Surfista desde criança, Nilton J. de Lima foi obrigado a amputar a perna esquerda em função de um câncer. Quase um ano depois da operação e do tratamento, ao invés de desistir e cair em depressão, ele voltava para a água com seu longboard.
Nil, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é um exemplo de superação e força de vontade.
“Não pensei que um simples caroço na minha perna pudesse mudar tanto minha vida. Entre a descoberta e a amputação foram apenas dois meses. E depois, mais sete meses de tratamentos fortíssimos e quimioterapias, às vezes me levando ao desânimo e à descrença, mas apenas às vezes, pois dentro de mim estava viva a força e a vontade de fazer tudo que fazia antes”, conta Nil.
A readaptação ao surf não foi fácil e o apoio de algumas pessoas foi fundamental. “Pensei em desistir, achei que não fosse conseguir, mas uma pessoa em especial que já tem experiência em surfar sem uma das pernas, o ‘Pirata’, me ajudou muito. Não posso deixar de agradecer o apoio de outros amigos, como o ‘Mergulhão’ e o Pierre. Agradeço também à empresa na qual trabalho e os médicos e fisioterapeutas que me acompanharam na recuperação”.
Nil faz questão de dizer que não gosta de ser visto como exemplo de lição de vida e explica: “Olhe ao nosso redor. Tem coisas piores acontecendo todos os dias com outras pessoas. Ter certas limitações não é motivo para deixar de acreditar na alegria, achar que tudo acontece com você. Ter limitações pode ser apenas o começo de uma vida diferente. Uma vida com mais vontade, gana e força. Uma vida rica em sentimentos”, finaliza Nil.