Circuito Medina ASM

Nova geração dá show

0

A nova geração do surf brasileiro deu um novo show nas ondas da Praia de Maresias, em São Sebastião, na segunda etapa do Circuito Medina ASM 2016. Neste domingo (31/07), as condições do mar melhoraram e os atletas garantiram grandes performances diante de um grande público na areia.

Das seis categorias, duas foram vencidas por talentos locais, com Heitor Duarte na sub16, e Caio Costa na sub12. Na sub14, Kauê Germano, da vizinha praia de Juquehy, enquanto que entre os caçulas, a sub10, mais uma vitória de Ryan Kainalo, de São Paulo.

As meninas também fizeram bonito, com a catarinense Tainá Hinckel, hoje a grande promessa da categoria, confirmou o favoritismo na sub16 e também voltou para casa com a melhor nota do evento, 9,5 e a maior somatória, 16,17 pontos de 20 possíveis. Já na sub12, a peruana Arena Rodriguez garantiu a primeira vitória internacional. Destaque também para Sophia Medina, irmã de Gabriel, com o segundo lugar e muita atitude nas ondas de mais de um metro.

 

“Mais uma etapa de sucesso, com ondas, participação de grandes talentos da nova geração. Fico feliz em saber que o nosso Circuito está atraindo os melhores e que todos estão motivados com o Instituto. Tivemos ondas muito boas e a molecada mandou muito bem”, destacou o próprio Gabriel Medina. “A aceitação da molecada, inclusive com atletas do exterior, como foi o caso da Arena, do Peru, e do Pietro, da Costa Rica, demonstra a força do nosso Circuito”, reforçou o presidente da Associação de Surf de Maresias (ASM), Alex Leco.

Disputas – No sábado, a competição começou com ondas pesadas, de 2 metros, indo para o mar somente os mais velhos da sub14 e sub16 masculinas. Já no domingo, o mar alinhou, oferecendo melhores condições. A primeira final no mar foi a sub16, dando uma demonstração dos talentos, com uma disputa acirrada pela vitória e a constante troca de liderança.

Conhecendo bem as ondas locais e com a melhor nota, Heitor levou, mas Daniel Templar, que também chegou à final da sub14, e Pedro Dib, se revezaram na frente. Fernando John John também surfou muito bem e só não conseguiu a ponta, por errar na última manobra de sua melhor onda. “Estou muito feliz, uma vitória maravilhosa. Com fé em Deus, quero ser bicampeão do Circuito. Foco, força e fé”, vibrou Heitor.

Na sub12 feminina, o nível técnico e a emoção continuaram em alta. Sophia Medina saiu na frente, liderava com certa folga, mas Arena virou o resultado. A brasileira recuperou a ponta e na sequência a peruana deu o troco, com um 7,10, empolgando o público. Pamela Mell foi a terceira, seguida de Naire Marques, de Ubatuba. “Foi difícil, porque estava Sophia Medina e também Pamella Mel, super boas surfistas, mas foi muito bem vencer no Brasil”, disse a fã de Gabriel Medina e que veio com a família de férias para o litoral norte paulista.

Depois foi a vez da sub12 masculina e Caio Costa, o Caveirinha, repetiu a vitória da etapa de abertura, demonstrando grande superioridade. Ryan Kainalo foi o segundo, com os santistas Yuri Beltrão e Renan Rodrigues em terceiro e quarto lugares. “Estou muito feliz em poder dar mais um passo para o título. E também tem a vaga no Instituto Gabriel Medina, que será tudo de bom”, comemorou Caio.

Na sub14, Kauê Germano abriu bem e na terceira e quarta ondas garantiu a vitória, com notas 7,43 e 8,33. Daniel Templar, em nova final, voltou a surfar bem, com o segundo lugar, tendo mais dois surfistas sebastianenses completando o pódio, Pedro Bianchini e Sérgio Luan. “Estou felizão e agora é focar na próxima, vir bem confiante e garantir essa passagem para a Califórnia”, festejou.

A penúltima final do dia foi um show de Tainá. Com uma experiência internacional de viagens (só este ano) ao Havaí, Indonésia, Panamá e Peru (onde venceu o Sul-Americano Pro-Júnior em San Bartolo), ela apresentou grande desempenho, com notas 7,33 e 8,17. “Todas as viagens estou conseguindo evoluir bastante. Estou muito feliz em vencer aqui. Nível muito forte. Gosto muito de competir em São Paulo. Desde pequeninha venho para cá. “, comentou a surfista de apenas 13 anos. “É muito treino, dedicação. Quando você ama o que faz, tudo flui”, acrescentou.

