Nova Schin Festival pode começar nesta quinta-feira

0

Paulo Moura briga por um bom resultado para subir no ranking e entrar para os Top-15. Foto: Jade Dechiara / WCT Brasil.

A quarta-feira foi mais um dia de sol, calor e ondas muito pequenas em Florianópolis, Santa Catarina.

 

Com isso, o início do Nova Schin Festival WCT Brasil 2004 sofreu seu terceiro adiamento, mas as previsões são animadoras e indicam que o mar dará uma reagida durante a noite e a competição poderá ser iniciada às 7:30 horas desta quinta-feira na Joaquina.

 

Mas, a decisão só será tomada após a comissão técnica se reunir às 7 horas. O evento tem prazo até a próxima quarta-feira e só precisa de quatro dias para ser realizado.

 

O objetivo dos organizadores é esperar as melhores ondas, pois

Renan Rocha é um dos atletas convidados para o evento. Foto: Jade Dechiara / WCT Brasil.

o Nova Schin Festival WCT Brasil 2004 pode definir o campeão mundial e também é decisivo para a formação do ranking final da temporada.

 

Depois da “perna brasileira” em Santa Catarina, acontece a última etapa em Banzai Pipeline, de 08 a 21 de dezembro no Hawaii. Com o passar dos dias, a expectativa vai aumentando entre os competidores, principalmente os brasileiros, que buscam uma recuperação no ranking e também querem vencer o evento em casa.

 

No ano passado, quem chegou mais perto da vitória foi o paulistano Renan Rocha, que terminou em terceiro lugar na competição encerrada na praia da Vila, em Imbituba (SC), e novamente competirá como convidado.

 

“A meta é repetir o bom resultado do ano passado, mas isso é muito difícil. Não dá para almejar um pódio sem pensar bateria por bateria. Foi assim que eu consegui o meu espaço dentro da competição no ano passado, sem preocupação, sem responsabilidade de ranking, só queria mesmo surfar bem. Eu acho que hoje eu também vou precisar mostrar isso e a minha concentração é para cada onda, cada bateria, seguindo passo a passo”, contou Renan, que vai estrear na segunda bateria da primeira fase classificatória, contra o australiano Michael Lowe e o catarinense Neco Padaratz.

 

Ao contrário de Renan e dos outros convidados, os brasileiros que já integram a elite do surfe mundial correm atrás de pontos para melhorar suas posições no ranking do ASP Foster’s World Championship Tour (WCT).

 

Os mais bem colocados no momento são o paranaense Peterson Rosa, que quer subir do 13o. lugar para terminar no seleto grupo dos Top-5, e o pernambucano Paulo Moura, que procura ingressar na lista dos Top-16 também com um bom resultado no Brasil.

 

“Esse foi o meu objetivo traçado para este ano. Eu já estive dentro dos Top-16, agora estou bem perto, em 19o. lugar, e com um resultado expressivo aqui eu certamente voltarei a ficar entre os dezesseis primeiros colocados no ranking”, afirmou Moura, que encabeça a 16a. bateria da primeira fase, completada pelo potiguar Marcelo Nunes e pelo californiano Shane Beschen.

 

O Nova Schin Festival WCT Brasil 2004 tem como principal patrocinador a Nova Schin, co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Tropical Brasil, única marca de surfwear presente no evento, além do apoio do Portal Terra e da Revista Fluir.

 

Primeira fase

 

1 Peterson Rosa (Bra), Troy Brooks (Aus), Eric Rebiere (Fran)

2 Michael Lowe (Aus), Neco Padaratz (Bra), Renan Rocha (Bra)

3 Jake Paterson (Aus), Darren O’Rafferty (Aus), Fábio Gouveia (Bra)

4 Taj Burrow (Aus), Guilherme Herdy (Bra), Leonardo Neves (Bra)

5 Nathan Hedge (Aus), Tom Whitaker (Aus), Tânio Barreto (Bra)

6 Luke Egan (Aus), Raoni Monteiro (Bra), Adriano de Souza (Bra)

7 CJ Hobgood (EUA), Victor Ribas (Bra), Odirlei Coutinho (Bra)

8 Andy Irons (Haw), Pat O’Connell (EUA), Raphael Becker (Bra)

9 Kelly Slater (EUA), Kalani Robb (Haw), Ricardo Ortiz (Bra)

10 Joel Parkinson (Aus), Tim Curran (EUA), Renato Galvão (Bra)

11 Phillip MacDonald (Aus), Trent Munro (Aus), Beau Emerton (Aus)

12 Taylor Knox (EUA), Bruce Irons (Haw), Luke Hitchings (Aus)

13 Lee Winkler (Aus), Michael Campbell (Aus), Toby Martin (Aus)

14 Cory Lopez (EUA), Kieren Perrow (Aus), Armando Daltro (Bra)

15 Richard Lovett (Aus), Nathan Webster (Aus), Greg Emslie (AfrS)

16 Paulo Moura (Bra), Marcelo Nunes (Bra), Shane Beschen (EUA)