Nordeste fica de fora

0

A praia da Ferrugem mais uma vez abre o circuito brasileiro em Garopaba (SC), na primeira quinzena de abril. Foto: Ricardo Mega.

Pela primeira vez desde que foi inaugurado, em 2000, o SuperSurf não terá pelo menos uma etapa disputada na região Nordeste do país.

 

O principal motivo foi a falta de comprometimento nos acordos com os órgãos públicos, necessários para a realização de um grande evento como os promovidos pela Editora Abril, organizadora do circuito brasileiro.

 

A situação chegou ao limite no ano passado, quando a Prefeitura Municipal de Itacaré nem sequer demonstrou interesse em solucionar as pendências.

 

Com isso, todas as cinco etapas da temporada 2007 serão realizadas nas regiões Sul e Sudeste e a prova de abertura na praia da Ferrugem, Garopaba (SC), acabou transferida do mês de março para os dias 11 a 15 de abril.

 

“Particularmente fico muito triste, pois tenho um carinho muito grande pela cidade de Itacaré, que nós lançamos no cenário nacional de competições. No entanto, existem pessoas nas quais confiamos que acabaram esquecendo a importância deste evento para a comunidade”, lamenta Evandro Abreu, diretor de eventos da Editora Abril e organizador do SuperSurf.

 

Com o cancelamento da etapa baiana, as cidades de Florianópolis (SC) e Saquarema (RJ) estão na briga para voltar a receber a elite do surfe nacional no lugar da etapa nordestina. Só após essa definição o calendário será anunciado por completo.

 

?Se Floripa vencer, passará a ser a penúltima etapa do circuito e a segunda será realizada na em Maresias, São Sebastião (SP). Caso contrário Saquarema receberá a segunda etapa no início de maio e a de Maresias passa a ser a penúltima, em setembro?, esclarece Abreu.

 

Por enquanto estão confirmadas as datas e locais da primeira, terceira e última etapa. A terceira etapa rola entre 20 e 24 de junho na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP); e a decisão da temporada acontece novamente na Barra da Tijuca, de 10 a 14 de outubro no Rio de Janeiro (RJ).
 
A premiação por etapa aumentou para R$ 150 mil e os campeões brasileiros continuarão ganhando um carro zero quilômetro de prêmio, como os recebidos pelo paranaense Jihad Khodr e pela carioca Andréa Lopes em 2006.

 

A Volkswagen e a Nova Schin renovaram as cotas de patrocínio, assim como a Nescau, co-patrocinadora do SuperSurf 2007. Este será o último ano do circuito com 82 surfistas (60 na categoria masculina e 22 na feminina) de 11 Estados do país. Em 2008 este grupo será reduzido para 62 componentes (46 no masculino e 16 no feminino).
 
Outra novidade é que São Paulo perdeu o status de maioria absoluta de participantes que apresentou nos sete primeiros anos da elite nacional criada no ano 2000.

 

Em 2007 o Rio de Janeiro terá o mesmo número de paulistas, 18, graças ao convite dado pela Editora Abril ao carioca Pedro Henrique para disputar toda a temporada.

 

O outro é o paranaense tricampeão brasileiro Peterson Rosa, que também saiu do grupo do WCT em 2006 e agora pode participar de competições não válidas pelos circuitos mundiais da ASP (Association of Surfing Professionals).
 
SuperSurf 2007 – Calendário
 
1 Abr 11-15 – praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
2 Mai 02-06 – indefinido
3 Jun 20-24 – praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
4 Set 12-16 – indefinido
5 Out 10-14 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)