Miguel Pupo, Wiggolly Dantas, Filipe Toledo, Robson Santos e Jessé Mendes, campeões do Hang Loose Surf Attack 2004. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Os destaques foram os competidores da categoria iniciantes (até 14 anos), que deixaram para a final as emoções da definição do título. O catarinense Alejo Muniz, campeão mundial grommets sub 15, faturou o título do circuito. Mas como mora em outro estado, Miguel Pupo, filho do surfista profissional Wagner Pupo, de São Sebastião, segundo colocado no ranking, foi declarado campeão paulista.
Alejo foi o vencedor da etapa, com uma apresentação excelente na decisão, abrindo logo
Alejo Muniz nasceu na Argentina, criou-se em Florianópolis e veio quebrar tudo na final do Hang Loose Surf Attack. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
“Treinei muito para essa etapa e vim com a perspectiva de ser campeão. É muito gratificante atingir o objetivo, ainda mais competindo com três atletas de alto nível”, disse o pequeno surfista, que está com 12 anos e começou a surfar aos 4, incentivado pelo pai.
“Ele é muito ocupado também treinando, mas sempre dá um jeito de me observar, dar toques. Antes das disputas sempre ligo para ele para me
Miguel Pupo, campeão paulista Iniciantes, herdou o talento do pai e pegou bons tubos no Tombo neste domingo. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Alejo, que este ano faturou o título mundial na França, disse que batalhava por este título há três anos. “Venho sempre para São Paulo, porque aqui o circuito é muito forte e quero aperfeiçoar o meu surf e o meu estilo”, afirmou o atleta de 14 anos, que mora em Florianópolis, mas nasceu em Mar Del Plata, Argentina e mudou para o Brasil com 1 ano e meio. Matheus terminou em terceiro lugar e ficou com o vice, seguido de Gustavinho.
Além da Iniciantes, dois títulos foram definidos na etapa. Na Mirim (até 16 anos), Wiggolly Dantas festejou a sua terceira conquista paulista seguida (foi duas vezes campeão Iniciantes), enquanto que na Júnior (até de 18 anos), Robson Santos, outro atleta de São Sebastião foi o melhor.
Nas outras duas categorias, os títulos foram faturados por antecipação. Jessé Mendes, de Guarujá, faturou na Estreantes (até 12 anos) e Filipe Toledo, de Ubatuba, foi o melhor na Petit (até 10 anos).
Entre os juniores, Robson comemorou o caneco ainda nas quartas-de-final, quando o seu rival, Diego Meinha, de São Vicente, foi eliminado. Vale lembrar que desde 1998 São Sebastião não comemorava um título oficial no surf. “Agora vieram dois de uma vez”, brincou Robson. Na Mirim, Wiggolly assegurou o troféu na semifinal, ao passar para a decisão e seu adversário, Thiago Camarão, de São Sebastião, perder.
Clique aqui para ver a galeria de fotos da quarta etapa do Hang Loose Surf Attack.
Terceira etapa do Hang Loose Surf Attack
Segunda etapa do Hang Loose Surf Attack
Primeira etapa do Hang Loose Surf Attack
##
Yagê Araújo, de Itacaré, detonou e ficou com o título Petit. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
“Venho feliz todas vezes, sempre pensando neste campeonato e em surf”, disse o surfista, com um sotaque arrastado. Filipinho Toledo, filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, terminou em segundo lugar e saiu vibrando do mar.
Wesley Santos, de Peruíbe, cidade que vem crescendo muito entre a nova geração do surf, ficou com a terceira colocação e David Silva, de Guarujá, foi o quarto.
Jessé Mendes, campeão paulista Estreantes, teve um 100% de aproveitamento na temporada, um recorde nos 17 anos de circuito Hang Loose. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Na final, ele enfrentou outras três promessas – Nathan Brandi, também de Guarujá, e os primos Thiago e Sidney Guimarães, de Peruíbe. Já na Mirim, o dono da festa na final foi Leandro Santos, de Guarujá. Wiggolly ficou apenas na quarta colocação, atrás de Dodô Veiga e Alexsander Ribeiro, ambas de Praia Grande.
Entre os juniores, Flávio Nakagima, de Praia Grande, teve três adversários que moram e treinam na praia do Tombo, mas o fato não o intimidou para ele conquistar sua primeira vitória no Circuito Paulista.
Wiggolly Dantas, campeão paulista Mirim, colaborou para vitória de Ubatuba no ranking de Cidades. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Na disputa por Cidades, criada pela Federação Paulista de Surf, Guarujá deu uma “lavada”, somando 5.095 pontos, contra 3.830 de Ubatuba. São Vicente, reforçada com o talento de Yagê Araújo, ficou em terceiro lugar, com 3.555 pontos e Praia Grande na seqüência, com 3.143.
