Circuito Brasileiro

Norberto quebra a vala

0

Pedro Norberto, Pedro Norberto faz a melhor soma da etapa em Maresias e avança para as quartas-de-final. Foto: Nilton Santos / Divulgação.

Dos três surfistas que chegaram em São Sebastião dividindo a liderança do ranking brasileiro, só o paranaense Jihad Kohdr avançou para o domingo decisivo do penúltimo desafio do circuito brasileiro 2007.

 

As ondas continuam com meio metro, mas no sábado apresentaram a melhor formação da semana na praia de Maresias. O atual campeão brasileiro também defende o título desta etapa e confirmou sua classificação para as quartas-de-final derrotando o cearense Lucinho Lima.

 

O carioca Marcelo Trekinho já havia sido eliminado na sexta-feira e Marco Polo ainda passou uma bateria, mas perdeu o confronto de catarinenses contra Guga Arruda nas oitavas-de-final. Agora, o único com chances de tirar a liderança do paranaense neste domingo é o veterano paulista Wagner Pupo, que mora em São Sebastião (SP).

 

Com 39 anos de idade, Pupo é um dos representantes da velha guarda que continuam dando muito trabalho para a nova geração. No sábado ele ganhou a primeira oitava-de-final do baiano Wilson Nora com um placar apertado de 12,04 x 11,83 pontos e já aparece em quarto lugar no ranking, abaixo apenas do ex-trio de líderes do ranking 2007.

 

?Estou totalmente concentrado neste campeonato, conheço bem essa onda, moro aqui, então essa é minha chance e quero tentar a vitória aqui para entrar nessa briga. Alguns já perderam e quero construir uma boa vantagem para decidir tudo lá no Rio de Janeiro?, falou Wagner Pupo, que abre o domingo decisivo  enfrentando o paulista da Praia Grande, Ricardo Ferreira, uma das surpresas desta penúltima etapa da temporada 2007.

 

Já o paranaense Jihad Kohdr terá pela frente o catarinense Pedro Norberto, que realizou a melhor apresentação de toda a semana na praia de Maresias. Em duas ótimas ondas, recebeu notas 9,57 e 9,10 para quebrar o recorde de pontos do campeonato pela segunda vez no sábado.

 

Seus incríveis 18,67 pontos de 20 possíveis superaram os 17,76 pontos que o paulista Odirlei Coutinho atingiu no início do dia.

 

?Foi irada a bateria contra o William (Cardoso). Somos muito amigos e eu tive a sorte de achar duas ondas excelentes que se tivessem entrado para ele, ele também quebraria. E contra ele se não fizer 9 ou 8 não passa, pois surfa muito e estou muito feliz pela ótima bateria que consegui fazer?, falou Pedro Norberto.

 

Na disputa seguinte, Jihad Kohdr deu outro show nas direitas e com notas 8,33 e 8,17 alcançou imbatíveis 16,50 pontos contra o cearense Lucinho Lima.

 

?Estou amarradão porque consegui encaixar o meu surfe, mesmo não pegando as melhores ondas da bateria. Mas, só quero fazer o meu trabalho. Vim aqui para ganhar e não quero nem pensar nos adversários que estão aí na briga pelo título brasileiro. Só quero pensar em cada bateria, cada campeonato, tem muita coisa ainda para acontecer e meu foco neste momento é vencer esta etapa, é ser bicampeão aqui em Maresias, que é um lugar que gosto muito desde quando eu era criança?, disse o paranaense que já se isolou na liderança do ranking em São Sebastião.

 

A terceira quarta-de-final ficou formada por dois surfistas que ainda não haviam conseguido boas apresentações no SuperSurf 2007 e encontravam-se bem abaixo até do grupo dos 24 primeiros colocados do ranking que serão mantidos na elite do surfe nacional para o ano que vem.

 

O potiguar Danilo Costa era o 61.o colocado e já aparece em 47.o após a vitória sobre o dono da única nota 10 deste ano na praia de Maresias, o cearense Thiago de Souza. Seu próximo adversário será o carioca Anselmo Correia, que já saltou da 42.a para a 28.a posição quando despachou o também cearense Claudemir Lima nas oitavas.

 

Na disputa seguinte, caiu o outro surfista que chegou a São Sebastião na ponta do ranking. Guga Arruda acabou vencendo o confronto catarinense com Marco Polo, que liderava o ranking 2007 desde sua vitória na etapa de abertura da temporada na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

 

?É um prazer vencer o Marco Polo neste momento de auge da carreira dele. Ele é um menino que foi preparado para vencer desde criança, participei de parte do treinamento dele, torço por ele, mas na bateria dei meu máximo para vencer e estou amarradão pela vitória?, vibrou o experiente Guga Arruda, de 33 anos.

 

Ele agora pega Heitor Alves na última quarta-de-final em São Sebastião. O cearense também conseguiu um dos maiores placares do campeonato na vitória sobre o ubatubense Odirlei Coutinho por 17,50 x 12,20 pontos. Assim como Jihad Kohdr,

 

Heitor Alves está quase com sua vaga garantida na elite mundial do WCT do ano que vem e igualmente pode chegar lá como campeão brasileiro. ?Estou competindo tranquilo, sem tanta pressão, correndo por fora, então o negócio é manter a concentração para ir passando as baterias. Tem a semifinal ainda para chegar à final e o primeiro objetivo é vencer esta etapa aqui em Maresias. Depois a gente vê no que vai dar?, falou Heitor Alves.

 

Jano premiado – Depois de ser derrotado por Ricardo Ferreira, o paraibano Jano Belo foi com tudo para a Expression Session e mandou a manobra mais expressiva da disputa para faturar R$ 10 mil. Nas etapas anteriores, os vencedores foram o carioca Marcelo Trekinho e os baianos Bruno Galini e Alandreson Martins. 

 

Resutados das oitavas-de-final

 

1 Wagner Pupo (SP) 12,04 x 11,83 Wilson Nora (BA)

2 Ricardo Ferreira (SP) 16,84 x 13,27 Jano Belo (PB)

3 Pedro Norberto (SC) 18,67 x 9,44 William Cardoso (SC)

4 Jihad Kohdr (PR) 16,50 x 12,00 Lucinho Lima (CE)

5 Danilo Costa (RN) 16,06 x 12,00 Thiago de Souza (CE)

6 Anselmo Correia (RJ) 17,83 x 14,90 Claudemir Lima (CE)

7 Guga Arruda (SC) 14,17 x 11,17 Marco Polo (SC)

8 Heitor Alves (CE) 17,50 x 12,20 Odirlei Coutinho (SP)

 

Quartas-de-final

 

1 Wagner Pupo (SP) x Ricardo Ferreira (SP)

2 Jihad Kohdr (PR) x Pedro Norberto (SC)

3 Anselmo Correia (RJ) x Danilo Costa (RN)

4 Heitor Alves (CE) x Guga Arruda (SC)