Em uma batalha tensa, o brasileiro Adriano de Souza superou o jovem australiano Jack Robinson, de apenas 17 anos, e seguiu na briga pelo título mundial em Pipeline, Hawaii.
Depois de muita tensão no outside, com poucas emoções no pico, Adriano viu o campeão da triagem descolar uma nota 7.33 num tubo para o Backdoor e virar o duelo com 1.67 também de frontside, desta vez com uma rasgada.
Até então, o brasileiro tinha 4.83 e 3.93 nas duas melhores ondas. Foi aí que um cilindro salvador apareceu e Adriano passou por dentro do Backdoor para arrancar 8.27 e recuperar a liderança.
Nos instantes finais, Jack Robinson ameaçou o brazuca novamente passando por dentro do Backdoor. O aussie precisava de 5.78 e conseguiu 5.17, para a alegria de Adriano.
Com a classificação à terceira fase, Adriano de Souza precisa avançar no mínimo mais uma bateria e torcer pelos tropeços do seu compatriota Filipe Toledo e do australiano Mick Fanning.
Em entrevista concedida ao nosso correspondente Bruno Lemos, Adriano fala sobre a classificação e lembra do saudoso amigo Ricardo dos Santos.