Ricardo Toledo, ex-bicampeão brasileiro, exibe seu talento em Maresias. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
O guarujaense Júnior Faria, de 17 anos, um dos mais novos da disputa; e o ubatubense Ricardo Toledo, 36 anos, o mais velho da categoria, já estão entre os oito melhores da Open (aberta).
Neste sábado, com ondas fortes de até 1,5 metros, Júnior, atual campeão paulista Júnior e Mirim, conseguiu a melhor nota do evento, um 9.9, depois de um tubo de direita.
?Entrei na onda, dei uma segurada e
Júnior Faria acelera rumo ao lip. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
Já Ricardinho, um dos bicampeões brasileiros profissionais de surf da história, mostrou que não pesa a diferença de idade. Passou por três fases, sempre com destaque.
?Isso mostra que meu surf ainda está no páreo. Estou me sentindo muito bem e olha que não treinei muito, porque fiquei parado quase um ano por causa de uma hérnia de disco. As dores aliviaram há pouco tempo e ainda não entrei no rip total?, afirmou Ricardinho, único competidor de três categorias.
Ele disputa o Longboard e é um dos cotados na Master (acima de 35 anos), onde enfrenta outros
Jessica Marques, nova geração do surfe feminino em Maresias. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
?Vou pegar caras que são feras. Amanhã (domingo) a história vai ser outra porque o mar estará grande eles são big riders?, acrescentou Ricardinho.
A competição teve lotação máxima, com mais de 150 atletas inscritos de Peruíbe a Ubatuba, incluindo a Capital. O dia ficou chuvoso, mas as ondas colaboraram.
Na Open (categoria principal), já estão definidos os oito semifinalistas. Júnior e Ricardinho competem na bateria 2, junto com os surfistas locais Gilmar Pulga e René Oliveira.
Na primeira disputa, três atletas de Ubatuba: Claiton Nunes, Thiago Rabelo e Diego Santos, além de Jaime Pereira de Itanhaém.
O Okdok paulista também tem como atração o título por cidades. Por enquanto, Ubatuba mostra supremacia, com metade dos competidores na Open.
O sábado contou ainda com a estréia do feminino. Apesar de não garantir classificação, a pequena Jéssica Marques, de São Vicente, chamou a atenção do público. Aos 12 anos de idade, ela enfrentou as ondas pesadas de Maresias, sempre com a supervisão do técnico Lucinei Mallas.
?Foi terrível?, brincou a atleta, que vem ganhando experiência a cada campeonato.
Neste domingo, a competição começa às 8 horas com disputa da categoriaa Master e a promessa de grandes apresentações.
Para obter mais informações, acesse o site da Federação Paulista de Surf, responsável pela realização do evento – Fpsurf.com.br .
O Circuito Paulista de Surf Amador Okdok tem patrocínio de Brisbane ? Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. Colaboração: Prefeitura e Associação de Surf de São Sebastião.