Nova geração rouba a cena

Pablo Paulino, SuperSurf 2005, Maresias, São Sebastião (SP)

Danilo Costa derrotou o atual campeão brasileiro Renato Galvão na estréia dos cabeças-de-chave. Foto: Ricardo Macario.

A continuidade da terceira rodada do SuperSurf de Maresias teve disputas emocionantes e algumas surpresas proporcionadas pelos talentos da nova geração.

 

Apesar das difíceis condições do mar nesta sexta, que apresentou ondas de meio metro e formação regular, um  pouco melhores na maré enchendo, os surfistas deram mais um show.

 

Na última onda da 13a bateria o paulista Adriano Mineirinho garantiu a vaga nas oitavas-de-final ao eliminar o cabeça-de-chave Odirlei Coutinho, de Ubatuba, vice-campeão brasileiro em 2004 e defensor do título da etapa, por décimos de diferença.

 

Com dois aéreos alucinantes Pablo Paulino despachou Beto Fernandes, vice-líder do ranking. Foto: Ivan Storti / SuperSurf.
Já as maiores pontuações do dia ficaram nas mãos do paranaense e cabeça-de-chave Jihad Kohdr, que estreou na competição, e do cearense Pablo Paulino, que como Mineirinho vem ralando desde a primeira fase, com ambos também classificados para as oitavas.

 

Entre as surpresas do dia estão a eliminação do campeão brasileiro Renato Galvão, derrotado pelo potiguar Danilo Costa na oitava bateria, e do vice-líder do ranking Beto Fernandes, despachado por Paulino na nona bateria.

 

Com a ausência do atual líder Fábio Gouveia em Maresias, quem comemorou a derrota de Fernandes foi o baiano Flávio Costa, que venceu o catarinense Andreas Eduardo no terceiro

Adriano Mineirinho foi um dos destaques do dia ao eliminar o defensor do título da etapa Odirlei Coutinho em uma disputa emocionante. Foto: Ricardo Macario.

confronto do dia.

 

Terceiro colocado na primeira etapa do SuperSurf 2005, na praia do Rosa, Costa pode sair de Maresias na ponta.

 

Jihad competiu na segunda bateria, contra o veterano Tadeu Pereira, que ontem marcou a única nota 10 do dia ? e primeira da carreira dele.

 

Com uma melhor escolha de ondas e um surf rápido e preciso, Jihad somou 14.84, maior média do dia, enquanto Tadeu foi eliminado com um total de apenas 9.50 pontos.

 

?Entrei pensando que teria que surfar bem, pois o Tadeu veio embalado pelo 10 de ontem e possui muita experiência. Mas minha prancha estava bem encaixada e logo na primeira onda, uma esquerda, acertei quatro batidas que renderam um 8.17?, disse Jihad.

 

?Depois disso ainda marquei um 6.67 e felizmente consegui dominar a bateria toda, mas sempre ciente que o Tadeu poderia virar a qualquer momento, mesmo precisando de uma  nota alta?, completou o paranaense.

 

Já Pablo Paulino encarou mais uma pedreira, mas manteve a calma para superar o vice-líder do ranking brasileiro Beto Fernandes. Logo em sua primeira onda, uma esquerda, Pablo acelerou e decolou alto em belo um aéreo, sendo premiado com nota 8.00 pelos juizes.

 

Apesar de mais experiente, Fernandes não conseguiu encontrar nenhuma onda com potencial para mostrar o que sabe e amargou a derrota com notas 4.83 e 3.00. Paulino ainda decolou em outra esquerda e mandou um aéreo 360 que valeu 6.00 pontos, somando 14.00, segunda maior média do dia.

 

?O mar diminuiu e tem que arriscar tudo. O Beto surfa bem forte e decidi arriscar os aéreos, o que acabou dando certo, pois tirei boas notas, principalmente no primeiro aéreo que foi nota 8. Aí fiquei bem tranqüilo, consegui um outro aéreo reverse e continuo na briga para tentar meu grande objetivo, que é fazer uma final aqui?, falou Pablo.

 

Adriano Mineirinho liderou praticamente toda a bateria contra o ubatubense Odirlei Coutinho, campeão da etapa de Maresias no ano passado. Em um desfecho eletrizante, Coutinho acertou um belo aéreo nos minutos finais e passou à frente, mas Mineirinho conseguiu pegar outra onda e reverteu o resultado por décimos de diferença: 12,83 a 12,44 pontos.
 
?O mar está difícil, eu tentei tudo ali e consegui virar no finalzinho, mas o Mineirinho virou de novo em cima de mim. Paciência?, lamentou Odirlei Coutinho. O jovem Adriano de Souza também ficou surpreso com a virada espetacular.

 

?Nem acredito que consegui, eu precisava de duas manobras fortes na última onda e os juizes estão de parabéns porque estão julgando muito bem, dentro do critério internacional?, falou Mineirinho.

 

A competição recomeça às 8 horas deste sábado com as quartas-de-final femininas. Em seguida entram no mar as oitavas-de-final masculinas, mas os campeões da etapa serão definidos somente no domingo.

Exit mobile version