O Mahalo Surf Eco Festival, etapa do WQS que acontece na praia da Tiririca, em Itacaré (BA), conta pela primeira vez na história com o recurso da energia solar, utilizada com principal fonte em um evento.
A chamada energia limpa é um dos destaques do evento, que tem parte de sua estrutura funcionando através da produção de energia fotovoltaica (energia solar).
O sistema de placas solares para a produção de energia fotovoltaica é uma parceria da organização do evento, a Usinazul, que atua com várias ações de utilização de recursos renováveis, a PHB Eletrônica e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – IEE USP.
Foram instalados 84 metros quadrados de painéis solares. A idéia é que no estágio de maior produção, das 10 às 14h, 100% do consumo de energia venha desse recurso, de acordo com Gilberto Figueiredo, engenheiro, pesquisador e consultor da USP, responsável pela instalação do projeto. Os painéis de energia solar estão instalados em uma passarela que possibilita também a geração de sombra para os atletas.