Michael Rodrigues

Novos foguetes no pé

0

Em seu segundo ano como surfista profissional, Michael Rodrigues, o “Mike”, vem se destacando a cada dia, nesta nova etapa de sua trajetória, depois que decidiu ir para Florianópolis, após algumas desilusões com a Federação Cearense de Surf.

Brasiliense por nascimento e cearense por amor, a praia do Futuro, Fortaleza, foi o pico que o acolheu desde seus 7 anos de idade, para que ali, começasse a lapidar seu surfe, num futuro incerto até então. “Foram 4 anos, surfando todos os dias, até que aos 11 resolvi iniciar nas competições. Dali pra frente não parei mais”, dispara.

Determinado com esta nova oportunidade, chegou à Ilha sem patrocínio, depois de ter sido campeão do ISA China Cup, em janeiro de 2013 – categoria Open – derrotando o aussie Mitch Crews, numa final eletrizante. “Competi na China sem patrocínio e naquele momento eu me encontrava muito mal por perder meu principal investidor em 2012. Ganhar esse evento, foi como mostrar o tanto que eu estava disposto a dar a volta por cima daquela fase tão difícil, que foi passar do amador para o profissional”, revela.

Em 2012, Mike fora campeão cearense profissional, sendo ainda amador, e foi esse, juntamente com mais alguns títulos que obteve naquele ano e em 2011 – bicampeão brasileiro amador Open 2011-2012; bicampeão nordestino amador 2011-2012 – que lhe deram mais força para conquistar o mundial da International Surfing Association, logo em seu primeiro ano como profissional. “Ano passado foi um ano de muito aprendizado”, ressalta Mike.

Determinado a seguir no foco, buscando agora as etapas do WQS, competiu no Pro Junior da ASP, realizado na praia da Joaquina, ano passado, e sagrou-se o 5º melhor do mundo na categoria, o que lhe rendeu a confirmação do contrato com um novo patrocinador e novas esperanças para a continuidade de seu trabalho. “Este foi meu primeiro ano de Pro Junior. Tenho mais dois anos pra tentar ser campeão e vou me dedicar ainda mais nesta nova fase”, desabafa com alegria.

Buscando uma melhoria em seu equipamento, foi indicado pelo Vitão, um grande amigo seu, a procurar o shaper Marcelo Barreira, da MB Surfboards, na tentativa de uma parceria, para que a evolução continuasse. “Eu estava sem patrocínio de pranchas e precisava de bons equipamentos e também de um cara profissional, para começar um trabalho duradouro. Fui lá na fábrica e foi na hora certa! Conversamos e fizemos um “test-drive”, com duas pranchas que ele criou especialmente pra mim. Foi incrível e estou me dando muito bem com as pranchas; são as melhores que já tive! Tô bem feliz com essa parceria e agora tem um quiver saindo pras etapas do QS no México – um 6 estrelas em Los Cabos e outro 4 estrelas em Acapulco – e estou muito focado!” conta.

Para Marcelo Barreira, esta nova parceria só trará mais evolução, pelo fato de Mike ser um excelente “feedbacker”. “ Recebo vídeos dele quase que diariamente e isso é muito bom num relacionamento shaper/ atleta, quando ambos buscam resultados. Entende bastante do funcionamento de quilhas e me posiciona tudo sobre os equipamentos que desenvolvi e estou desenvolvendo para ele. Acredito que teremos um ano muito bom.” finaliza o shaper.