O público lotou a praia neste sábado na arena do Nova Schin Surf Legends. Foto: Ricardo Macario. |
O sol também não compareceu, mas as diversas atrações promovidas pela Nova Schin lotaram a arena montada na praia, que reuniu, além do longboard profissional, mais uma etapa de clínicas com grandes nomes do surfe nacional, uma expression session que premiou com R$ 1 mil a melhor manobra, disputas de Tag Team (competição por equipes) e demonstrações e disputas de canoas havaianas, tradicional modalidade que nos últimos anos vem ganhando espaço em águas.
O novato Marcos Vinicius desbancou o atual campeão brasileiro Paulo Kid (ao fundo). Foto: Rafael Sobral. |
O jovem Adriano Alemão fez a maior somatória do evento, 14 pontos, mas acabou eliminado por Jeremias da Silva e Diego Rosas na terceira bateria das quartas-de-final. Outro que andou bem foi Ronaldo Hipólito, autor de um 9, maior nota do evento, numa bela esquerda onde fez um longo bico e finalizou com uma batida vertical. Porém, ele também deu adeus à disputa depois de cometer uma interferência em Eduardo Bagé.
Uma das maiores revelações do longboard brasileiro, o local Carlos Bahia marcou a maior somatória das quartas-de-final e, junto com a surpresa do evento Marcos Vinicius, desclassificou o atual campeão brasileiro Paulo Kid por uma pequena diferença de pontos na primeira bateria das quartas, com ambos avançando para as semifinais do evento.
Ronaldo Hipólito marcou 9 pontos ao mandar um bico muito longo, mas acabou eliminado da prova. Foto: Rafael Sobral. |
O desconhecido Kleber Cruz foi o responsável pela eliminação do santista e sempre favorito Picuruta Salazar, que cometeu uma interferência e não conseguiu se recuperar nas difíceis condições do mar em Maresias, saindo bastante decepcionado da água.
Na categoria Legends, para atletas com mais de 47 anos, Daniel Friedmann, que já havia mostrado competitividade de garoto no primeiro dia da profissional, foi o grande destaque e obteve a maior somatória de pontos da categoria (13.34). A disputa, restrita a 16 convidados, ainda envolveu outras lendas do esporte, como Rico de Souza, Roberto Teixeira, Carlos Mudinho, Homero Naldinho, Paulo Sefton, os irmãos Paioli, entre outras.
Na Feminino, Mainá Thompson foi o maior destaque e mostrou superioridade sobre as adversárias, somando 11.50 na primeira fase da categoria.
Andrea Lopes e Renan Rocha participam de clínica no segundo dia do evento. Foto: Ricardo Macario. |
Teco, Renan e Andréa ainda participaram de uma competição de Tag Team, disputa por equipes que contou com a presença dos longboarders Phil Rajzman e Augusto Saldanha e dois alunos selecionados durante as clínicas, além de figuras ilustres no quadro de juizes, como Neco Padaratz e as apresentadoras Fernanda Lima e Dora Vergueiro.
Eles também competiram de longboard na expression session, que reuniu boa parte dos atletas profissionais devido a gorda premiação de R$ 1 mil oferecida ao autor da manobra mais radical ou inovadora. Depois de várias acrobacias e manobras clássicas, o prêmio acabou sendo dividido entre três competidores, Adriano Alemão e Danilo Mulinha, que mandaram belos hang tens, e Adriano “Teco” de Oliveira, que voou de backside numa manobra bastante ousada.
Areia de Maresias ferve durante o verão. Foto: Ricardo Macario. |
Para completar a festa, a noite será realizado um lual tipicamente havaiano, com apresentações de Hula, shows de pirotecnia e Elvis Presley cover, entre outras atrações.
Neste domingo o dia começa com as baterias finais da categoria Masters, seguidas da Legends, com uma apresentação de canoas havaianas no meio, além das finais do Feminino e Profissional, por volta das 15 horas. A festa de encerramento acontece no final do dia no Bar legends.
Confira galeria de fotos e os resultados do segundo dia do Nova Schin Surf Legends.