Billabong Pro Junior

Nova geração invade o Chile

Wiggolly Dantas, Billabong Pro Junior Series 2007, Punta Rocas, Peru.

Wiggolly Dantas é o atual campeão do Billabong Pro Junior Series 2007. Foto arquivo: Aleko Stergiou.

A expectativa é grande para a estréia do Billabong Pro Junior Series 2008 no Chile, que rola a partir de sexta-feira (29/2) e vai até domingo em Pichilemu.

 

?A previsão das ondas indica uma ondulação atingindo a costa chilena na próxima sexta-feira, dia 29, primeiro dia do evento?, revela Gustavo Belloc, gerente de marketing da Billabong no Brasil.

 

O palco escolhido para o primeiro desafio dos melhores surfistas com até 20 anos de idade da América do Sul foi as longas esquerdas de Punta de Lobos, onde as ondas podem atingir 18 pés.

 

No ano passado, as seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP na Austrália foram iniciadas nas ondas pesadas de Punta Rocas, Peru. Além da condição do mar, o objetivo é buscar maior participação de surfistas de outros países do continente e o Billabong Pro Junior Chile também é válido pelo circuito da Associação Latino-Americana de Surf (ALAS).

 

?A Billabong tem suas raízes fincadas no surf e como princípio sempre investir no esporte. Uma das preocupações da marca é levar ao seu público, eventos de alta qualidade, com alta performance, atletas de primeira nas maiores e melhores ondas do planeta. Isso pode ser notado nas etapas do WCT, como Teahupoo, Jeffrey?s Bay e Pipeline?, destaca Gustavo Belloc.

 

?Por este motivo, levamos uma etapa do Pro Junior Sul-americano para o Peru no ano passado, onde nos deparamos com ondas de cerca de 4 metros, fazendo com que os atletas levassem suas experiências e atitudes ao limite. E agora, nossa intenção é acertar novamente nas poderosas esquerdas de Pichilemu?, deseja Belloc.

 

O paulista Wiggolly Dantas foi campeão sub-20 profissional sul-americano no ano passado, vencendo as duas etapas do Billabong Pro Junior Series 2007 nas ondas de Punta Rocas, Peru, e na praia de Camburi, São Sebastião (SP).

 

Neste ano, serão três seletivas da Billabong para classificar cinco surfistas e duas meninas para a decisão do título mundial em janeiro de 2009 na Austrália. A primeira etapa rola a partir desta sexta-feira no Chile.

 

A segunda etapa seletiva está programada para acontecer entre os dias 19 e 21 de abril em Torres (RS). Já a terceira e decisiva etapa rola na praia de Camburi, São Sebastião (SP), entre os dias 26 e 28 de setembro.

 

Brasil tetracampeão – O Brasil é recordista com metade dos oito títulos da história do Mundial Pro Junior da ASP. No início deste ano, o cearense Pablo Paulino igualou o bicampeonato até então inédito do australiano Joel Parkinson, para sacramentar o domínio verde-amarelo na categoria de base do surfe mundial.

 

O tricampeão mundial do WCT, Andy Irons, venceu a primeira edição em 1998, com Kekoa Bacalso conseguindo um segundo título para o Hawaii. Mas quatro são do Brasil.

 

O primeiro foi o do carioca Pedro Henrique na despedida do Hawaii em 2000, o paulista Adriano de Souza tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da ASP em 2003 e Pablo Paulino levou o caneco em 2004 e 2008.

 

O bicampeão mundial é patrocinado pela Billabong, mas já estourou o limite de idade e não vai poder competir no Billabong Pro Junior Series 2008. Cerca de 50 surfistas do Brasil, Chile, Peru, Uruguai e México, confirmaram inscrição antecipadamente para o primeiro desafio em Pichilemu.

 

O Billabong Pro Junior Series 2008 é uma realização da Billabong com apresentação da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e patrocínios: Von Zipper, Kustom e Nixon. A competição é homologada pela Association of Surfing Professionals, através do seu escritório regional da ASP South America, também é sancionada pela Associação Latino-Americana de Surf (ALAS).

 

Exit mobile version