isabela Sousa (Bra) 14.25 x Neymara Carvalho (Bra) 10.75

 

Final feminina

Isabela Sousa (Bra) 10.50 x Jéssica Becker (Bra) 8.25

 

Ranking mundial masculino

1 Jeff Hubbard (Haw) – 6320 pontos
2 Dave Winchester (Aus) – 5880 pontos
3 Ryan Hardy (Aus) – 5830 pontos
4 Guilherme Tâmega (Bra) – 5760 pontos
5 Mike Stewart (Haw) – 5653 pontos

Ranking mundial feminino

1 Neymara Carvalho (Bra) – 5420 pontos
2 Eunate Aguirre (Esp) – 5405 pontos
3 Jéssica Becker (Bra) – 5390 pontos
4 Isabela Sousa (Bra) – 5100 pontos

5 Catarina Sousa (Por) – 4625 pontos