RDS Pro Junior

Nova geração ao ataque

RDS Pro Jr. 2017, Guarda do Embaú (SC).

2000x1333
Lucas Vicente aposta nos aéreos e se dá bem na abertura do RDS Pro Jr. Foto: William Zimmermann.

 

Válido pela seletiva sul-americana ao Mundial Pro Junior, o RDS Pro Jr. deu a largada nesta sexta-feira (13) em boas condições na Guarda do Embaú (SC).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Em ondas de meio metro com séries maiores, foram realizadas as baterias da primeira fase da categoria Masculino e as oitavas-de-final da Feminino.

 

O evento homenageia o ídolo local Ricardo dos Santos e também define os representantes do continente no Mundial Sub-20, que acontece em janeiro na Austrália.

 

O paulista Samuel Pupo, 16, foi o dono da melhor atuação entre os homens nesta sexta. Ele anotou 15.50 para deixar o guarujaense Ihgor Santana e o baiano Lucas Silva em combinação de notas na nona bateria do primeiro round.

 

“É bom começar com boas notas. Isso dá mais confiança para o resto do campeonato. Hoje o mar amanheceu um pouco diferente dos últimos dias, está pior, mas mesmo assim tem boas ondas”, comenta Samuel, que precisou de apenas duas manobras para cravar a maior nota do dia, 8.75. “Fiquei feliz de fazer essa nota excelente. Deu para sentir que o meu surfe está bom e os juízes estão gostando”, complementa.

 

Quem também carimbou vaga no segundo round com uma bela atuação foi o catarinense Lucas Vicente, 16, que no final de setembro conquistou o quarto lugar na categoria Sub-16 do Mundial da ISA (International Surfing Association), realizado no Japão.

 

Lucas apostou nos aéreos e conseguiu 8.00 e 6.25 em suas melhores ondas. A bateria também classificou o catarinense Tayrom da Silva em segundo. O paulista Guilherme Villas-Boas ficou em terceiro e foi eliminado.

 

“Entrei com a estratégia de pegar as esquerdas. Meu técnico (Leandro Dora) viu que tinha uma quebrando perto do salva-vidas, mas acabou que fiz duas notas 5.00 ali e comecei a procurar a direita. Tentei um aéreo e não voltei, mas vi que poderia apostar naquilo e acabei acertando dois aéreos rodando”, afirma Lucas.

 

“Estou muito feliz só de poder participar de uma homenagem tão incrível como essa para o Ricardo, que foi um grande amigo meu. Só tenho a agradecer por ter convivido, treinado e viajado com ele”, ressalta o surfista de Florianópolis, que no ano passado bateu na trave e não se classificou ao Mundial por uma bateria.

 

2000x1333
Boas ondas na Guarda do Embaú para o primeiro dia do evento em homenagem a Ricardo dos Santos. Foto: William Zimmermann.

 

Quem também fez bonito no Mundial da ISA e está garantido na segunda fase do RDS Pro Jr. é o argentino Jose Gundensen, atual campeão mundial amador na categoria sub-18. Radicado em Florianópolis, Gundensen superou o paranaense Fabio Martins e o catarinense Hedieferson Junior na penúltima bateria do primeiro round.

 

“Fazia uns cinco anos que não surfava aqui na Guarda. A onda é irada, tem força e vai dar condição para todos os atletas desenvolverem o seu surfe. Estou feliz te ter passado minha bateria e agora é focar na próxima”, diz o surfista natural de Mar del Plata.

 

Nesta mesma bateria, um convidado especial emocionou o público na Guarda do Embaú. O pequeno Martin Bianchi, 12, irmão caçula de Ricardinho, foi convidado a participar da disputa e arriscou algumas manobras contra os atletas bem mais experientes.

 

“Fiquei nervoso, e lembrei do meu irmão na água. Tentei algumas manobras, mas não dei sorte dessa vez”, afirma Bianchi, recebido com aplausos por amigos e familiares na beira da praia.

 

No Feminino, foram definidas as quartas-de-final nesta sexta-feira. Destaque para a surfista local Tainá Hinckel, atual campeã brasileira sub-18 e que anotou 8.25 e 5.90 no maior somatório do dia.

 

A adversária de Tainá na primeira bateria das quartas será Rafaela Coelho, também local da Guarda. Rafaela classificou-se em segundo nas oitavas na bateria vencida pela carioca Luara Thompson.

 

2000x1333
Tainá Hinckel avança às quartas-de-final no Feminino. Foto: William Zimmermann.

 

Uma nova chamada acontece neste sábado, às 7:30 horas (horário de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site da WSL.

 

RDS Pro Jr. 2017

 

Masculino

 

Segunda fase

 

1 Mateus Herdy (BRA), Jhonny Yauri (PER), Eric Monteiro (BRA) e Fernando Junior (BRA)

2 Arthur Cerqueira (BRA), Eduardo Motta (BRA), Juan Ruggiero (ARG) e Ryan Kainalo (BRA)

3 Pedro Dib (BRA), Leo Casal (BRA), Tayrom da Silva (BRA) e Leonardo Berbet (BRA)

4 Anderson Junior (BRA), Swell Henrique (BRA), Lucas Vicente (BRA) e Kauê Germano (BRA)

5 Samuel Pupo (BRA), Leonardo Barcelos (BRA), Mateus Sena (BRA) e Heitor Duarte (BRA)

6 Ihgor Santana (BRA), Artur Romão (BRA), Cauã Costa (BRA) e Vitor Ferreira (BRA)

7 João Chianca (BRA), Wallace Vasco (BRA) e Fabio Martins (BRA)

8 Diego Aguiar (BRA), Daniel Templar (BRA) e José Gundensen (ARG)

 

Feminino

 

Quartas-de-final

 

1 Tainá Hinckel (BRA) x Rafaela Coelho (BRA)
2 Yanca Costa (BRA) x Luara Thompson (BRA)
3 Louisie Frumento (BRA)
x Catalina Mercere (ARG)
4 Carolina Bonelli (BRA)
x Sol Aguirre (PER)

Exit mobile version