Os alunos formados no curso de arbitragem realizado no 4º Santos Surf Festival terão mais do que uma aula prática nesta quinta-feira (24/1), no Quebra-Mar, Santos (SP).
Aproveitando as boas ondas e o clima de disputas no local, após uma final memorável do campeonato de longboard, eles julgarão e também competirão num evento especial de pranchinhas. A competição é aberta a todos os surfistas santistas, valendo como um surf treino. São 32 vagas e os interessados devem comparecer ao palanque às 9 horas.
Nomes como Picuruta Salazar e Jair de Oliveira, tricampeão paulista pro e bicampeão santista estarão buscando a vitória. O próprio Jair, que já anunciou a sua aposentadoria para breve, foi um dos alunos do curso, visando ampliar a sua área de atuação. ?Foi uma grande experiência. Aprendemos muito, tiramos dúvidas e isso será muito útil para o meu futuro?, relata o surfista.
Num clima descontraído, os alunos dividirão seu tempo entre as ondas e o palanque, como juízes, ganhando uma boa vivência. ?Na verdade, será quase um estágio. Todos os alunos terão a oportunidade de julgar e competir. Colocar em prática o que aprenderam sobre julgamento, regras, condições de interferência?, informa Sérgio Gadelha, responsável pelo curso e juiz-chefe da ASP South America.
Ele ficou satisfeito com os resultados dos participantes. ?Foi muito proveitoso. Pensei que alguns teriam dúvidas absurdas, mas estão com conhecimento adiantado. A maioria vive essa rotina de campeonatos. São juizes, técnicos e competidores?, explica Gadelha, que começou a surfar em 1969 e trabalha como juiz desde o início dos anos 80.
Segundo o idealizador do 4º Santos Surf Festival, Diniz Iozzi, o Pardhal, a proposta do evento é justamente a integração dos surfistas. ?Temos uma semana inteira para viver o surf intensamente e nada melhor do que colocar a galera nas ondas. Estamos incentivando novos valores. O Gadelha é um grande exemplo do sucesso do surf santista. Chegou ao posto máximo no continente e passou um pouco da sua experiência?, diz Pardhal.
O 4º Santos Surf Festival tem os incentivos culturais da Prefeitura Municipal de Santos, Agem ? Agência Metropolitana da Baixada Santista, Sabesp e Sthill. Apoio: Waves e Prado Design. Homologação: Associação Santos de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação da FMA Notícias.