Os principais surfistas sub-20 do Brasil estão reunidos em Ubatuba, São Paulo, para a disputa do Oakley Pro Junior que acontece até domingo (11/5) na praia de Itamambuca. A competição indica o campeão brasileiro da categoria e começa nesta terça-feira (6/5) com as baterias das triagens.
?Fiquei em terceiro lugar no Rio Surf Pro, em Grumari, neste final de semana, e este resultado me deixou ainda mais motivado para participar do Oakley, campeonato que eu sempre quis disputar?, diz Gabriel Pastori, já pré-classificado para o evento.
Além do Gabriel, mais 15 surfistas estão pré-classificados (relação completa será divulgada na manhã de terça-feira). Os demais competidores caem na água para lutar por uma das 32 vagas e se manter na disputa, que está com um formato diferente das edições anteriores. Depois das triagens, o Oakley Pro Junior, seguirá o modelo do WCT, com 16 baterias de três surfistas, classificando-se o primeiros colocados para a terceira fase. Os que ficarem em segundo e terceiro disputarão a repescagem.
?Este modelo de disputa é muito legal, já vamos nos adaptando ao WCT, que é o sonho de todo surfista?, diz Gabriel, que em 2007 esteve ausente de algumas competições por estar cursando o primeiro ano de jornalismo. O surfista do Rio de Janeiro trancou a faculdade e voltou às disputas com força total, o que pôde ser visto no Rio Surf Pro, válido como segunda etapa do Brasil Tour, com a terceira colocação.
Assim como Gabriel, o cearense Charlie Brown e o carioca Jerônimo Vargas, conquistaram bons resultados na disputa em Grumari e vão a Ubatuba motivados e dispostos a fazer mais uma boa apresentação, para quem sabe escreverem seus nomes na história do evento, que já revelou alguns dos principais talentos do surfe nacional, como os campeões mundiais Pro Junior Adriano de Souza e Pablo Paulino, ambos vencedores do Oakley, que até o ano passado se chamava Oakley Junior Challenge.
Em sua quinta edição, a competição tem um atrativo a mais para os competidores: o Oakley Pro Junior classificará os dois primeiros colocados para a grande final do Oakley Pro Junior Global Challenge, que acontecerá em outubro em Bali, Indonésia.