A Rip Curl acaba de lançar o H-Bomb, primeira roupa de borracha com aquecimento elétrico, que eleva a resistência do surfista em condições extremas de frio.
Clique aqui para ver o vídeo
O desafio veio da idéia de expandir os limites do esporte e permitir que a busca pelas ondas mais perfeitas do mundo não seja limitada em picos de baixas temperaturas.
Além de ser produzida com um tecido muito leve e flexível, este wetsuit conta com duas baterias de 7.4 volts que pesam 120 gramas cada e ficam localizadas na parte inferior das costas, próximas à lombar em uma das regiões com movimentos e flexibilidade pouco solicitados na prática do surf.
A temperatura pode ser regulada pelo próprio surfista e oferece opções de aquecimento entre 44ºC e 51ºC. O produto foi testado em lugares inóspitos de águas muito frias e próximas a ambientes de geleira, conseguindo a aprovação de grandes nomes do surf mundial, como Mick Fanning e o lendário Tom Curren.
O niteroiense Bruno Santos, surfista top do time Rip Curl e nome de grande destaque no cenário internacional das competições também testou a roupa de borracha e mostrou-se satisfeito.
“A grande diferença é o fato de você poder surfar ondas extremamente frias com uma roupa normal e elástica. Você pode surfar no Alaska, Ártico e países do Norte da Europa. Isto te dá a possibilidade de surfar ao lado de um iceberg com o conforto de uma roupa elástica”, analisa Bruno Santos.
“A diferença é que você pode explorar ondas nunca antes surfadas, porque surfar com uma roupa tradicional nessas condições extremas de temperatura é praticamente impossível”, conclui Bruninho, que também aprova a inovação.
A Rip Curl também testou a segurança do produto quanto a possíveis ataques de tubarões, que possuem sensores únicos para detectar impulsos elétricos a pequenas distâncias.
Para esses testes foi contratada a Natal Sarks Board, maior autoridade mundial em tubarões. A empresa aprovou H-Bomb e o teste não forneceu qualquer evidência de um risco maior para atração de tubarões com o uso da roupa.
Também foram feitos testes do CEM – Campo Eletromagnético e os resultados indicaram que o nível do CEM emitido pelo H-Bomb é extremamente baixo, muito similar ao do relógio de pulso de um surfista.
A placa de aquecimento fica localizada nas costas do surfista e privilegia a elevação de temperatura na região dos órgãos vitais, para garantir o fluxo sanguíneo sem problemas na região em que nosso corpo mais necessita.