Cores do Mar

Oceano e poesia

Palavras ondulantes, arte de Rosana Ricalde

Rosana Ricalde é uma artista contemporânea e tem seu próprio jeito de retratar a praia e o oceano. Conheci seu trabalho em uma visita ao CIC (Centro Integrado de Cultura), onde fica localizado o Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis.

A oportunidade era a exposição dos ganhadores do prêmio Marcantonio Vilaça de relevância nacional. Um papel branco imenso com as seguintes palavras escritas em azul: Mar Mediterrâneo. Elas formavam uma grande onda em uma delicada caligrafia.

Foi paixão à primeira vista! De longe, quando vi a onda na sala do museu, achei incrível. Ao olhar de perto percebi as palavras que formavam o desenho. Gostei ainda mais. Seu tema na realidade é a palavra. Mas uma grande parte de suas imagens remetem ao mar.

Rosana é carioca, sócia da galeria Cosmocopa, em Copacabana, mas possui o seu ateliê na praia de Rio das Ostras. Ela possui um extenso currículo e já participou de várias exposições como Livro Objeto da Arte (2002), Repentes Visuais (2003), Palavra Matéria Escultórica (2004), Móvel Mar (2005), Outras palavras (2005), Entre a Palavra e a Imagem (2006 e 2007) e Horizonte Azul (2006). Exposições cujos nomes ajudam a compreender um pouco mais sobre o trabalho desta artista plástica.

A artista usa e abusa do azul, várias nuances e tonalidades. Na sua palheta o branco também é largamente usado, dando um visual limpo e minimalista em suas peças – cheias de palavras escritas ou pintadas.

Neste país de tantas praias, uma estética litorânea se torna fundamental. Assim como pessoas sensíveis que pintam o mar e todas as cores que ele possui. Assim é Rosana. Suas telas são como poesias visuais e têm esta força impactante, um trabalho feminino, como uma renda.

Seus desenhos parecem em movimento, um fluxo corrente de arte. A tinta azul vai e vem, como águas ondulantes correndo deliciosamente sobre o papel!

Para saber mais sobre o trabalho da artista, acesse o site Rosana Ricalde.

Exit mobile version