O encerramento das disputas aconteceu com os caçulas do evento e Ryan Kainalo em sua segunda decisão, levou a melhor, mantendo 100% de aproveitamento. Guilherme Fernandes, de Ubatuba, foi o segundo, com Murilo Coura, de São José dos Campos em terceiro e Aleab Rosa, mais um surfista ubatubense, em quarto. “Muito bem vencer de novo e agora é já pensar na última etapa para garantir esse importante título”, falou Ryan.

Próxima etapa – O Circuito terá a terceira e última etapa nos dias 19 e 20 de novembro, desta vez em frente à sede Instituto Gabriel Medina. Os campeões gerais da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina) ganharão passagens aéreas para a Califórnia. Além disso, os quatro primeiros colocados de cada categoria, que sejam de Maresias, serão convidados a integrar a equipe do Instituto Gabriel Medina, além de ganharem pranchas. Nas etapas, são distribuídos troféus e kits.

Prêmios em jogo – Patrocinado pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, o Circuito tem como atrativos as passagens aéreas para a Califórnia de premiação e também o convite aos melhores do Circuito, que sejam de Maresias, para participarem da turma inaugural do Instituto Gabriel Medina, em fase de construção e que promoverá treinamentos físicos e técnicos nos mesmos moldes feitos com o ídolo do surf brasileiro, para alcançar o topo do Mundo.

O evento – O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Resultados da segunda etapa

Sub16 Masculina
1 Heitor Duarte – São Sebastião (Maresias)
2 Pedro Dib – São Sebastião
3 Daniel Templar – RJ
4 Fernando John John – São Sebastião (Maresias)

Sub16 Feminina
1 Tainá Hinckel – SC
2 Julia Camargo – RJ
3 Carol Bonelli – RJ
4 Louisie Frumento – Guarujá

Sub14 Masculina
1 Kauê Germano – São Sebastião
2 Daniel Templar – RJ
3 Pedro Bianchini – São Sebastião
4 Sérgio Luan – São Sebastião

Sub12 Masculina
1 Caio Costa – São Sebastião (Maresias)
2 Ryan Kainalo – São Paulo
3 Yuri Beltrão – Santos
4 Renan Rodrigues – Santos

Sub12 Feminina
1 Arena Rodriguez – Peru
2 Sophia Medina – São Sebastião (Maresias)
3 Pamella Mel – São Sebastião (Maresias)
4 Naire Marques – Ubatuba

Sub10 Masculina
1 Ryan Kainalo – São Paulo
2 Guilherme Fernandes – Ubatuba
3 Murilo Coura – São José dos Campos
4 Aleab Rosa – Ubatuba

Ranking após duas etapas

Sub16 Masculina
1 Heitor Duarte – São Sebastião (Maresias) – 1.810
2 Pedro Dib – São Sebastião – 1.629
3 Daniel Adisaka – Ubatuba – 1.531
4 Fernando John John – São Sebastião (Maresias) – 1.385

Sub16 Feminina
1 Carol Bonelli – RJ – 1.710
1 Júlia Camargo – RJ – 1.710
3 Louisie Frumento – Guarujá – 1.458
4 Maju Freitas – RJ – 1.282

Sub14 Masculina
1 Kauê Germano – São Sebastião – 1.900
2 Caio Costa – São Sebastião (Maresias) – 1.240
3 Daniel Adisaka – Ubatuba – 1.187
4 Sérgio Luan – São Sebastião – 1.159

Sub12 Masculina
1 Caio Costa – São Sebastião (Maresias) – 2.000
2 Ryan Kainalo – São Paulo – 1.800
3 Yuri Beltrão – Santos – 1.539
4 Lúcio Rosário – Ubatuba – 1.466

Sub12 Feminina

1 Pamella Mel – São Sebastião (Maresias) – 1.810
2 Sophia Medina – São Sebastião (Maresias) – 1.800
3 Naire Marques – Ubatuba – 1.539
4 Sophia Gonçalves – Peruíbe – 1.312

Sub10 Masculina
1 Ryan Kainalo – São Paulo – 2.000
2 Murilo Coura – São José dos Campos – 1.710
3 Ryan Coelho – PR – 1.240
4 Francisco Abreu – Ubatuba – 961