Residente no Peru, o artista plástico brasileiro Flavio Caporali é um amante da natureza e principalmente do surf.
Clique aqui para ver as obras
Por meio do esporte, ele se mantém em contato com o mar e a natureza, elementos que o inspiram em suas obras.
Confira abaixo entrevista exckusiva com este artista e surfista, concedida ao nosso amigo e fotógrafo Gil Hanada.
Há quanto tempo mora no Peru?
Moro aqui há 20 anos. Meus pais ficaram algum tempo aqui e voltaram para o Brasil. Eu que já tinha estudado e começado a trabalhar resolvi ficar.
Quando começou a pintar e a levar a arte como profissão?
Sempre gostei de desenhar e pintar. Minha avó e minha mãe pintavam e eu tinha delas todos os materiais e incentivo que precisava. Sou publicitário por profissão e trabalhei no ramo cinco anos. Em 2003 tive a oportunidade de voltar a pintar e levar isso como profissão.
Por que o mar?
Desde pequeno gosto do mar e de retratar a natureza em geral. Quando comecei a surfar encontrei nas ondas, nos animais marinhos e nas paisagens uma grande fonte de inspiração. O surf e a arte estão diretamente ligados para mim.
Nos últimos 15 anos tenho viajado para diferentes lugares do mundo para surfar. As paisagens que vejo me proporcionam bases de imagens e emoções para criar novos quadros.
O que você procura transmitir em teus quadros?
Na natureza tudo é perfeito. Tudo tem uma razão e uma explicação e tudo acontece no seu exato momento. A natureza nos surpreende com momentos inesquecíveis e mágicos e é esta magia que tento retratar.
Você já fez alguma exposição?
Tenho feito exposições aqui mesmo no Peru, mais precisamente na cidade de Lima. Neste momento tenho uma obra sendo exposta no balneário de Ásia, em uma exposição coletiva sobre o sol do verão.
Você pensa fazer alguma exposição no Brasil?
Gostaria muito. Minha intenção é em 2010 levar meu trabalho a outros países. Já tenho quadros na Flórida, Califórnia, Hawaii e Hong Kong.
Clique aqui para acessar o site de Caporali