No quintal da Cinemateca

Danylo Grillo, Sidnei Guimarães, Junior Faria, Bernardo Pigmeu, Victor Bernardo, Paulo Kid e Rafael Mellin

Danylo Grillo, Sidney Guimarães, Junior Faria, Bernardo Pigmeu, Victor Bernardo, Paulo Kid e Rafael Mellin. Foto: Ricardo Macario.
Na última quinta-feira rolou a estréia paulista de Quintal de Casa, novo filme da Hang Loose, exibido na Cinemateca Brasileira, Vila Mariana (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o trailer

 

O talentoso videomaker carioca Rafael Mellin acompanhou o dia-a-dia dos atletas da equipe durante um ano no Brasil e no mundo.

 

Em São Paulo, o evento contou com presença de alguns dos ‘atores’ principais como Danylo Grillo, Bernardo Pigmeu, Junior Faria e Sidney Guimarães.

Rafael Mellin lança a segunda produção em parceria com a Hang Loose. Foto: Ricardo Macario.

 

Pigmeu inclusive veio especialmente de Maracaípe (PE), onde disputa etapa da divisão de acesso do circuito brasileiro, para prestigiar o lançamento.

 

A produção também tem participação de Fábio Gouveia, Marcondes Rocha, Yuri Castro, Eric de Souza e Sylvio Mancusi, que incluem o time da marca.

 

Responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira (com um acervo composto por cerca de 200 mil rolos de filme), a Cinemateca pela primeira vez recebeu uma produção de surf.

 

?O espaço é superbacana. Ficamos orgulhosos quando soubemos que este seria o primeiro filme de surf a ser exibido aqui?, diz Zozi Mendes, um dos responsáveis pelo marketing da Hang Loose.

 

Como ingredientes principais, Quintal de Casa apresenta ângulos incomuns usados para captar momentos da intimidade dos surfistas e combina belas imagens, trilha-sonora variada e surf de alto nível.

 

O filme promete agradar a galera porque mostra o que temos de bom em nosso litoral, com os atletas destruindo ? literalmente ? o quintal de casa, em vez de seguir a tradicional fórmula de ondas perfeitas em picos paradisíacos – realidade distante da maioria dos surfistas.

 

?Há algum tempo tínhamos vontade de fazer algo por aqui, uma produção mais curta. Queríamos retratar algo mais próximo da realidade e mostrar que qualquer um pode ser feliz surfando em casa?, comenta Mellin.

 

Durante as muitas viagens em que acompanhou os atletas, Mellin sempre observou os surfistas reclamando de saudades. ?Por mais viagens que se faça, não tem nada melhor do que pegar um dia bom em seu pico local. Além de que, todo mundo sempre defende seu quintal. Rola um lance de amor incondicional?, destaca Mellin.

 

Ele ficou surpreso com alguns picos que não conhecia. ?Não tinha idéia do potencial das ilhas localizadas em São Sebastião, onde o Grillo costuma surfar. Foi muito interessante observar a vida caiçara do pessoal que vive praticamente isolado?, diz.

 

Para o videomaker, também foi maneiro conviver com a galera do Guarujá (SP), enquanto captava as imagens de Junior Faria. ?O pessoal do ‘Guarú’ é muito engraçado, sempre rolava uns churrascos, a galera é bem unida?, conta.

 

Um dos momentos marcantes para Mellin foi a convivência com Fábio Gouveia e a família dele em Florianópolis (SC). ?Me senti um filho, entrei na vida do cara. E por mais que eu já o conheça bastante, ele é meu ídolo desde moleque?.

 

O filme mostra bem a realidade de cada um. Pigmeu, por exemplo, com a vida de Top do circuito mundial, ultimamente tem tido pouco tempo para curtir seu quintal. Então, ele aparece entre aeroportos e compensa sentindo-se casa em picos como o North Shore, Hawaii, praia do Francês (AL), entre outros points do mundo.

 

No entanto, o filme não é abastecido somente de ondas brasileiras. Quintal de Casa também reúne imagens de Indonésia, Hawaii, África do Sul e de um pico no Oceano Índico.

 

Esta é a segunda produção de Rafael Mellin com a equipe Hang Loose. A primeira parceria, Sambatrance & Rock?roll, foi um sucesso e rendeu ao diretor o prêmio de melhor filme do Festival Internacional de St. Jean de Luz 2005, na França

 

A primeira exibição de Quintal de Casa rolou em Florianópolis (SC). Depois de São Paulo, o filme segue para o Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS). Também está planejada uma exibição em Belo Horizonte (MG) – ainda não confirmada.

 

Para os fanáticos por vídeos de surf, Quintal de Casa está disponível nas melhores surf-shops.

 

Ficha Técnica

 

Direção Rafael Mellin
Direção de arte Marcelus Viana
Coordenação de produção Bruno Lins
Produtor-executivo Alfio Lagnado

Edição Mellin e Júlio Adler
Imagens Marcos Salamonde e Mellin
Produção executiva Alfio Lagnado
Patrocínio Hang Loose
Trilha-sonora Sonic Junior, Mombojó, Marcelo D2, Millencolin, Brave Captain, Mxpx, Black Grass, Superágua, João Filho, Marcelinho Da Lua, entre outros.
Surfistas Danylo Grillo, Júnior Faria, Fábio Gouveia, Marcondes Rocha, Bernardo Pigmeu, Yuri Castro, Eric de Souza, Sylvio Mancusi e Sidney Guimarães.
Duração aproximadamente 50 minutos
Lançamento agosto 2006

 

 

Leia mais

 

Galera visita Quintal de Casa

 

Quintal de Casa encerra mostra em Floripa (SC)

 

Lar doce lar


 

Exit mobile version