Brasileiro Pro

Noronha triplex

0

 

Messias Félix defende título nacional da Abrasp. Foto: Lima Jr..

Cacimba do Padre recebe três competições em 11 dias. Foto: Daniel Smorigo.

O arquipélago de Fernando de Noronha será palco de um evento inédito da Associação Nordestina de Surf (ANS) depois do Carnaval.

 

 

O Noronha Surf Festival vai promover três competições nos tubos da Cacimba do Padre durante onze dias, de 21 de fevereiro a 3 de março, além de outras atividades extras na ilha, como cursos de juízes, palestras, shows e festas.

 

Pela primeira vez na história do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), iniciado em 1987, a disputa do título nacional vai começar por Fernando de Noronha. E também serão inaugurados na Cacimba do Padre os circuitos da Federação Pernambucana de Surf (FEPESU) e da Associação Brasileira de Longboard (ABL).

Brasileiro Pro
A primeira atração é o Marands Surf Pro Noronha, que nos dias 21 a 24 de fevereiro vai abrir a corrida pelo título brasileiro de surfe profissional de 2013 na paradisíaca Cacimba do Padre. Tudo neste evento é inédito.

 

É a primeira vez que acontece o Noronha Surf Festival, que o circuito da ABRASP começa no principal palco de ondas do Brasil e que a Marands, uma marca de surfwear de Caruaru, do interior de Pernambuco, patrocina uma etapa da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.

O Marands Surf Pro Noronha vai distribuir uma premiação de R$ 60 mil para os mais bem colocados e o evento é limitado para um máximo de 96 participantes.

 

Quatro vagas são reservadas para os surfistas do arquipélago e outras duas para convidados dos organizadores. Um deles já está definido, é o paraibano Fábio Gouveia, campeão brasileiro nas temporadas de 1998 e 2005 da ABRASP. O outro ainda será anunciado pela Associação Nordestina de Surf.

Pernambucano
Os surfistas profissionais podem até alongar a estadia na ilha para também disputar a etapa de abertura do Circuito Cyclone / Bali de Surf Pernambucano em Fernando de Noronha. A segunda atração do Noronha Surf Festival oferece R$ 10 mil de prêmio na categoria Pro / Am, mas só podem participar até 48 competidores no máximo. Então é preciso fazer a inscrição rapidamente na FEPESU, pelos e-mails [email protected] e [email protected] ou pelos fones (0xx81) 3463-1963 e (0xx81) 9242-4385.

No total, o Circuito Cyclone / Bali de Surf Pernambucano é disputado em dez categorias e todas serão realizadas nos dois dias reservados para esta primeira etapa do circuito estadual na programação do Noronha Surf Festival. Além da Pro / Am, única com premiação em dinheiro, tem as amadoras Open, Junior, Mirim, Iniciante, Petit, Master, Senior, Feminino e Longboard. As inscrições estão abertas para todas nos contatos citados no parágrafo acima.

Longboard Pro Fechando a programação esportiva do Noronha Surf Festival, a Gold Island, mais uma marca pernambucana de surfwear, promove a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional da ABL. Nos dias 1 a 3 março, será a vez dos pranchões ocuparem o cenário mágico da Cacimba do Padre e a expectativa é de que as principais estrelas da modalidade participem da largada da disputa pelo título que o carioca Phil Rajzman conquistou no ano passado.