Noronha recebe Hang Loose Pro Contest

Guilherme Herdy, campeão do Hang Loose Pro Contest 2000, na Cacimba do Padre.

#Depois de abrir a disputa pelas quinze vagas na elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT) no Reef Classic 2002, em Florianópolis (SC), o Brasil sedia entre terça-feira (29/01) e domingo (03/02) desta semana a segunda prova importante do World Qualifying Series (WQS).

Mais 60 mil dólares em prêmios, aproximadamente R$ 140 mil, e 1.500 pontos serão disputados no Hang Loose Pro Contest, com a 17a edição do campeonato mais tradicional do surf brasileiro sendo realizado pelo terceiro ano seguido nas potentes ondas de Fernando de Noronha (PE).

A maioria dos competidores saiu da Ilha de Santa Catarina na última segunda-feira direto para a cidade do Recife, capital de Pernambuco, e de lá seguiu para o arquipélago.

A expectativa de todos é muito grande, porque as previsões indicam a entrada de grandes ondulações durante esta semana que podem garantir mais um show de tubos na Cacimba do Padre, no Boldró ou no Abras, as três principais praias para a prática do surf no arquipélago.

Em sua estréia no local, no ano 2000, a competição não saiu da Cacimba do Padre e o niteroiense Guilherme Herdy foi o campeão logo em sua primeira visita em Fernando de Noronha. No ano passado, as ondas estavam bem maiores e as finais foram realizadas no Abras, com o cearense Fábio Silva faturando o seu segundo título do Hang Loose Pro Contest.

?A onda do Abras é muito chocante. Quebra poucas vezes e é uma esquerda muito expresso, tubular. Foi emocionante ter vencido lá?, recorda Silva.
A longa história do evento mais antigo do surf no país começou em 86 na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), quando trouxe o Circuito Mundial de volta para o Brasil.

Em 90, veio a mudança para a praia das Pitangueiras e logo na estréia no Guarujá (SP) o paraibano Fábio Gouveia, da Equipe Hang Loose, quebrou a hegemonia australiana, e se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa do Circuito Mundial.

Em seguida, vieram mais quatro vitórias estrangeiras e, na despedida do Guarujá, o paranaense Peterson Rosa se consagrou como o segundo brasileiro a vencer o Hang Loose Pro Contest.

Em 96, o evento foi transferido para Pernambuco e os nordestinos faturaram três títulos seguidos, com Fábio Silva (CE), Marcelo Nunes (RN) e Armando Daltro (BA). Nos dois anos seguintes, foram realizadas duas edições do Hang Loose Pro Contest por temporada.

Em 99, Peterson Rosa (PR) foi o campeão na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), e o australiano Richard Lovett quebrou a série invicta de títulos brasileiros no litoral pernambucano, vencendo a última edição disputada na Baía de Maracaípe.

Em 2000, Guilherme Herdy (RJ) venceu na estréia do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE) e Christiano Spirro (BA) ficou com o título na praia de Maresias (SP). Já em 2001, Fábio Silva (CE) ganhou a etapa de Fernando de Noronha e a de Maresias acabou não ocorrendo devido ao clima de guerra contra os causadores do atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA.

Somando com o título conquistado em 96, na estréia do Hang Loose Pro Contest na Baía de Maracaípe, em Porto de Galinhas (PE), Fabinho igualou a marca de outros três surfistas que também têm duas vitórias no campeonato mais tradicional do surf brasileiro: o paranaense Peterson Rosa (95/99) e os australianos Tom Carroll (87/88) e Nicky Wood (91/92).

?Me sinto muito honrado de saber que eu estou nesta lista. Com certeza, será mais um campeonato incrível, emocionante, e o Álfio (Lagnado, presidente da Hang Loose) é que está de parabéns por ter levado o campeonato lá para Noronha, que para mim é um lugar com as melhores ondas do Brasil?, acredita Fabinho que, como o campeão do Reef Classic 2002, Anselmo Correia (RJ), participou da prova inaugural da temporada sem nenhum patrocinador.

Para mais informações acesse www.aspsurf.com.br .

Hang Loose Pro Contest ? Galeria dos Campeões

2001 – Fernando de Noronha (PE) – Fábio Silva (CE)
2000 – Fernando de Noronha – Guilherme Herdy (RJ)
2000 – Maresias (SP) – Christiano Spirro (BA)
1999 – Baía de Maracaípe (PE) – Richard Lovett (AUS)
1999 – Maresias (SP) – Peterson Rosa (PR)
1998 – Praia de Gaibú (PE) – Armando Daltro (BA)
1997 – Baía de Maracaípe (PE)- Marcelo Nunes (RN)
1996 – Baía de Maracaípe (PE) – Fábio Silva (CE)
1995 – Pitangueiras (SP) – Peterson Rosa (PR)
1994 – Pitangueiras (SP) – Matt Hoy (AUS)
1993 – Pitangueiras (SP) – Joey Jenkins (EUA)
1992 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1991 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1990 – Pitangueiras (SP) – Fábio Gouveia (PB)
1989 – Joaquina (SC) – Glen Winton (AUS)
1988 – Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1987 – Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1986 – Joaquina (SC) – Dave Macaulay (AUS)

Exit mobile version