SupClub

Oficina de Stand Up Paddle em Morro de São Paulo

0

Por Adriana Munford

Remar num dos lugares mais lindos da Bahia deve ser para todos! Foi realizada a primeira Oficina de Stand Up Paddle para adolescentes alunos da escola municipal de Morro de São Paulo no ensolarado domingo dia 20 de Outubro. A oficina consistiu em aulas teóricas e práticas da modalidade esportiva e fez o maior sucesso na primeira praia de Morro.

Os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender a remar com atletas renomados do esporte, Babi Brazil, atual bicampeã brasileira SUP Race e Bruno Pitanga atual Campeão baiano de SUP Wave, ambos empresários do segmento, com as escolas SUP Babi Brazil e CTS – Centro de Terapia em Surf, respectivamente. Babi e Bruno contaram com a monitoria do instrutor local Felipe Simões que incentiva o esporte em Morro de São Paulo e foi peça fundamental na Oficina.

A intervenção social atingiu os objetivos esperados, estimulando os adolescentes a despertarem o interesse pelo esporte como via de promoção a saúde e chamando atenção dos interessados para uma possível forma de trabalho devido ao grande numero de turistas que circulam pelas belas praias de Morro.

Os adolescentes nativos e moradores locais aprenderam técnicas de remada e participaram de um jogo de revezamento conduzido por Babi e Bruno Pitanga. O jogo funcionava da seguinte forma: os participantes após terem feito uma remada inicial, formavam times, saindo um por vez para remar, deveriam fazer uma boia localizada à 300 m da praia, retornar para praia, correr na areia, encher um copo com água do mar e completar uma garrafa pete vazia correspondente ao seu time, só então o próximo podia partir para a remada e executar a mesma tarefa. O time para ser vencedor deveria encher a garrafa ao máximo.

Segundo a atleta Babi Brazil o principal objetivo dessa atividade é que além de incrementar a atividade física, a competitividade é instigada de forma saudável, pois o vencedor tem que ter concentração e espirito de equipe. Encher uma garrafa após ter chegado com adrenalina de um Sprint não é tão simples, mas eles se divertiram muito e não queriam mais parar! Um total de 40 participantes remou durante toda a manhã!

A iniciativa da Oficina surgiu da parceria entre a Escola de SUP Babi Brazil, o Centro de Terapia em Surf – CTS e a Secretaria de turismo de Cairu. A repercussão foi altamente positiva e os participantes já estão esperando pela próxima oficina.  A idéia principal das escolas realizadoras da oficina é incentivar a prática do esporte em comunidades litorâneas além de tornar Morro de São Paulo destino ideal para prática de SUP.

Indispensável relatar que toda essa historia começou quando o CTS, representado por Bruno Pitanga e Maíra Azevedo,  criou e anunciou  o Passeio SUP Trip Morro de Vontade, um passeio de volta a ilha de Morro de São Paulo ocorrido Sábado 19 de Outubro! Explorar as águas da Bahia é bom demais! Então vamos nessa! A partir dessa ótima ideia, surgiu a parceria entre a Escola Babi Brazil e o CTS, a fim de fomentar o esporte e ensinar para a comunidade local. A ideia das escolas vai além da Oficina e os Atletas Babi e Bruno Pitanga já comentam instigados sobre fazerem novamente o Down Wind de 64 KM – Travessia Salvador – Morro 2014. Empolgados, planejam movimentar o local paradisíaco com o SUP.

O agradecimento fica registrado para os apoiadores: Tabuleiro, Biotur, Clube do Balanço, El sitio, Hotel Portaló, Pousada Brisa do Caita, Pousada Bahia Brasil e principalmente a Secretaria de Turismo de Cairu que acreditam no esporte como porta de entrada para a saúde dos jovens.