O shape progressivo

0

#O estilo progressivo é baseado no movimento da prancha na onda, com todo o repertório de manobras do surf moderno, mesclado à base do longboard que é o noseriding.

Na composição do longboard progressivo são aproveitados muitos conceitos dos usados nas pranchinhas. Pelo fato de as competições avaliarem 50% de surf clássico e 50% do surf moderno, o longboard progressivo é o mais utilizado no meio competitivo.

Veja abaixo, as principais características deste shape.

Comprimento: O comprimento mínimo para a prancha ser considerada um longboard é de 9’0″. Para tornar viável o surf rail to rail, quanto menor a prancha melhor. Portanto, algo entre 9’0″ e 9’2″ são considerados o mais adequado.

Outline: Na busca por uma prancha mais sensível e manobrável, as medidas de largura beiram ao limite do mínimo. A largura do bico é de grande importância para tornar a prancha mais – ou menos – nervosa nas manobras de rabeta. Veja alguns exemplos:

Comprimento Largura de bico Largura máxima Largura de rabeta
9’0″ 15 1/2″ 21″ 13 1/4″
9’0″ 16 3/4″ 21 1/2″ 13 1/2″
9’1″ 17″ 21 1/2″ 13 1/2″
9’2″ 17 1/4″ 21 3/4″ 13 1/2″

Espessura: Também explorada pelo mínimo suficiente para o peso do surfista, porém longboards com menos de 2 1/2″ de espessura máxima descaracteriza demais a prancha e quebram com muita facilidade.

Bordas: Para trabalhar uma linha de surf moderna, nada melhor que uma borda semelhante à das pranchinhas, pelo menos do meio da prancha para a rabeta.

Fundo: Shapers do mundo inteiro tem experimentado todas variações de fundo utilizadas nas pranchinhas. Vale tudo, desde que seja equilibrada com as demais características da prancha.

Quilhas: As preferências são divididas entre o tri-fin (as três quilhas iguais), e o tri com estabilizador (dois estabilizadores com quilha central maior)

Rabeta: Todas

Laminação: Os competidores costumam usar pranchas com uma camada de tecido 4 onças no fundo e duas de 4 onças no deck e sem o banho final a fim de obterem um equipamento mais leve, mas frágil.

No mundo inteiro a comunidade do longboard fica dividida: uns apreciam o estilo clássico de surfar, baseado no surf dos anos 50 e 60. Outros preferem o estilo progressivo, inspirado no surf moderno que começou aproximadamente em 85. Atualmente, muitos longboarders possuem em seu quiver pranchas progressivas e pranchas clássicas.