A mudança na gestão do surfe de um dos mais importantes estados do Brasil finalmente chegou. A chapa “Renovação do Surf”, no estado de Rio de Janeiro, formada por Renato Bastos como presidente e Guilherme Aguiar como vice, venceu a eleição da FESERJ.
A votação aconteceu no dia 10 de junho na sede da federação, localizada no Recreio dos Bandeirantes, e o novo grupo assumirá um mandato de três anos a partir de janeiro de 2017. As associações locais que estavam em dia com sua documentação puderam votar, e a “Renovação” venceu por 11 votos a 4.
Renato Bastos administra a Associação de Surfe de Niterói há mais de 10 anos, mantendo a maior longevidade na mais atuante associação fluminense da atualidade. Hoje a ASN distribui uma das melhores premiações em eventos amadores, e a partir de 2007 passou a realizar seis campeonatos por ano, três do circuito principal e mais três etapas do Circuito ASN Nova Geração, que é o único municipal a oferecer a categoria Pré-Petit.
Guilherme Aguiar é presidente do Arpoador Surf Club e tem grande experiência organizando eventos com ondas clássicas, que promovem a integração entre diferentes gerações no berço do esporte no país. O ASC tem trabalho de base, surf de alto nível, homenagem aos legends e também trabalho social junto com o Favela Surf Clube.
A proposta é fortalecer o esporte a partir das associações, criando um circuito estadual amador em parceria com as mesmas. Promover eventos em todo estado incentivará o surgimento de novos talentos e a integração entre os municípios elevará o nível das disputas, preparando os atletas para competições cada vez mais difíceis.
A direção técnica será dividida em duas regiões, Grande Rio e Região dos Lagos/Norte Fluminense, e a intenção é promover rodízio de árbitros entre as entidades. Aumentar a divulgação dos eventos fortalecerá não só os campeonatos, como também os atletas e apoiadores do esporte.
As decisões serão tomadas em conjunto com as associações e o próximo passo será definir quem ocupará os outros cargos da federação. Mesmo que a “Renovação” só assuma o posto em 2017, os trabalhos, conversas e reuniões já se iniciaram. A missão será fomentar a prática esportiva, criar um ambiente competitivo de alto nível para preparar os atletas, e recolocar os surfistas do Estado do Rio de Janeiro, como protagonistas no cenário nacional e internacional.
Além das competições, Guilherminho está diretamente envolvido no projeto de implantação de um recife artificial na Barra de Maricá. Este pode se tornar o primeiro de muitos, e gerar uma verdadeira revolução no aperfeiçoamento da quebra das ondas em todo litoral brasileiro.
A experiência na realização de eventos, o profissionalismo e a união de todos que querem somar, renderá bons frutos. Parabéns e bom trabalho para a nova equipe!