Chuva torrencial, praia vazia, alguns surfistas na remada, vários jet-skis e ondas pesadas e tubulares. Assim podemos definir a última sexta-feira na praia mais famosa do litoral norte paulista, Maresias.
Clique aqui para ver o vídeo
Alemão de Maresias, com conhecimento de causa, previu altas ondas no quintal de sua casa e convocou os locais do Guarujá Haroldo Ambrósio e eu para uma sessão de surf no estilo tradicional, como nos velhos tempos antes dos jet-skis aparecerem no cenário.
As séries variando de 2 a 2,5 metros não paravam de bombar, dificultando o acesso ao outside, mas nem por isso Biro, Miguel Masullo, José Orlando “Zebra”, Jacó, Rogério “Caju” (bodysurf) e alguns outros não dividiram o outside conosco em meio a um trânsito de jet-skis amigável, quando até ofereceram algumas caronas de
volta ao outside entre uma onda e outra.
Alemão mandou várias rasgadas na cara da onda e pegou bons tubos, assim como Haroldo Ambrósio e todos os outros na sessão.
Esse fundo de areia oferece o melhor tubo do Brasil, só comparável, ou talvez superada, pela bancada das Ilha dos Lobos em Torres (RS). Questão de gosto.
Infelizmente, já no dia seguinte, com sol e ondas de 1 metro, o crowd invadiu o outside e a hostilidade reinou. Reinaram no outside várias rabeadas praticadas por surfistas sem noção nenhuma de educação e que eu nunca vi na vida.
Parece piada, mas senti saudade do Maresias que conheci aos 13 anos de idade, quando meu amigo Taiu me levou pela primeira vez.
Na água, só Alfredo Bahia e Alemão de Maresias.
Esse último swell na remada rendeu vários caldos e até uma prancha mágica minha foi vítima das ondas. Lembro-me do Taiu falando que gostava dos caldos de Maresias. Agora entendo suas palavras.
Fica aqui o meu agradecimento à Renata Neves (namorada do Alemão de Maresias) e Bia Silveira por passarem horas na praia embaixo de forte chuva registrando os melhores momentos da sessão. As pranchas usadas na sessão do vídeo foram:
Alemão de Maresias – 5″11′ e 6″8′ shapeadas pro Jonnhy Cabianca e Biro respectivamente, Haroldo Ambrósio – 6″2′ quatro quilhas feita por Aquiles Cerullo; Sylvio Mancusi – 6″6′ e 7″ DHD por Sylvio Zampol. Alemão e eu usamos blocos Teccell. Big aloha a todos.