Nathan Brandi está na final da Iniciante. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Frio, chuva e muitas ondas marcaram o abertura da segunda etapa do Lui Lui Guarujaense de Surf 2004, na praia do Tombo.
A competição termina neste domingo, com previsão de ondas grandes e, novamente, baixa temperatura. As disputas começam logo cedo, às 7 horas, com as finais sendo realizadas a partir de 12:15h.
Neste sábado, com ondas boas de até 1,5 metros e um vento gelado, conseqüência da frente fria (que obrigou os atletas e o público a ficarem encolhidos, escondidos dentro do palanque fixo criado pela Prefeitura), as atrações foram as categorias Iniciante (até 14 anos) e
Sidnei Guimarães também confirmou presença na decisão. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Feminino.
Enfrentando o vento gelado, a correnteza e o mar mexido, os talentos da nova geração surfaram bem.
Quem começou se destacando foi Tiago Moraes, que veio da praia de Maresias, em São Sebastião, para tentar outro bom resultado (foi o vice-campeão na etapa de abertura). Caio Ibeli, que trocou São Paulo por Guarujá, também teve boa atuação na primeira fase, mas na semifinal os dois foram derrotados.
Quem garantiu vaga na final foi Wesley Moraes, vencedor da disputa inicial. Também
Wesley Moraes defende o título da prova. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
confirmaram presença Sidnei Guimarães, o Sidinho, que também chegou à decisão da outra etapa, ficando em 4º. lugar, e as duas grandes revelações de Guarujá, Jessé Mendes, campeão paulista petit ano passado, e Nathan Brandi, campeão do Rip Curl Grom Search este ano.
Os quatro vêm se destacando bem e Wesley atravessa grande fase. Além da liderança do Lui Lui, venceu o A Tribuna Colegial e fez final no Brasileiro Amador, em Macaé (RJ).
?Estava difícil para surfar. Muito frio, correnteza?, disse Wesley, que está com 13 anos e surfa há quatro. ?Fiquei feliz em chegar novamente à final, mas sei que não vou ter moleza?, afirma.
Jessé Mendes completa a final da categoria Iniciante. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Quem também comemorou o resultado foi Sidinho. O surfista de apenas 10 anos mora em Peruíbe, no litoral sul do Estado, mas duas vezes por semana viaja até Guarujá, para treinar justamente na praia do Tombo, com o experiente técnico Paulo Kid (atual campeão brasileiro de longboard).
?Vale a pena o esforço. Estou na final, né??, brinca o pequeno surfista, que foi vice-campeão paulista petit no ano passado, e sempre viaja para a praia do Tombo, com seu primo, Tiago Guimarães, campeão estadual petit em 2002.
Dos quatro finalistas, Sidinho, Jessé e Nathan
A experiente Sílvia Nabuco foi apelidada de Mamuska pela molecada. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Nesta categoria, outra atração é o pequeno Vitor Mendes, irmão mais novo de Jessé, com apenas seis anos de idade. ?Adoro competir. Eu surfo sozinho?, diz empolgado Vitão, como é chamado pela família. Ele segue os passos do irmão, que também começou a competir com a mesma idade e antes mesmo, aos cinco anos, já viajava para surfar no Peru.
?MAMUSCA? – Outra categoria que definiu suas finalistas foi a Feminino. Garantiram lugar para brigar pela vitória Silvia Nabuco, Adine Pereira, Fabiana Sandes e Rochelle Faustino.
Fabiana Sandes está na decisão da categoria Feminino Lui Lui Guarujaense 2004. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Adine é a mais jovem, com 15 anos, porém é a que mais tempo de surf tem ? nove anos. Já Silvia, que divide seu tempo entre a capital e Guarujá, é a mais velha, com 37 anos, mas só surfa há três.
?Sempre pratiquei esportes. Antes, fazia triathlon?, conta a atleta, que foi apelidada pelos competidores de ?Mamusca?, numa alusão à personagem da atriz Rosi Campos na novela Da Cor do Pecado, da Rede Globo, a mãe super protetora dos Irmãos Sardinha.
Ao sair do mar, classificada para a final, ganhou um coro de ?Mamusca, Mamusca?, de todos os competidores. ?A molecadinha brinca, porque sou a mais velha. Levo na boa?, disse a atleta.
Adine Pereira rasga na praia do Tombo. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
As disputas contam com transmissão ao vivo pela internet através do site Fpsurf.com.br. Os finalistas da etapa ganham pranchas, blocos, bicicletas e troféus.
O Circuito terá mais uma etapa, dias 11 e 12 de setembro, quando os campeões das sete categorias disputarão o prêmio especial, uma moto. Cada um terá 15 minutos para surfar o máximo de ondas possível, levando a premiação final aquele que tiver a maior pontuação.
O Lui Lui Guarujaense de Surf Amador tem o patrocínio da Tent Beach Boardshop, Styllos, Wave Wizard, Krokodilu?s, M. Brasil, Fraga In Surf. Apoio: Prefeitura Municipal de Guarujá, Shaper Neco Carbone, Blocos Teccel, Brazilian Creations Surfboards, Hot Wave Surfboards, Flex Academia. Organização da Associação do Surf de Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.
Confira galeria de fotos da etapa.