Saneamento em Garopaba

Nova fase

0
4672x3104

Mobilização local apresenta proposta de sistema de saneamento sustentável para Garopaba. Foto: Divulgação.

 

Como resultado dos esforços da Oficina Criativa Saneamento Sustentável, cinco grupos trabalharam em soluções a partir da metodologia do Design Thinking. Foram 8 horas de trabalho para o desenho de cinco propostas com o objetivo de desenvolver para o centro da cidade e para a cidade de Garopaba (SC) como um todo, sistemas de tratamento de esgotos que possibilitem a não contaminação dos rios, lagoas, praias e corpos de água que são utilizados para a pesca artesanal, para banho, lazer e como recurso paisagístico e turístico.

 

A oficina consolidou a percepção de que um sistema projetado por microbacias, na menor escala possível, favorece um maior envolvimento e responsabilidade dos usuários no controle da geração de esgotos e no seu tratamento e disposição final.

 

Para conhecer a proposta na íntegra, clique aqui.

 

O próximo passo da mobilização é protocolar esta proposta no Ministério Público Federal, na Prefeitura de Garopaba, na CASAN e na Agência Francesa de Desenvolvimento, financiadora do projeto atual proposto pela CASAN. E fazer pressão para que a solução seja considerada.

 

Em 16 de junho, a APA da Baleia Franca fez uma manifestação para o Ministério Público Federal, dizendo que a falta de estudos de impactos na lagoa e na pesca artesanal inviabiliza um parecer conclusivo sobre a proposta atual da CASAN. E a APA recomenda que CASAN, Prefeitura e FATMA tomem conhecimento e considerem a proposta de solução de saneamento sustentável resultante da nossa Oficina.

 

Veja aqui agora o documento e continue ligado na nossa mobilização.