Nova geração quebra tudo em Garopaba

Ricardo Wendhausen - Seletiva Petrobras, praia do Rio Doce (RN)

Ricardo Wendhausen registrou os primeiros recordes da prova em Garopaba. Foto arquivo: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
Um sábado de sol, calor, muitas gatas na areia e boas ondas variando entre 1 e 1,5 metros de altura formaram o belo cenário do primeiro dia do Kaiser Summer Surf Pro na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

 

E a etapa de abertura do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) começou com a nova geração mostrando muita atitude para superar grandes nomes do surfe brasileiro.

 

O jovem Yuri Castro, 17 anos, despachou seu ídolo e companheiro de equipe Fábio Gouveia e Ricardo Wendhousen, mais conhecido como Riquinho, também com apenas 17 anos, registrou os primeiros recordes do campeonato em sua estréia na primeira rodada da competição.

Yuri Castro bateu o ídolo e companheiro de equipe Fábio Gouveia. Foto arquivo: Ivan Storti / FMA Comunicação.

 

Tirou nota 8,0 logo em sua primeira onda surfada na sexta bateria e totalizou imbatíveis 15,33 pontos de 20 possíveis. O Kaiser Summer Surf Pro termina neste domingo e as disputas vão começar bem cedo, com a primeira bateria da terceira fase marcada para às 7 horas.

 

Já os 16 primeiros colocados no ranking catarinense do ano passado só estréiam na quarta rodada, já nas oitavas-de-final da competição prevista para ser encerrada por volta das 15 horas na paradisíaca praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).


Com um número recorde de inscritos, 104 no total, foi necessário realizar uma pré-triagem para definir os oito últimos integrantes da primeira rodada do Kaiser Summer Surf Pro, que foi inaugurada por um dos maiores ídolos do surfe brasileiro.

 

Só que o paraibano Fábio Gouveia não conseguiu um bom posicionamento no mar e acabou eliminado logo em sua estréia pelos catarinenses Vicente Piacentini e Yuri Castro, seu companheiro na Equipe Hang Loose.

 

?Eu remava para o fundo e as ondas vinham mais no inside (mais próximo da beira) e quando eu vinha pro inside elas rolavam mais no fundo. Parecia que as ondas estavam fugindo de mim?, lamentou Fabinho.

 

Já os dois classificados nem conseguiam acreditar que tinham derrotado o maior nome do surfe brasileiro no cenário internacional.

 

?O Fabinho tem um surfe muito irado, sempre assisti ele, é da mesma equipe que eu e estou de cara, não estou nem acreditando que ele não passou?, surpreendeu-se Yuri Castro, que superou Gouveia por 1 pontinho de diferença na disputa vencida por Vicente Piacentini.

 

?Caramba, parece um sonho. Ganhar do Fabinho é uma coisa que eu nunca imaginava que ia acontecer na minha vida. Graças a Deus consegui achar boas ondas na bateria, que com certeza vai ficar marcada na minha história. Ganhar do Fábio Fabuloso não é fácil e eu consegui isso. Então, estou muito feliz, amarradão mesmo com a vitória?, falou Piacentini, de 27 anos. 

 

 

##

O experiente Maicon Rosa se deu bem em sua estréia na prova. Foto arquivo: Nilton Santos.

E as surpresas no primeiro dia do Kaiser Summer Surf Pro continuaram com mais três vitórias de surfistas ainda adolescentes que estão iniciando na carreira, como Thomaz Hermes, Gustavo Schlickmann e Ricardo Wendhausen, que quebrou todos os recordes da competição em sua estréia na sexta bateria, uma das melhores do sábado em Garopaba.

 

?Dei muita sorte. Logo que a bateria começou, entrou uma série de ondas muito boa, abriu uma esquerda irada que deu para encaixar duas manobras fortes lá fora e ainda vim manobrando até o inside para tirar um high-score (nota alta) logo na primeira onda?, contou Ricardo Wendhausen, o Riquinho, que tirou nota 8,0, a maior do dia, nesta sua primeira apresentação no Kaiser Summer Surf Pro 2005.

Gustavo Schilikmann também fez bonito neste sábado. Foto arquivo: Likoska / Adrenalimitz.

 

?Estou amarradão e vou dar o gás para ir para a final nesse campeonato?, prometeu Riquinho, que com apenas 17 anos de idade já está iniciando na carreira de surfista profissional. ?Estou muito motivado, minha família está me apoiando bastante e estou vindo com tudo neste primeiro ano de profissional?, completou Riquinho.

 

Com muito mais experiência, o paranaense Maicon Rosa, irmão mais jovem do tricampeão brasileiro Peterson Rosa, também surfou uma ótima onda no final da bateria para tirar uma nota 7,93 que lhe garantiu a segunda vaga na bateria.

 

?A bateria foi boa. O molequinho ali, o Riquinho, já começou com um 8 no início da bateria e eu fui me achando do meio da bateria pro final. Foi show?, falou Maicon, novo morador de Florianópolis, onde seu irmão construiu uma bela casa.

 

?Estou morando há 2 meses em Floripa. Depois de 12 anos no Guarujá (SP), agora sou novo residente de Santa Catarina?, contou o campeão paulista de 2000, que fez uma análise das condições do mar: ?Tem que ter um pouco de sorte, porque tem hora que a onda fica cheia, não forma uma parede, mas aquela que entra na vala fica bem boa. Se tiver sorte de pegar a onda certa dá para fazer um bom surfe?.

 

A Oakley apresenta o Kaiser Summer Surf Pro 2005, uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) com patrocínio da Kaiser Summer, Oakley, Buly?s, Sul Nativo, a surf shop da galera, e Prefeitura Municipal de Garopaba, além do apoio da Pousada Ferrujão, Central Station e Surf Supplies, com divulgação oficial pela Rede Atlântida FM e boletins ?De Olho no Mar?.

 

Todos os resultados e rankings dos circuitos catarinenses podem ser acessados no site Fecasurf.com.br

 

Kaiser Summer Surf Pro


Cronograma do domingo (6/3)
 

7h – Terceira fase (Back 14)

 

1 Willian Cardoso e Júnior Maciel

2 Tânio Barreto e Rodrigo Wazlawick

3 Rafael Ramos e Felipe Ximenes

4 Fábio Carvalho e Andreas Eduardo

5 Thiago Machado e André Zanini

6 Fabrício Machado e Fernando Moura

7 Carybean Heleodoro e Alon Campestrini

8 William Oliveira e Guilherme Ribeiro

 

9h40 ? Oitavas-de-final (Top 16)

 

1 Diego Rosa e Sérgio André

2 Cristiano Guimarães e Ricardo Ortiz

3 Roni Ronaldo e Marco Polo

4 Márcio Farney e Gustavo Santos

5 Guilherme Ferreira e Álvaro Bacana

6 Rafael Imhof e Pedro Norberto

7 Jean da Silva e Raphael Becker

8 Guga Arruda e Beto Mariano

 

12h20 – Quartas-de-final

13h40 – Semifinais

14h40 – Grande Final

15h00 – Cerimônia de Premiação

 

 

Exit mobile version