Made in Japan

Omaezaki abriga o swell

0

Dificilmente você já ouviu falar da região de Omaezaki, no Japão. Mas quem conhece o lugar, não esquece nunca mais.

Geograficamente falando, Omaezaki é um cabo rodeado de praias dos dois lados e possibilita a entrada de swells vindos de diferentes direções.

Suas praias contam com bancadas rasas de areia ou fundos de pedra, que tornam as ondas rápidas e agressivas. Mesmo em um swell pequeno, a bancada proporciona altas manobras e bons tubos. Os principais picos da região são: Melon, Main, Sakashita, Secret, Pension, Shark e Ninogawa.

Por ser um dos melhores picos para a prática do surf no país, a região atrai profissionais, amadores e muitos estrangeiros. Sem contar a grande comunidade brasileira que já reside por aqui.

O convívio entre diferentes nacionalidades é muito pacífico, um exemplo para outros lugares do mundo.

Fiquei sabendo do lugar graças ao Tibossauro, um folclórico surfista brasileiro que reside há algum tempo no Japão. Ele me passou dicas e contatos e uma semana depois lá estava eu e meu brother Hiuri Tsicoski partindo para a região.

Chegando lá, de cara encontrei os brasileiros Bugão, Mori, Bambam, Rodrigo, Márcio, Gustavo e Dropador, todos pegando onda no pico do Shark.

A recepção foi a melhor possível, inclusive me hospedei temporariamente na casa do Bambam até conseguir moradia própia na região.

Aqui fica minha dica, se for ao Japão atrás de um pico irado para surfar, apareça por Omaezaki. E se o swell demorar um pouco para entrar, não se preocupe, como diz a lenda local: Omaezaki tarda, mas não falha.

Para conferir mais sobre o trabalho de Pedro Gomes, acesse o blog Best Wave Report ou o site Camaleon Photo Art.

Pedro Gomes é bodyboarder e fotógrafo. Ele presta serviços de fotos de surf para surfistas profissionais e amadores.