Fiz uma simples busca no Google com as palavras “Gabriel Medina”, pra ver o que o mundo está falando do seu novo campeão mundial de surf. Mas o primeiro resultado em destaque não foi um vídeo com manobras radicais de Gabriel ou uma entrevista sobre o inédito título mundial, e sim o seguinte: “Gabriel Medina é visto aos beijos com a atriz de ‘Malhação’ Bruna Hamu em festa”.
Esse tipo de notícia jamais seria veiculada em sites especializados em surf, que estão acostumados a cobrir a carreira e o desempenho dos atletas. Mas a popularização de Gabriel Medina devido à exposição de sua imagem em veículos da grande mídia fez com que vários sites de fofoca pegassem carona no nome do surfista, com notícias bobas que geram uma grande quantidade de cliques.
O site Ego, que pertence à Globo, chegou a criar uma página especial para o atleta. Nela, podemos ler as seguintes notícias: “Anitta posa coladinha com Gabriel Medina em camarim de show no Rio”, “Gabriel Medina almoça com cantor Thiaguinho, no Rio” e “David Brazil tira onda em foto com Gabriel Medina e Neymar”. Em outro blog, do site R7, repercute a notícia de que a cantora Anitta teria forçado um romance com Medina para levantar a carreira. Até agora, o post já recebeu 75 comentários.
Claro que sites de fofoca são sites de fofoca, não dá pra esperar um conteúdo bom. Já era também aguardado que a popularidade de Medina trouxesse esse tipo de estorvo para o atleta. O garoto tem 21 anos, é solteiro e tem todo o direito de curtir e aproveitar os momentos como qualquer um.
O grande problema disso tudo é que os boatos possam prejudicar o cotidiano de Gabriel, que requer treinamento pesado, foco e concentração. Pra qualquer lugar que ele ande agora, uma horda de fotógrafos paparazzi vai acompanhá-lo, registrando tudo o que ele come, pra onde vai, com quem se encontra e tudo mais. Qualquer escorregão custará caro. Um boato ruim sobre ele durante uma viagem de etapa para o Tour poderá será associado a um eventual desempenho ruim nos eventos, complicando a situação com os patrocinadores.
Esse tipo de “informação” não deveria ser tratada como notícia por veículo nenhum. Os posts no Instagram dele já são de bom tamanho para quem quer acompanhar o dia-a-dia dele mais de perto. A imagem do atleta deve ser preservada para que ele possa trabalhar tranquilamente, trazendo muitos títulos mundiais para o Brasil e felicidade para nossa torcida.