Nordestinos tentam quebrar tabu

Edvan Silva

Edvan Silva é um dos reforços do Ceará na abertura do brasileiro amador. Foto: Lima Júnior.
A praia do Beach Park, em Porto das Dunas, Aquiraz (CE), está pronta para estrear no calendário do Maresia Brasileiro de Surf Amador.

 

O evento começa na próxima sexta-feira (11/3) e vai até domingo (13/3) no litoral cearense, contando com as categorias Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Feminino Open e Feminino Júnior, além do tradicional duelo entre equipes.
    
Desde o início da disputa por equipes no circuito brasileiro, em 1989, nenhuma delegação nordestina conseguiu terminar o ano no topo do ranking nacional. Em 16 anos de história, apenas três estados levaram o cobiçado título.

 

Equipe paulista possui sete títulos nacionais. Foto: Rosenval Rolins.

O time de São Paulo, com sete vitórias, é o recordista, seguido de muito perto pelo Rio de Janeiro, com seis. Santa Catarina, tricampeã nacional, completa o seleto grupo de campeões do circuito brasileiro. 
 
Celeiro de diversos talentos do surf internacional, o Ceará costuma dar muito trabalho quando consegue colocar toda a sua equipe em ação.

 

Porém, a falta de investimento no time estadual impede que a Federação Cearense de Surf (FCS) leve os seus atletas para todas as etapas do Maresia Brasileiro de Surf Amador.

 

O Ceará foi o último estado nordestino a vencer uma etapa do circuito. Em 2003, levou a torcida ao delírio e fez a festa em casa com uma belíssima vitória na praia de Icaraí, em Caucaia, palco da abertura do circuito daquele ano.

 

 

##

Catarinense Alejo Muniz é um dos candidatos ao título na Mirim. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Os anfitrões querem repetir a performance e quebrar o tabu nordestino de dois anos sem vitórias no Brasileiro.

 

“A expectativa é de sempre de mostrar novos nomes, pois aqui no Ceará funciona um laboratório de surfistas. São testados nos diversos eventos locais e, a partir do Brasileiro Amador, uma nova geração é formada, sempre vitoriosa”, revela Amélio Júnior, presidente da Federação Cearense de Surf. 


Lazer e diversão – O complexo aquático Beach Park está localizado na praia de Porto das Dunas, cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Fortaleza.

 

Jadson André foi campeão brasileiro iniciante em 2004 e agora está de olho na Mirim. Foto: Ader Oliveira.

O parque aquático possui ótima infra-estrutura de lazer com mais de 20 atrações, entre elas várias piscinas, escorregadores, toboáguas de diversos tamanhos e formas que fazem seus visitantes, tanto crianças como adultos, se divertirem muito.  
 
Considerado o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park está situado numa área de 190 mil metros quadrados e fica de frente para a praia.

 

Possui ainda um centro de convenções com completa estrutura de serviços e equipamentos sendo excelente para eventos e congressos, além de um confortável resort para os momentos de descanso.
  

O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem supervisão do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O patrocínio é da Maresia Boardtech. Além da Maresia, a etapa cearense conta com o patrocínio do Beach Park, apoio da Ecológica, Governo do Estado (Sejuv), Prefeitura de Aquiraz, Sesc-CE, Teccel, Beach Park Suítes Resort, Rádio Rock e realização da Federação Cearense de Surf.
  
Para obter mais informações, entre em contato com Adalvo Argolo, promotor do evento, através do telefone (0xx73 9983-7969) ou envie mensagem para adalvoargolo@uol.com.br.
 

Exit mobile version