A competição contou ainda com a disputa Pais e Filhos em caráter festivo. A dupla Thiago e Sérgio Guimarães, de Peruíbe, levou a melhor sobre Ricardo e Roberval Silva, de Guarujá; Sidinho e Sidney Guimarães, também de Peruíbe, e Jorge e Emerson Piai, outra equipe de Guarujá.
Todas os resultados do circuito estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf, Fpsurf.com.br, que transmitiu ao vivo as notas da etapa.
Todos os vencedores da etapa ganharam, entre outros prêmios, uma televisão, sendo que os campeões paulistas levaram para a casa um play station 2. Foram 136 atletas de quatro estados competindo.
O Hang Loose Surf Attack – 17ª edição do Circuito Paulista de Surf Amador júnior, mirim, iniciante, estreantes e petit foi apresentado pela Revista Fluir e teve o patrocínio da Hang Loose.
Co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Quiver e Styllos. Apoio da Bennett Foam, Reef e Governo do Estado/Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de Guarujá e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.
##
Resultados da quarta etapa do Hang Loose Surf Attack
Júnior (até 18 Anos)
1 Flávio Nakagima – Praia Grande
2 Júnior Faria – Guarujá
3 Ricardo Silva – Guarujá
4 Fabrício Caraça – Guarujá
Mirim (até 16 Anos)
1 Leandro Santos – Guarujá
2 Dodô Veiga – Praia Grande
3 Alexsander Ribeiro – Praia Grande
4 Wiggolly Dantas – Ubatuba
Iniciantes (até 14 Anos)
1 Miguel Pupo – São Sebastião
2 Alejo Muniz – Florianópolis
3 Matheus Toledo – Ubatuba
4 Gustavo Araújo – Ubatuba
Estreantes (até 12 Anos)
1 Jessé Mendes – Guarujá
2 Nathan Brandi – Guarujá
3 Thiago Guimarães – Peruíbe
4 Sidney Guimarães – Peruíbe
Petit (até 10 Anos)
1 Yagê Araújo – Itacaré
2 Filipe Toledo – Ubatuba
3 Wesley Santos – Peruíbe
4 David Silva – Guarujá
Pais e Filhos
1 Thiago e Sérgio Guimarães – Peruíbe
2 Ricardo e Roberval Silva – Guarujá
3 Sidinho e Sidney Guimarães – Peruíbe
4 Emerson e Jorge Piai – Guarujá
Cidades
1 Guarujá – 5.095 Pontos
2 Ubatuba – 3.830
3 São Vicente – 3.555
4 Praia Grande – 3.143
5 São Sebastião – 3.104
6 Peruíbe – 2.039
7 Bertioga – 777
8 Itanhaém – 765
9 Mongaguá – 673
10 Caraguatatuba – 200
##
Ranking final do Hang Loose Surf Attack
Júnior (até 18 Anos)
1 Robson Santos – São Sebastião (Campeão Paulista) – 2.629
2 Júnior Faria – Guarujá – 2.059
3 Emerson Piai – Guarujá – 1.986
4 Ricardo Silva – Guarujá – 1.969
Mirim (Até 16 Anos)
1 Wiggolly Dantas – Ubatuba (Campeão Paulista) – 2.539
2 Dodô Veiga – Praia Grande – 2.431
3 Emerson Silva – Guarujá – 2.230
4 Thiago Camarão – São Sebastião – 2.187
Iniciantes (Até 14 Anos)
1 Alejo Muniz – Florianópolis – 2.710
2 Miguel Pupo – São Sebastião (Campeão Paulista) – 2.656
3 Matheus Toledo – Ubatuba – 2.620
4 Gustavo Araújo – Ubatuba – 2.529
Estreantes (Até 12 Anos)
1 Jessé Mendes – Guarujá (Campeão Paulista) – 3.000
2 Sidney Guimarães – Peruíbe – 2.439
3 Nathan Brandi – Guarujá – 2.230
4 Thiago Guimarães – Peruíbe – 2.050
Petit (Até 10 Anos)
1 Filipe Toledo – Ubatuba (Campeão Paulista) – 3.000
2 Yagê Araújo – Itacaré – 2.800
3 Wesley Santos – Peruíbe – 2.430
4 David Silva – Guarujá – 2.268
Cidades (incluindo etapas do Circuito Okdok Paulista)
1 Ubatuba – 6.600
2 Guarujá – 6.420
3 São Sebastião – 5.471
4 São Vicente – 4.899
5 São Vicente – 4.547
6 Peruíbe – 4.129